25 tipos de medicamentos com base na classificação médica |

Os medicamentos desempenham um papel importante na prevenção, redução e cura de certos sintomas, doenças ou distúrbios de saúde. A maioria dos métodos de terapia ou tratamento médico não pode ser separada do uso de drogas. Existem tantos tipos de medicamentos com diferentes funções que podem tratar várias doenças, desde doenças leves a graves.

Então, para entender melhor, conhecer os tipos de medicamentos baseados nas seguintes formas farmacêuticas e classificações, vamos lá!

Tipos de medicamentos com base na forma ou disponibilidade

Os medicamentos são compostos por ingredientes ativos ou substâncias que têm um efeito terapêutico (restaurador) no corpo. As substâncias ativas que compõem o medicamento podem ser formuladas em várias formas.

Geralmente, você pode encontrar medicamentos na forma sólida, como comprimidos ou cápsulas.

No entanto, também existem outros tipos de medicamentos disponíveis na forma de xaropes, injeções ou supositórios.

As formulações de medicamentos em diferentes formas visam apoiar sua função e eficácia, por exemplo, certos medicamentos serão mais eficazes e funcionam mais rápido se injetados em vez de administrados por via oral.

Além disso, a forma do medicamento também é ajustada às necessidades do paciente, como o tipo de medicamento líquido prescrito para pacientes que apresentam dificuldade para engolir medicamentos sólidos.

Com base na forma de dosagem do medicamento, o NHS descreve os tipos de medicamentos que podem ser agrupados da seguinte forma:

1. Medicamento líquido

Como o nome sugere, esse medicamento é composto por uma substância ativa que se dissolve em um líquido para ser mais fácil de beber e também mais rapidamente absorvida pelo organismo.

Os tipos mais comuns de remédios líquidos são o xarope e o pó.

No medicamento em pó para crianças, o solvente usado é geralmente adicionado um pouco de corante e açúcar para reduzir o sabor amargo do medicamento.

No entanto, hoje em dia existem muitos solventes de drogas que não contêm corantes ou adoçantes.

2. Tablets

Os medicamentos em comprimidos geralmente têm a forma de sólidos redondos ou ovais.

Este tipo de medicamento é composto por uma substância ativa que é combinada com determinados ingredientes e posteriormente solidificada.

Embora sejam sólidos, os comprimidos podem dissolver-se facilmente na água, por isso são seguros para a digestão.

3. Cápsulas

No medicamento em cápsulas, a substância ativa em pó é armazenada num pequeno tubo de plástico que se dissolve lentamente.

Existem vários tipos de medicamentos em cápsulas que devem ser tomados na sua forma completa. No entanto, pode abrir o tubo de plástico para remover o pó medicinal que contém a substância ativa.

Você pode borrifar este pó medicinal para misturá-lo com sua comida ou bebida favorita.

Como tomar este medicamento é geralmente aplicado a crianças com dificuldade em tomar o medicamento em cápsula.

Mesmo assim, você ainda precisa consultar seu médico sobre o procedimento adequado para tomar as cápsulas.

Cuidado, não esmague comprimidos, cápsulas ou cápsulas descuidadamente

4. Pomada

Esse tipo de medicamento também é conhecido como medicamento tópico ou medicamento externo, pois é aplicado diretamente na pele.

Pretende-se que os medicamentos de reforço sejam eficazes no tratamento de várias doenças de pele, lesões musculares e distúrbios nervosos.

Os medicamentos tópicos são geralmente pomadas, loções, cremes ou óleos hidratantes embrulhados em tubos ou frascos.

A substância ativa do medicamento é misturada com outros componentes para facilitar a aplicação e a absorção pela pele.

5. Supositórios

Os supositórios são medicamentos que consistem em uma substância ativa na forma de creme hidratante, loção ou óleo envolto em um tubo achatado ou em forma de bala.

No entanto, o uso de supositórios não deve ser aplicado na pele, mas inserido diretamente pelo ânus.

Portanto, esse tipo de medicamento é geralmente usado para remédio para constipação (laxante).

Os supositórios também podem ser administrados por via vaginal ou pela uretra.

6. Quedas

Alguns tipos de drogas funcionam com mais eficácia quando aplicados diretamente em partes do corpo, uma das quais é o colírio.

As gotas são líquidos que contêm uma substância ativa. Esse tipo de medicamento geralmente é aplicado diretamente no nariz, olhos ou ouvidos.

7. Inaladores

Os inaladores apresentam-se normalmente na forma de tubos contendo a substância ativa.

Ao usar o inalador, a substância ativa armazenada no tubo do medicamento é liberada e flui para os pulmões.

No início, pode ser difícil usar esse tipo de medicamento. O uso de inaladores em crianças requer até mesmo dispositivos auxiliares, como espaçador.

