Você gosta de comer sushi ou sashimi? Talvez alguns de vocês não gostem de comida japonesa porque não gostam de comida crua ou talvez tenham medo de ficar doente devido à comida crua. No entanto, comer sushi e sashimi pode realmente prejudicar sua saúde?
Parasitas em alimentos crus
A textura macia e suave do peixe cru que podemos degustar em sushi e sashimi é o principal atrativo para os apreciadores. Como sabemos, sushi e sashimi são alimentos servidos crus. O sushi em si é um rolo de arroz junto com um recheio na forma de peixe cru ou cru (discutiremos o sushi com recheio de comida crua). Já o sashimi é uma fatia fina de carne de peixe crua, principalmente salmão e atum.
Você precisa saber que todos os seres vivos, incluindo peixes, têm parasitas (que não são de contaminação). Os parasitas encontrados em peixes crus são geralmente bactérias Salmonella. Este parasita morrerá se a comida for bem cozida. No entanto, o parasita ainda pode ser encontrado em alimentos crus, como peixes crus em sushi e sashimi.
A maioria desses parasitas não consegue se adaptar ao corpo humano. Alguns dos parasitas no peixe cru podem ser digeridos no corpo sem causar efeitos graves, mas alguns podem causar efeitos prejudiciais à saúde, como doenças transmitidas por alimentos (doenças transmitidas por alimentos) ou intoxicação alimentar.
Para muitas pessoas saudáveis, comer porções moderadas de peixe ou frutos do mar crus pode representar um pequeno risco à saúde. No entanto, é possível causar doenças que vêm dos alimentos, podendo causar vômitos, diarréia, dor abdominal e outros sintomas.
Que tal sushi e sashimi, é inofensivo?
Existem várias ameaças a serem observadas quando você come sushi ou sashimi, como o peixe pode não ser fresco, o peixe pode apodrecer ou pode haver bactérias no peixe. No entanto, isso pode ser detectado antes do consumo porque o peixe geralmente tem um odor desagradável. Os peixes que já se encontram nestas condições devem ser retirados imediatamente.
No entanto, existe outra ameaça maior no peixe cru, nomeadamente os parasitas, que não são fáceis de detectar. Para reduzir esses parasitas, é claro que o peixe cru servido no sushi e no sashimi foi processado dessa forma antes de ser servido. Os peixes selecionados para fazer sushi e sashimi devem, obviamente, atender a certos padrões, para que sejam seguros para consumo.
O peixe usado para fazer sushi e sashimi é geralmente congelado a -20 ° C por sete dias ou congelado a -35 ° C por 15 horas. O congelamento visa matar os parasitas dos peixes. Portanto, contanto que o sushi e o sashimi sejam preparados adequadamente de acordo com os regulamentos de segurança alimentar aplicáveis, o risco de o sushi e o sashimi causarem doenças pode ser muito pequeno, portanto, eles são seguros para consumo. No entanto, isso não exclui a possibilidade de que ainda existam quantidades muito pequenas de organismos prejudiciais no peixe cru, mesmo que ele tenha passado pelo processo de congelamento.
Em pessoas saudáveis, comer peixe cru, como sushi e sashimi, pode não representar um risco perigoso. No entanto, para pessoas com alto risco, comer peixe cru pode causar doenças de origem alimentar ( doenças transmitidas por alimentos ), doença grave, pode até ser fatal. Pessoas com alto risco de desenvolver a doença são aquelas com baixo sistema imunológico, pessoas com menor acidez estomacal, mulheres grávidas, bebês, crianças e adultos mais velhos. Pessoas com esse risco elevado não são aconselhadas a comer peixe cru no sushi ou sashimi.
Portanto, em geral, consumir sushi e sashimi em quantidades moderadas provavelmente não é prejudicial para pessoas saudáveis. No entanto, você ainda deve prestar atenção ao frescor do peixe, limpeza, processamento e servir de sushi e sashimi para evitar riscos indesejados. Escolha um restaurante que realmente implemente a segurança alimentar ao servir sushi e sashimi.
Para pessoas com alto risco, comer sushi e sashimi pode representar um grande risco para a saúde. Recomendamos que, para aqueles que estão em alto risco, consuma peixe que tenha sido cozido a pelo menos 63 ° C por 15 segundos.
LEIA TAMBÉM
- O que são superalimentos e quais alimentos são superalimentos?
- O processo de cozimento pode remover nutrientes dos alimentos?
- O que fazer durante a intoxicação alimentar?