A vitamina E é geralmente sinônimo de vitaminas para a saúde e beleza da pele. No entanto, você sabia que os benefícios da vitamina E são, na verdade, muito mais diversos? Este nutriente é ainda classificado como antioxidante, o que apresenta várias vantagens para o organismo.
Sem a ingestão adequada de vitamina E, o corpo não consegue desempenhar as funções de visão, reprodução e até mesmo o cérebro de maneira ideal. Como isso aconteceu? Confira a resposta na seguinte revisão.
Benefícios da vitamina E para a saúde
A vitamina E é um tipo de vitamina solúvel em gordura e também um antioxidante natural. Esta vitamina é classificada como um micronutriente, o que significa que é necessária em pequenas quantidades. Suas funções são tão diversas quanto à saúde da pele, fertilidade e saúde geral.
Além de manter a saúde geral, a administração de vitamina E também visa tratar ou prevenir a deficiência dessa vitamina. Pessoas com certas doenças também podem precisar de uma ingestão adicional de vitamina E por meio de suplementos.
Abaixo estão algumas das vantagens da vitamina E para a saúde.
1. Aumente a resistência
A vitamina E está incluída em uma série de vitaminas que são importantes para o sistema imunológico. Essa vitamina age protegendo a membrana (camada mais externa) das células do sistema imunológico. Nessa membrana celular, existem ácidos graxos que são facilmente danificados pelos radicais livres.
Os radicais livres são moléculas que podem danificar uma célula. A função de antioxidantes como a vitamina E é combater os efeitos dos radicais livres e proteger as células para se manterem saudáveis. Nas células do sistema imunológico, isso é útil para aumentar a resistência do corpo.
De acordo com vários estudos em animais, a deficiência de vitamina E também pode diminuir a produção de anticorpos e a capacidade dos glóbulos brancos de combater doenças. Esse problema pode ser superado com a administração regular de suplementos de vitamina E.
2. Inibir o envelhecimento
O envelhecimento é uma coisa natural. No entanto, esse processo pode ocorrer mais rapidamente se você estiver frequentemente exposto a radicais livres da fumaça do cigarro, poluição do ar, produtos químicos, certos alimentos ou outras fontes.
Os radicais livres enfraquecem e destroem as células saudáveis do corpo. As células do corpo também envelhecem mais rapidamente, de modo que ocorre o envelhecimento prematuro. Uma das vantagens mais conhecidas da vitamina E é que previne o envelhecimento precoce e todas as suas características.
A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode reduzir o impacto dos radicais livres nas células do corpo. Esse nutriente, também conhecido como alfa-tocoferol, mantém a força e a saúde das células, retardando o processo de envelhecimento.
3. Aumente as chances de engravidar
Um estudo de 2017 mostrou que tomar vitamina E pode aumentar suas chances de engravidar. O estudo foi conduzido em 40 mulheres que haviam falhado na implantação (um óvulo fertilizado não conseguiu se fixar no útero).
Após 12 semanas, o grupo de mulheres que tomou suplementos de vitamina E experimentou um aumento na espessura da parede uterina. A equipe de pesquisa também observou uma diminuição nos níveis plasmáticos de malondialdeído, um marcador de estresse oxidativo que pode danificar as células.
Sabe-se que a parede uterina muito fina reduz as chances de formação de um feto e aumenta o risco de aborto espontâneo. Com o espessamento da parede uterina, espera-se que as chances de gravidez sejam maiores.
4. Pulmões saudáveis
Outros benefícios da vitamina E incluem o sistema respiratório. Um estudo em European Respiratory Journal mostraram que esse nutriente pode prevenir a inflamação em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
A DPOC é uma doença inflamatória que pode progredir e causar danos ao tecido pulmonar. Essa doença geralmente é causada pela exposição prolongada a gases irritantes, especialmente a fumaça de cigarro.
As propriedades antiinflamatórias da vitamina E podem realmente ajudar a reduzir a inflamação, que é o principal problema da DPOC. Além disso, o aumento da ingestão de vitamina E também foi benéfico para a função pulmonar geral.
5. Cabelo e couro cabeludo saudáveis
Cabelo saudável e bonito cresce a partir de um couro cabeludo saudável. Uma forma de nutrir o couro cabeludo é atender às necessidades de vitamina E. Isso ocorre porque a vitamina E é um nutriente importante para uma pele saudável, incluindo o couro cabeludo.
As células do couro cabeludo não podem ser separadas do risco de danos causados pelos radicais livres. Como um composto antioxidante, a vitamina E protege as células do couro cabeludo e previne tais danos.
Esta vitamina ajuda a fortalecer a camada de gordura encontrada nas células do couro cabeludo. Dessa forma, o cabelo tem um lugar sólido para crescer. Seu cabelo ficará mais forte e livre do risco de cair.
A vitamina E é necessária para manter a resistência de várias células do corpo. Para obter os vários benefícios, não se esqueça de completar seu cardápio diário com vários alimentos que são fontes de vitamina E.