Portanto, antes de usá-lo, pergunte ao médico ou farmacêutico como usar o inalador primeiro.

8. Drogas injetáveis

Como o nome sugere, esse tipo de medicamento é administrado por injeção. A droga injetável em si consiste em vários tipos que são determinados com base no local da injeção.

Os medicamentos que são injetados na superfície da pele são: injeção subcutânea (SC). Enquanto isso, há uma jugua intramuscular (IM) é uma droga injetável que é injetada diretamente no tecido muscular.

Outros tipos de drogas injetáveis ​​são as injeções intratecais que são aplicadas no fluido ao redor da medula espinhal e as injeções intravenosas (IV) que vão diretamente para uma veia.

A maioria dos medicamentos injetáveis ​​é usada em tratamento hospitalar, embora alguns tipos também possam ser administrados em casa, como as injeções de insulina.

9. Implantes ou patches

A substância ativa deste medicamento pode ser absorvida pela pele e ter um efeito direto no corpo.

Vários tipos de adesivos são adesivos para aliviar as dores, adesivos de nicotina para reduzir o hábito de fumar e implantes de anticoncepcionais.

O objetivo de conhecer a classificação das drogas

Os medicamentos também podem ser agrupados com base na similaridade de função, modo de ação, conteúdo da substância ativa e estrutura química dos medicamentos em certas classificações.

A classificação de medicamentos visa a segurança e, ao mesmo tempo, otimizar o uso de medicamentos para que possam trazer maiores benefícios do que riscos.

A razão é que todo consumo de drogas causa mudanças em certas reações químicas no corpo. Além de restaurar certos distúrbios de saúde, os medicamentos também podem ter efeitos colaterais.

Se você tomar muito medicamento, especialmente por um longo período de tempo, as mudanças nas reações químicas do corpo podem tornar o medicamento menos eficaz.

Na verdade, tomar muito medicamento também aumenta o risco de efeitos colaterais mais perigosos.

A classificação dos medicamentos também ajuda os médicos e outros profissionais de saúde a conhecer os efeitos das interações do uso de vários medicamentos.

Isso pode ajudar a determinar a dose e o estágio corretos do tratamento, ao mesmo tempo que evita os efeitos de resistência aos medicamentos, como a resistência aos antibióticos.

Você deve parar de tomar medicamentos quando aparecerem efeitos colaterais?

Tipos de medicamentos com base na classificação médica

Na verdade, no mundo farmacêutico, existem várias classificações de medicamentos que podem ser utilizadas como referência por médicos e pessoal médico, como o Sistema de Classificação ATC da OMS ou a classificação de medicamentos do Ministério da Saúde da Indonésia.

No entanto, a classificação da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) ajuda você, como paciente, a identificar os tipos de medicamentos com base em seu conteúdo, uso e como funcionam com mais facilidade.

A seguir estão as várias classes de medicamentos incluídos na classificação da USP e seus benefícios:

1. Analgésico

A principal função desse medicamento é o alívio da dor. Existem dois tipos de medicamentos analgésicos: não narcóticos para dores leves e analgésicos narcóticos para dores intensas.

2. Antiácidos

Os antiácidos podem aliviar os sintomas de indigestão e azia, neutralizando os níveis de ácido estomacal.

3. Anti-ansiedade

Este grupo de medicamentos é sedativo e atua reduzindo a ansiedade e relaxando os músculos do corpo.

A anti-ansiedade também é conhecida como ansiolíticos ou sedação leve.

4. Antiarrítmico

O uso de medicamentos antiarrítmicos é para controlar os batimentos cardíacos irregulares, por isso são frequentemente usados ​​no tratamento de várias doenças cardíacas.

5. Antibióticos

Este tipo de medicamento vem de ingredientes naturais e sintéticos que têm como objetivo combater infecções bacterianas.

Alguns antibióticos são eficazes apenas contra certos tipos de bactérias, mas os antibióticos de amplo espectro são eficazes contra uma ampla variedade de bactérias.

6. Anticoagulantes e trombolíticos

Este tipo de medicamento anticoagulante pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Enquanto os trombolíticos ajudam a dissolver os coágulos sanguíneos.

7. Anticonvulsivantes

Este tipo de medicamento anticonvulsivante serve para prevenir convulsões ou convulsões epilépticas, uma das quais é a fenitoína.

8. Antidepressivos

Este medicamento age elevando o seu humor e desacelerando a ação de certos hormônios.

Existem três grupos principais de antidepressivos: tricíclicos, inibidores da monoamina oxidase e inibidor seletivo da recaptação da serotonina (SSRI).

9. Antidiarréia

Como o nome indica, esse tipo de medicamento é usado para aliviar a diarreia.

