Embora geralmente ocorra em pessoas com diabetes mellitus, qualquer pessoa pode sentir níveis elevados de açúcar no sangue ou hiperglicemia. No entanto, aqueles de vocês que têm diabetes certamente deveriam estar mais atentos a essa condição. Embora os distúrbios do hormônio da insulina sejam a causa principal, vários fatores podem contribuir para o aumento do açúcar no sangue. Você deve reconhecê-lo. Nada? Esta é a lista.
Várias coisas que causam açúcar elevado no sangue
Os níveis de açúcar no sangue referem-se ao nível de glicose presente na corrente sanguínea. A própria glicose é a principal fonte de energia do corpo e vem de alimentos que contêm carboidratos.
Os limites normais de açúcar no sangue para adultos estão geralmente na faixa de 100 mg / dL ou menos de 140 mg / dL após as refeições. Enquanto isso, os níveis de açúcar no sangue podem ser considerados elevados (hiperglicemia) quando o açúcar no sangue em jejum (antes de comer) é superior a 125 mg / dL e superior a 180 mg / dL após comer.
As características do alto nível de açúcar no sangue não são apenas indicadas por níveis de açúcar no sangue que sobem além dos limites normais, mas também podem ser caracterizadas por sintomas perturbadores.
De acordo com a American Diabetes Association, os seguintes são sintomas comuns de açúcar elevado no sangue:
- Micção frequente
- Muitas vezes sinto sede
- Perdendo peso drasticamente
- Pele seca
- Distúrbio visual
A causa dos níveis elevados de açúcar no sangue pode vir de distúrbios da insulina ou condições e estilos de vida que afetam a regulação do açúcar no sangue no corpo, tais como:
1. Distúrbios do hormônio da insulina
Basicamente, a causa dos níveis elevados de açúcar no sangue é a falta de suprimento de insulina ou quando o hormônio insulina não funciona de maneira ideal devido à resistência à insulina.
A insulina é um hormônio que desempenha um papel importante na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue. Esse hormônio ajuda o processo de absorção de glicose pelas células do corpo para posterior conversão em energia.
Bem, distúrbios do hormônio insulina podem ser causados por doenças autoimunes, fatores genéticos, idade ou a aplicação de um estilo de vida pouco saudável que causa excesso de peso.
2. Desidratação
A desidratação também pode ser a causa do aumento dos níveis de açúcar no sangue no corpo.
Isso se deve à falta de fluido no fluxo sanguíneo do corpo, resultando em um aumento na concentração de açúcar no sangue, também conhecido como o sangue se torna mais espesso.
Essa relação também pode acontecer de forma inversa, quando o açúcar no sangue aumenta, o corpo excreta mais urina para equilibrar a concentração de fluidos no corpo. Portanto, um aumento nos níveis de açúcar no sangue também desencadeia a desidratação.
3. Adoçante artificial
Muitas pessoas que sofrem de diabetes mellitus pensam que é seguro consumir alimentos ou bebidas que não contenham açúcar ou sejam rotulados açúcar grátis. Alguns até substituem o açúcar natural por adoçantes artificiais porque são considerados mais seguros.
Na verdade, semelhante ao açúcar ou aos adoçantes naturais, os adoçantes artificiais ainda podem aumentar os níveis de açúcar no sangue se consumidos em excesso.
O risco de adoçantes artificiais que podem causar açúcar no sangue foi encontrado em um estudo de 2014 em The Journal Nature.
Os pesquisadores relatam que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente rotuladas como 'zero calorias' em pessoas saudáveis (não diabéticas) pode levar à intolerância à glicose, aumento dos níveis de açúcar no sangue e risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2.
Existem substitutos de açúcar mais saudáveis para diabéticos?
4. Fenômeno do amanhecer
O fenômeno do amanhecer é uma condição que pode causar níveis elevados de açúcar no sangue. Essa condição ocorre quando o corpo experimenta um aumento em um número de hormônios que podem aumentar drasticamente o açúcar no sangue.
Como o nome sugere, o fenômeno do amanhecer geralmente ocorre entre 2 e 8 horas da manhã, quando o corpo secreta hormônios como o hormônio do crescimento, cortisol, glucagon e epinefrina, que podem aumentar a resistência à insulina. Essa condição torna o desempenho da insulina cada vez mais inibido, fazendo com que o açúcar no sangue aumente.
5. Menstruação
As alterações hormonais durante a menstruação também afetam os níveis de açúcar no sangue.
Os hormônios instáveis das mulheres que estão entrando no período menstrual podem tornar o corpo mais insensível à insulina. Essa condição pode fazer com que o açúcar no sangue aumente. Normalmente, isso acontece uma semana antes da menstruação.
