Reconhecer as características dos alimentos que contêm bórax e seus efeitos no corpo

O bórax é um produto químico encontrado em produtos domésticos, como detergentes, plásticos, móveis de madeira e cosméticos. Embora esse produto químico tenha muitos usos no mundo industrial, seu uso impróprio pode ser muito perigoso para a saúde. Principalmente se entrar no corpo por meio dos alimentos.

Qual é a função do bórax?

Fonte: ThoughtCo

O bórax tem outros nomes como tetraborato de sódio e tetraborato de sódio. Este conservante também é conhecido na comunidade pelo nome de 'bleng'.

O bórax é um pó branco que consiste em cristais incolores e é facilmente solúvel em água. O bórax contém compostos de boro obtidos naturalmente a partir do processo de cristalização ou evaporação de minas de sal ou crateras de lama. Além de ocorrerem naturalmente, esses produtos químicos também podem ser produzidos artificialmente a partir de várias coleções de compostos de boro.

No mundo industrial, o bórax tem muitos usos. Normalmente, o bórax é frequentemente usado para fazer misturas de detergentes, esmaltes para dentes artificiais, plásticos, antissépticos, repelentes de insetos, pomadas para couro e preservantes de madeira.

Este produto químico também pode ser usado para separar o ouro de seu minério para substituir o uso de mercúrio ou água dura. Na verdade, esse produto químico também pode ser usado como um emulsificante (agente de mistura) ou conservante para produtos hidratantes, cremes, xampus, géis, loções, sabonetes, esfoliantes e sais de banho.

Proibição do uso de bórax na alimentação

Este produto químico tem sido usado desde 1870 como conservante para inibir o crescimento de microorganismos, especialmente leveduras (cogumelos). No entanto, o uso de bórax naquela época ainda estava dentro dos limites seguros.

Agora, o uso de bórax como aditivo em alimentos é proibido por lei em muitos países. Incluindo na Indonésia. BPOM proibiu o uso desses produtos químicos para serem adicionados aos alimentos.

Porque, se usado ilegalmente com doses excessivas, o bórax evita riscos à saúde que não devem ser subestimados. O bórax é um produto químico perigoso que não deve ser misturado aos alimentos.

Infelizmente, ainda existem muitos comerciantes inescrupulosos que misturam secretamente esses produtos químicos como conservantes de alimentos para que não apodreçam facilmente. O bórax também é comumente usado para tornar os alimentos mais crocantes e crocantes.

Alguns exemplos de alimentos que costumam ser adicionados ao bórax são almôndegas, macarrão, alimentos fritos, biscoitos, ketupat, bolo de arroz, cimol e assim por diante.

Os perigos do bórax nos alimentos

Quando ingerido, altas doses de bórax podem envenenar todas as células do corpo e causar danos aos intestinos, fígado, rins e cérebro. Os rins e o fígado são os dois órgãos que sofrem mais danos ao consumir alimentos que contêm bórax.

O POM RI também disse a mesma coisa. Citado na página do POM RI, os efeitos de longo prazo que os humanos experimentarão se comerem alimentos que contenham bórax são danos ao fígado e até câncer.

Em um estudo realizado em animais, os cientistas descobriram que ratos machos que receberam esse produto químico encolheram o tecido testicular, enquanto seu efeito em ratos fêmeas poderia afetar o sistema reprodutivo, causando problemas de fertilidade.

Em ratos grávidas, a exposição a esses produtos químicos pode entrar na placenta, o que por sua vez interfere no desenvolvimento do feto no útero. Até mesmo os efeitos dessa substância química também são conhecidos por causar baixo peso ao nascer em fetos de mães grávidas de ratos.

Mesmo uma pequena quantidade de bórax em uma pessoa sensível pode causar uma série de sintomas. Alguns dos sintomas que podem ser causados ​​se uma pessoa for exposta ao bórax são:

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Não se sentindo bem (mal-estar)
  • Náusea ou vômito constantemente
  • Dor forte na parte superior do abdômen
  • Diarréia
  • Fraco, letárgico e impotente
  • Sangramento nos intestinos ou estômago acompanhado de vômito de sangue

Em casos graves, esses produtos químicos podem até causar a morte.

Características dos alimentos que contêm bórax

Conforme explicado acima, um dos principais objetivos do uso de bórax em alimentos é prolongar a vida útil de um produto. Isso ocorre porque esse produto químico atua como conservante e evita o crescimento de fungos e bactérias. Além de ser um conservante, esses produtos químicos também podem tornar os alimentos mais atraentes e apetitosos.

Portanto, para que você não seja pego nos truques dos comerciantes malcriados, é preciso ter cuidado antes de finalmente comprar produtos alimentícios no mercado. Não é fácil se você só vê a olho nu, mas existem algumas características dos alimentos que contêm bórax que você pode observar. Em geral, algumas das características dos alimentos que contêm bórax são:

  • A textura é muito crocante, não se desintegra facilmente ou é muito crocante.
  • A cor do original é muito marcante.
  • Ele tem um cheiro pungente suspeito, até mesmo animais como moscas relutam em agarrá-lo.
  • Não está danificado ou podre, embora tenha sido armazenado por mais de três dias em temperatura ambiente.

Os compradores devem ser mais cuidadosos

O bórax é um dos produtos químicos facilmente encontrados no mercado porque o preço é relativamente barato. Portanto, não se surpreenda se muitos comerciantes desonestos adicionarem esse produto químico para obter o máximo de lucro possível com o mínimo de capital de negócios.

Portanto, os compradores devem ser mais cuidadosos e meticulosos cada vez que compram produtos alimentícios no mercado. Certifique-se de que os produtos alimentícios que você compra não contêm bórax ou mesmo outros produtos químicos não menos perigosos.

Se você quiser comprar carne, escolha carne que ainda esteja vermelha e fresca. Se necessário, certifique-se de que a carne que você compra seja recém-cortada. Evite comprar produtos alimentícios de cores vivas e com cheiro ruim.

Lembre-se, não julgue um produto alimentício apenas por sua aparência apetitosa. Sempre preste atenção ao método de fabricação e à segurança de cada produto alimentício que você vai comprar e consumir.