A forma como os medicamentos antidiarreicos atuam é reduzindo as contrações dos músculos intestinais, para que atuem mais lentamente, expulsando os alimentos do corpo.

10. Antiemético

Os medicamentos para o tratamento de náuseas e vômitos também são conhecidos como antieméticos ou antieméticos.

Esse tipo de droga age interferindo nos receptores nervosos do cérebro que param de desencadear a resposta de náusea e vômito.

11. Antifúngico

Esse tipo de medicamento é usado para tratar infecções fúngicas que comumente atacam o cabelo, a pele, as unhas ou as membranas mucosas.

12. Anti-histamínicos

A principal função dos anti-histamínicos é neutralizar os efeitos da histamina, uma substância química que pode causar reações alérgicas.

É por isso que os anti-histamínicos também são conhecidos como medicamentos para alergia.

13. Anti-hipertensivo

Os medicamentos anti-hipertensivos são usados ​​para baixar a pressão arterial.

Os tipos de medicamentos para hipertensão disponíveis atualmente são diuréticos, inibidores beta, inibidores da ECA (captopril, enalapril, lisinopril) e anti-hipertensivos que atuam centralmente e são simpatolíticos.

14. Antiinflamatório

Os antiinflamatórios ou antiinflamatórios são usados ​​para reduzir a inflamação, vermelhidão, calor, inchaço e aumentar o fluxo sanguíneo.

Esses sintomas geralmente são causados ​​por uma doença infecciosa.

No entanto, esse tipo de medicamento também pode tratar a inflamação causada por doenças crônicas não infecciosas, como artrite reumatóide e gota.

15. Antineoplásico

Os antineoplásicos são medicamentos usados ​​para tratar o câncer no tratamento quimioterápico.

Os medicamentos antineoplásicos atuam matando as células cancerosas e inibindo seu desenvolvimento.

16. Antipsicótico

Este medicamento atua no tratamento de sintomas de distúrbios psiquiátricos graves. Os antipsicóticos são às vezes chamados de sedativos primários.

Os antipsicóticos incluem olanzapina, haloperidol e risperidona.

17. Antipirético

Os antipiréticos são uma classe de medicamentos que atuam para reduzir a febre e aliviar a dor da artrite, ferimentos, dores de dente e dores de cabeça.

18. Antivírus

Esse tipo de medicamento é usado para tratar infecções virais e fornecer proteção temporária contra ataques virais, como a gripe.

Vários tipos de medicamentos antivirais incluem aciclovir, anti-retrovirais e oseltamivir.

19. Beta-bloqueadores

Os beta-bloqueadores ou beta-bloqueadores também são conhecidos como agentes bloqueadores beta-adrenérgicos.

Os betabloqueadores podem tratar problemas cardíacos, como reduzir a demanda de oxigênio do coração, reduzindo a frequência cardíaca.

20. Broncodilatadores

O principal uso desse medicamento é para abrir os brônquios nos pulmões quando as vias aéreas se estreitam.

Os broncodilatadores como o salbutamol servem para facilitar a respiração, por exemplo na asma.

21. Corticosteróides

Tipos de drogas corticosteróides são geralmente usados ​​como antiinflamatórios ou antiinflamatórios na artrite e asma.

Os medicamentos corticosteróides também suprimem o funcionamento do sistema imunológico (imunossupressores).

Além disso, os corticosteróides são úteis para o tratamento de sintomas devido à condição de deficiência hormonal que ocorre naturalmente na doença de Addison.

22. Citotóxico

Esse tipo de droga citotóxica pode matar ou danificar as células de modo que atue como antineoplásico (droga contra o câncer) e imunossupressor.

Vários tipos de drogas citotóxicas são capecitabina, mercaptopurinem e tamoxifeno.

23. Descongestionantes

Os descongestionantes atuam para reduzir o inchaço das membranas mucosas que revestem o nariz.

A forma como as drogas descongestionantes atuam é contraindo os vasos sanguíneos, para que possam aliviar a congestão nasal.

24. Expectorante

Esse tipo de expectorante atua estimulando o fluxo de saliva e desencadeando o reflexo da tosse para remover o catarro do trato respiratório.

25. Comprimidos para dormir

As pílulas para dormir são um tipo de medicamento que tem um efeito calmante ou sedativo em doses baixas ou altas.

Os dois comprimidos para dormir mais comumente usados ​​para a insônia são os benzodiazepínicos e os barbitúricos.

Pois bem, depois de conhecer os tipos e classificações dos medicamentos acima, poderá ajudá-lo a compreender as principais funções e riscos dos medicamentos utilizados.

Você também pode descobrir várias opções de medicamentos alternativos com o mesmo uso, se certos medicamentos forem menos eficazes ou tiverem efeitos colaterais adversos.