6. Remédios
Certos medicamentos também podem afetar seus níveis de açúcar no sangue. A razão é que alguns medicamentos têm efeitos colaterais no aumento dos níveis de açúcar no sangue no corpo.
De acordo com um estudo no jornal Espectro de diabetesExistem vários medicamentos que são conhecidos por desencadear um aumento nos níveis de açúcar no sangue, a saber:
- Corticosteróides: geralmente administrado para tratar inflamações no corpo, como asma, artrite e outras infecções do trato respiratório.
- Medicamentos antipsicóticos ou antidepressivos: medicamentos usados em terapia de saúde mental, como olanzapina e clozapina.
- Bloqueadores beta: uma classe de medicamentos usados para baixar a pressão arterial, tratar arritmias (batimento cardíaco irregular), para reduzir a ansiedade.
- Inibidores de protease: medicamentos usados no tratamento do HIV / AIDS, como ritonavir.
- Drogas diuréticas: este medicamento é usado para tratar a hipertensão e aumentar a quantidade de líquidos, por exemplo, diuréticos tiazídicos.
- ciclosporina: um medicamento utilizado no tratamento do transplante renal.
- Ácido nicotínico ou niacina: um medicamento para diminuir a gordura no sangue, reduzindo assim os níveis de colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.
Tomar pílulas anticoncepcionais também afeta os níveis de açúcar no sangue. Portanto, os diabéticos são aconselhados a tomar pílulas anticoncepcionais combinadas, como norgestimato e estrogênio sintético.
No entanto, isso não significa que você está totalmente proibido de tomar essas drogas. Consulte seu médico sobre as regras para o uso de medicamentos que desencadeiam esse aumento de açúcar no sangue. Dessa forma, você pode obter os benefícios e, ao mesmo tempo, evitar efeitos colaterais que podem prejudicar sua saúde.
7. Falta de sono
Pesquisa publicada em The Journal Diabetes Care mostraram que quando as pessoas com diabetes tipo 1 limitaram seu sono a 4 horas por noite, sua sensibilidade à insulina diminuiu em 14-21%.
A falta de sono aumenta o estresse no corpo e resulta em aumento dos níveis de açúcar no sangue. A razão é que, durante o sono, há uma diminuição do hormônio cortisol e da atividade do sistema nervoso que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.
8. Beber café
Mesmo se você não usar açúcar, o consumo de café pode causar níveis elevados de açúcar no sangue. O motivo é que a cafeína do café pode, de fato, afetar o aumento do açúcar no sangue para algumas pessoas.
Pesquisa conduzida por Universidade Duke em 2008, descobriram que pessoas com diabetes mellitus tipo 2 que têm o hábito de consumir café ou chá contendo 500 mg de cafeína podem aumentar os níveis de açúcar no sangue em 7,5%.
9. Estar doente
Doenças causadas por infecções virais ou bacterianas, como pneumonia, podem causar níveis elevados de açúcar no sangue.
Quando está doente ou há uma infecção no corpo, o corpo produz hormônios e aumenta o sistema imunológico para combater germes e bactérias. No entanto, quando os diabéticos estão doentes ou têm uma doença infecciosa, o açúcar no sangue tende a aumentar.
10. Pular o café da manhã
O café da manhã também pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar ao longo do dia. Descrito em The Journal Diabetes Care, Quando as pessoas com diabetes mellitus tipo 2 pulam o café da manhã, as células beta do pâncreas que funcionam para produzir insulina não funcionam de maneira ideal, fazendo com que o açúcar no sangue aumente.
Como lidar com açúcar elevado no sangue
Se sentir os sintomas de açúcar elevado no sangue devido às causas acima, deve verificar imediatamente os seus níveis de açúcar no sangue. As verificações de açúcar no sangue podem ser feitas por meio de um teste em um centro de saúde ou de forma independente em casa usando um verificador de açúcar no sangue.
Se o açúcar no sangue subir dos limites normais, vários tratamentos médicos e remédios caseiros podem ser feitos como forma de diminuir o açúcar no sangue. Alguns deles incluem:
- Em tratamento para redução do açúcar no sangue.
- Exercício regular.
- Coma uma alimentação balanceada regularmente.
- Controle o estresse.
- Verifique regularmente o açúcar no sangue.
Os distúrbios do hormônio insulina são a principal causa dos níveis elevados de açúcar no sangue, mas vários fatores também podem contribuir para desencadear níveis normais de açúcar no sangue. Você precisa estar atento e evitar coisas que fazem com que o açúcar no sangue aumente, a fim de mantê-los dentro dos limites normais.
Você ou sua família vivem com diabetes?
Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!