O diabetes mellitus não é uma doença que possa ser curada. No entanto, ter diabetes não significa que você não possa levar uma vida normal. Você ainda pode ser ativo em sua rotina diária, desde que tente manter seus níveis de açúcar no sangue normais. Além das mudanças para um estilo de vida mais saudável, o tratamento com comprimidos, injeções de insulina e medicamentos naturais também é uma solução para controlar os sintomas e prevenir complicações perigosas do diabetes mellitus.
Os diabéticos devem tomar medicamentos e injeções de insulina?
O diabetes mellitus é uma doença que consiste em um conjunto de sintomas causados por níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue. Portanto, o principal objetivo do tratamento para o diabetes é controlar os níveis de açúcar no sangue na faixa normal.
O tratamento para pessoas com diabetes pode variar de acordo com seu estado de saúde, a gravidade dos sintomas do diabetes, a idade, a capacidade do corpo de tomar medicamentos e o tipo de diabetes que você tem.
A principal causa do diabetes tipo 1 é a falta ou ausência da produção do hormônio insulina, responsável por auxiliar na absorção do açúcar do sangue em energia nas células do corpo.
Esta condição causa Diabéticos tipo 1 devem ser tratados com insulina para repor o hormônio insulina necessário ao corpo.
Enquanto isso, o diabetes tipo 2 é causado por um estilo de vida pouco saudável. É por isso que às vezes eles não precisam tomar medicamentos ou injetar insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue.
O tratamento para o diabetes tipo 2 com medicamentos ou injeções de insulina geralmente é administrado quando os resultados do diagnóstico de diabetes mostram níveis de açúcar no sangue que já estão elevados. Você também pode precisar tomar medicamentos quando seus níveis de açúcar no sangue não baixarem, mesmo depois de levar um estilo de vida saudável.
Não me interpretem mal, esta é a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2
Opções de tratamento para diabetes mellitus
A seguir estão vários tratamentos eficazes para controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir complicações para diabéticos:
1. Terapia de insulina
A terapia com insulina é o principal tratamento para a diabetes mellitus tipo 1. A insulina é uma hormona produzida no pâncreas. O tratamento com insulina é necessário quando o pâncreas é incapaz de produzir insulina.
Relatório da American Diabetes Association, a insulina também pode ser uma opção de tratamento para o diabetes tipo 2.
Muitos tipos de insulina são usados para ajudar a controlar os níveis de açúcar no tratamento do diabetes. Os tipos de insulina são diferenciados com base na rapidez com que a insulina atua e por quanto tempo pode manter os níveis de açúcar no sangue no corpo.
Aqui estão alguns tipos de insulina para diabetes mellitus que você precisa saber.
- insulina de efeito direto ( insulina de ação rápida)
- Insulina de ação curta ou insulina regularinsulina de ação curta)
- insulina de efeito moderado (insulina de ação intermediária)
- insulina de ação prolongada (insulina de longa ação)
O seu médico pode pedir-lhe para tomar insulina antes ou após as refeições. Além disso, a quantidade de insulina necessária para cada pessoa também pode ser diferente. Isso é ajustado para idade, condição do paciente, atividade física e quão grave é o seu diabetes.
A insulinoterapia para diabetes está disponível em vários dispositivos com diferentes formas de uso da insulina e a mais comum é a insulina injetável, mas você também pode usar uma caneta de insulina ou uma bomba de insulina. Outros dispositivos de insulina menos comuns são insulina injetável, insulina portuária e insulina injetor a jato.
2. Remédio para diabetes
Às vezes, uma dieta saudável e exercícios regulares não são suficientes para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. É por isso que os diabéticos (especialmente o DM tipo 2) precisam de medicamentos para ajudar a controlar a glicose no sangue.
Existem vários tipos de medicamentos - geralmente na forma de comprimidos, mas alguns são administrados por injeção - que podem ser usados para o diabetes.
A maioria dos tipos de diabetes é tratada com biguanidas, como a metformina. Este medicamento atua diminuindo a glicose produzida no fígado, ao mesmo tempo que ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, para que o açúcar seja mais facilmente processado pelas células do corpo em energia.
