O órgão do coração no corpo humano tem tamanhos diferentes. Em condições normais, seu coração tem o tamanho de seu próprio punho, pesando até 200-425 gramas. No entanto, o tamanho do coração pode aumentar ou inchar mais do que o normal. Isso geralmente está associado a várias condições médicas, especialmente ao coração. Então, quais são as causas de um coração inchado?
O que causa um coração inchado?
Em termos médicos, um coração inchado também é conhecido como cardiomegalia. Esta é uma condição em que seu coração está dilatado quando visto em exames de imagem, como uma radiografia de tórax.
Coração inchado ou cardiomegalia não é uma doença. No entanto, esses são sintomas ou sinais associados a outras condições médicas. Por exemplo, uma mulher freqüentemente experimenta um coração dilatado durante a gravidez devido ao estresse de curto prazo que ocorre no corpo.
Em casos graves, um coração inchado pode ser um sinal de doença cardíaca grave. Geralmente, isso é causado por danos ao músculo cardíaco, problemas com os vasos sanguíneos do coração (artérias coronárias), danos às válvulas cardíacas ou um ritmo cardíaco irregular (arritmia).
Essas condições causam interrupção do fluxo sanguíneo para o coração, tornando difícil para o coração bombear o sangue. Em última análise, esses problemas fazem o coração inchar.
Doenças e condições médicas que causam inchaço no coração
Com base na explicação anterior, algumas condições médicas que podem causar um coração inchado são:
1. Doença coronariana
Em pacientes com doença cardíaca coronária, há depósitos de gordura ou placas que obstruem as artérias coronárias. Esse bloqueio torna as artérias estreitas, o que é conhecido como aterosclerose. Essa condição reduz o suprimento de oxigênio ao coração, de modo que não há combustível para bombear o sangue. Quando é difícil bombear o sangue, o coração fica inchado.
2. Pressão alta
Quando uma pessoa tem pressão alta (hipertensão), o coração bombeia sangue com mais intensidade do que pessoas com pressão arterial normal. Isso tornará o músculo cardíaco mais espesso, de modo que o coração ficará maior. Não só isso, a hipertensão também pode aumentar a câmara superior do coração.
3. Cardiomiopatia dilatada
A cardiomiopatia é uma doença relacionada ao músculo cardíaco. Em um tipo de cardiomiopatia, a saber, cardiomiopatia dilatada, o coração do paciente fica inchado devido ao alargamento do ventrículo esquerdo (câmara) e ao estreitamento da parede muscular. Uma condição semelhante também é encontrada em mulheres grávidas que sofrem desta doença com o termo médico cardiomiopatia periparto.
4. Miocardite
A miocardite também pode ser uma das causas de um coração inchado. Esta doença é uma infecção cardíaca causada por um vírus. Uma pessoa que sofre desta doença é inicialmente infectada com o vírus, mas posteriormente a doença faz com que a pessoa tenha insuficiência cardíaca congestiva, o que pode dificultar o bombeamento do sangue pelo coração.
5. Doença das válvulas cardíacas
O coração tem quatro válvulas que funcionam para manter o sangue fluindo na direção certa. Se ocorrer uma doença nas válvulas cardíacas em um deles, o fluxo sanguíneo fica prejudicado e o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue. Essa condição pode causar inchaço do coração.
6. Isquemia cardíaca
A isquemia é uma condição em que há redução do fluxo sanguíneo para certos órgãos do corpo. Quando ocorre no coração, isso faz com que as células do coração sejam danificadas e, por fim, reduz o fluxo sanguíneo para o coração. Essa condição dificulta o bombeamento do sangue pelo coração e costuma causar angina.
7. Ataque cardíaco
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue rico em oxigênio é repentinamente bloqueado para o músculo cardíaco. Isso faz com que o músculo cardíaco enfraqueça. De acordo com o Better Health Channel, um músculo cardíaco enfraquecido pode aumentar ao se esforçar para bombear o sangue pelo corpo.
8. Derrame pericárdico
O derrame pericárdico também pode ser uma das causas do coração inchado. Nessa condição, o líquido no saco que envolve o coração se torna excessivo e se acumula. Portanto, seu coração parecerá grande quando visto a partir dos resultados de uma radiografia de tórax.
9. Distúrbios da tireóide
As funções da glândula tireóide para regular vários metabolismos corporais. Se esta glândula estiver perturbada, seja hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem ocorrer problemas cardíacos. O motivo é que os distúrbios da tireoide que não são tratados adequadamente podem causar aumento dos níveis de colesterol, pressão alta (hipertensão), batimento cardíaco irregular e aumento do coração.
10. Anemia
Não apenas problemas cardíacos, mas outras condições além do coração também podem causar inchaço no coração. Um deles é a anemia, que é uma condição em que o paciente não tem glóbulos vermelhos para transportar oxigênio suficiente por todo o corpo. Isso faz com que o coração bombeie mais sangue para compensar a falta de oxigênio.
11. Excesso de ferro
A sobrecarga de ferro ou hemocromatose também pode causar inchaço do coração. A razão é que o ferro que não é metabolizado adequadamente se acumula em vários órgãos, incluindo o coração. Isso pode fazer com que o ventrículo esquerdo do coração aumente devido ao enfraquecimento do músculo cardíaco.
Vários fatores de risco que podem causar um coração inchado
Embora nem sempre sejam a causa, algumas dessas condições podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver um coração inflamado. Aqui estão alguns desses fatores de risco:
1. Obesidade
A obesidade ocorre quando há um acúmulo de gordura no corpo. Uma pessoa com essa condição tende a ter hipertensão e várias doenças cardíacas, que podem aumentar o tamanho do seu coração.
2. Falta de exercício
Assim como a obesidade, a falta de exercícios também pode aumentar o risco de várias doenças, incluindo hipertensão e doenças coronárias. Ambos podem causar inchaço no coração.
3. Idoso
Conforme você envelhece, a elasticidade das artérias também diminui. Essa condição pode causar rigidez nos vasos sanguíneos e, eventualmente, levar à hipertensão. A hipertensão é uma das causas da cardiomegalia.
4. Doença cardíaca congênita
Se você nasceu com uma estrutura cardíaca imperfeita (doença cardíaca congênita), é mais provável que tenha o coração inchado.
5. História familiar de coração inchado ou cardiomiopatia
Você também corre o risco de desenvolver inchaço cardíaco se tiver um membro da família, especialmente um pai ou irmão, com histórico da mesma doença, especialmente cardiomiopatia.