Chá de Kombuchá, quais são os benefícios e efeitos colaterais?

Você já ouviu falar ou provou o chá de kombuchá antes? O chá tem vários tipos, desde chá feito de folhas, flores, até cogumelos como este chá. Confira a definição, benefícios e efeitos colaterais.

O que é chá de kombuchá?

O chá de Kombuchá é fermentado em uma solução de chá com açúcar, que é adicionado aos micróbios iniciais, ou seja, bactérias Acetobacter xylinum e um pouco de fermento, a saber Saccharomyces cerevisiae, Zygosaccharomyces bailii, e Candida sp.

Devido ao processo de fermentação que ocorre, este chá contém várias substâncias como ácido acético, folato, aminoácidos essenciais, vitaminas B, vitamina C e álcool.

Muitos se referem a este chá como chá de cogumelo, porque é permitido que o chá "cresça" primeiro durante o processo de fabricação. O tempo necessário para este chá fermentar é de cerca de 8 a 12 dias em temperaturas frias entre 18 e 2 graus Celsius.

Em um ambiente mais frio, a fermentação ocorrerá mais rapidamente. A duração da fermentação afetará a qualidade física, o conteúdo e o sabor do chá. Este chá com 400 ml contém um total de 60 calorias de energia.

Benefícios de beber chá de kombuchá

Muitas opiniões dizem que o chá de kombuchá tem muitos benefícios, como a manutenção do sistema digestivo, reduzindo o risco de aterosclerose e ajudando a remover toxinas do corpo.

A maioria dos benefícios do chá de kombuchá vem de pesquisas realizadas em animais. A partir da pesquisa realizada, parece que o chá de kombuchá tem vários efeitos na saúde, nomeadamente como antioxidante.

Além disso, o chá de kombuchá também contém propriedades antibacterianas, melhoram a microflora intestinal, aumentam o sistema imunológico do corpo e reduzem a pressão arterial.

Além de estudos realizados em animais, vários grupos que consomem kombuchá regularmente afirmam que o chá de kombuchá tem um bom impacto na saúde.

Os impactos na saúde que eles transmitem incluem o aumento do sistema imunológico, prevenção do câncer e melhoria da função do sistema digestivo e do fígado.

O chá de Kombuchá também contém bactérias probióticas, que são bactérias boas para estimular o sistema imunológico.

No entanto, para realmente manter a função dessas bactérias probióticas, o chá de kombuchá deve passar por um processo de pasteurização ou aquecimento para remover outras bactérias nocivas.

Efeitos colaterais do consumo de chá de kombuchá

Embora alguns grupos digam que este chá tem um bom impacto na saúde, por outro lado, bebê-lo pode causar vários efeitos adversos para o corpo, como dores de estômago, infecções e reações alérgicas.

Em pessoas saudáveis, o consumo deste chá provoca dores de estômago, infecções devido às bactérias presentes neste chá, alergias, amarelecimento da superfície da pele, náuseas, vómitos, dores de cabeça.

Enquanto isso, em pessoas sensíveis e com baixo sistema de defesa corporal, como pessoas com HIV / AIDS, o consumo deste chá diminuirá ainda mais as defesas do corpo devido à infecção por bactérias.

Há relatos de que no Irã há 20 pessoas que contraíram antraz por beberem este chá. Mesmo em 1995 Centro para Controle de Doenças divulgou um comunicado de que este chá foi a causa da acidose metabólica que apareceu em um grupo de mulheres.

A acidose metabólica é uma condição em que o sangue contém muito ácido, devido ao consumo de alimentos que contêm muito ácido, como esse tipo de chá.

Além disso, o uso desse tipo de chá deve ser considerado e supervisionado para pessoas com certas doenças, como diabéticos, alcoolismo e síndrome do intestino irritável.

Em diabéticos, o consumo deste tipo de chá pode afetar o açúcar no sangue, causando uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue no corpo (hipoglicemia).

O chá de kombuchá também não é adequado se consumido por pessoas com diarreia e por pessoas com síndrome do intestino irritável (SII), porque este chá contém muita cafeína e isso pode exacerbar os sintomas existentes.

Como é seguro consumir?

Embora pareça haver evidências dos benefícios do chá de kombuchá para o organismo, a limpeza e a qualidade do chá devem ser mantidas de forma a não causar efeitos adversos, como envenenamento ou infecção por bactérias.

Em vez disso, o chá de kombucha passa por um processo de pasteurização ou aquecimento para remover as bactérias nocivas nele contidas. Além disso, ainda precisa de mais pesquisas científicas para provar os benefícios de consumir este chá.