O tratamento do diabetes mellitus pode ser feito com um tipo de medicamento. Mas se isso não funcionar, pode ser necessária alguma combinação de medicamentos para diabetes.
Outros medicamentos para diabetes podem funcionar de maneiras diferentes para controlar o açúcar no sangue. Outros medicamentos comumente usados para tratar diabetes incluem:
- Sulfonilureias
- Pioglitazona
- Batom G
- Agonista
- Acarbose
- Nateglinida
- Repaglinida
3. Tratamento complementar (alternativo)
Quanto a este tratamento alternativo para a diabetes, tem a função de complementar e apoiar o tratamento principal, não substituí-lo.
Geralmente, esse tratamento complementar para diabetes consiste no uso de ingredientes naturais tradicionais, como ginseng, canela e folhas de insulina. Essa forma natural pode ajudar a superar os sintomas da diabetes e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
No entanto, você precisa ter cuidado ao usar medicamentos naturais para o diabetes. A razão é que nem todos os remédios naturais fornecem resultados eficazes para todos. Pacientes com alergias ou doenças crônicas, como hipertensão e coração, podem correr o risco de reações perigosas.
Portanto, sempre consulte seu médico antes de usar medicamentos naturais para diabetes.
4. Estilo de vida saudável
Além disso, é claro que o tratamento do diabetes mellitus com insulina, medicamentos e ingredientes naturais deve ser acompanhado por um estilo de vida que possa manter os níveis normais de açúcar no sangue. Na verdade, é um pilar importante no tratamento do diabetes tipo 2.
Se você tem diabetes tipo 2 e ainda está nos estágios iniciais, geralmente será solicitado que você mude seu estilo de vida antes de mudar para a medicação. Alguns hábitos saudáveis que os diabéticos podem ter para controlar o açúcar no sangue incluem:
- Dieta saudável e regularComer regularmente com porções balanceadas é a chave para a dieta certa para o diabetes. Os padrões irregulares de alimentação, na verdade, fazem com que os níveis de açúcar no sangue se tornem ainda mais instáveis
- EsporteO tratamento do diabetes, junto com exercícios regulares, pode ajudar o hormônio insulina a funcionar, de modo que pode baixar mais facilmente o açúcar no sangue. Fazer exercícios para diabetes também pode ajudar os diabéticos com sobrepeso a atingirem seu peso ideal.
- Teste de açúcar no sangue de rotina todos os diasOs diabéticos também precisam verificar regularmente os níveis de açúcar no sangue. Para diabéticos que se submetem a tratamento com insulina, é necessário verificar o açúcar no sangue com mais frequência em um dia. Consulte o seu médico quantas vezes e quando verificar o açúcar no sangue todos os dias.
5. Operação
Em condições mais graves, as injeções de insulina, medicamentos e um estilo de vida saudável às vezes não são suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Para superar isso, é necessário tratamento por meio de cirurgia. O tipo de cirurgia realizada pode variar dependendo da gravidade da doença ou da condição que causa o diabetes.
De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes, os seguintes são os tipos de cirurgia que podem ser realizados como forma de tratar o diabetes:
- Cirurgia bariatricaEsse procedimento, também conhecido como cirurgia para emagrecer, é comumente realizado em casos de diabetes por obesidade. Uma pessoa que faz esta cirurgia geralmente não precisa de tratamento para diabetes mellitus novamente depois que os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal.
- Transplante pancreáticoO transplante pancreático é geralmente realizado em pessoas com diabetes tipo 1 que danificaram o pâncreas de modo que ele não pode produzir o hormônio insulina. Nesta operação, as células produtoras de insulina danificadas são substituídas por células transplantadas.
- Pâncreas artificialEsse tratamento é feito com a colocação de um dispositivo artificial de pâncreas. O pâncreas artificial funciona por meio de um sistema que pode monitorar os níveis de glicose e a produção de insulina no corpo.
Você ou sua família vivem com diabetes?
Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!