Até agora, cerca de 30% das pessoas de Maluku e Papua ainda usam o sagu como alimento básico em sua dieta diária. Você pode processar o sagu em várias formas, desde farinha, açúcar e até mesmo arroz sagu. Como um dos alimentos básicos do povo indonésio, o sagu contém nutrientes que são bons para o corpo. Portanto, não se surpreenda se os benefícios do sagu para a saúde forem muito abundantes. Confira a explicação completa abaixo.
Teor de nutrientes no sagu
O conteúdo mais nutricional do sagu são carboidratos puros. Esses carboidratos estão incluídos na categoria de macronutrientes de que o corpo necessita em grandes quantidades para obter energia e funções cerebrais. Como referência, em 100 gramas de sagu existem:
- Energia: 355 kcal
- Proteína: 0,6 gramas
- Gordura: 1,1 gramas
- Carboidratos: 85,6 gramas
- Fibra: 0,3 grama
- Cálcio: 91 miligramas (mg)
- Fósforo: 167 mg
- Ferro: 2,2 mg
O sagu não contém muitas vitaminas e minerais, mas você ainda pode encontrar um pouco de conteúdo de ambos no sagu. Além disso, embora o sagu não seja um alimento de baixa caloria e uma boa fonte de proteínas e fibras, o teor de gordura saturada do sagu é muito pequeno.
Pois bem, isto prova que, visto como um todo, o conteúdo nutricional do sagu ainda é relativamente completo, embora a quantidade não seja muito.
Benefícios do sagu para a saúde
Depois de conhecer o conteúdo nutricional do sagu, aqui estão alguns dos benefícios do sagu para a saúde que você deve conhecer.
1. Dá muita energia
O teor de carboidratos em grandes quantidades no sagu pode ser uma excelente alternativa como suplemento natural para aumentar a energia do corpo. Por exemplo, seu corpo precisa de muita energia para relaxar após um exercício extenuante.
Bem, este sagu tem o benefício de ajudá-lo a repor a energia perdida. Na verdade, o sagu pode aumentar a produção natural de glucosamina no corpo, o que pode melhorar o movimento geral das articulações e a recuperação ao seu redor. Portanto, o sagu pode ser uma escolha alimentar para atletas ou pessoas fisicamente ativas.
2. Previna doenças cardíacas
Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos são dois fatores de risco para doenças cardíacas. Quando comparado com a farinha de tapioca, o sagu pode ajudar a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro de limites razoáveis no sangue. Portanto, consumir sagu pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
O motivo é que o sagu contém amilose, um tipo de amido com cadeias de glicose que demoram mais para digerir. Isso faz com que a cadeia de glicose libere açúcar no corpo em uma quantidade mais controlada. Dessa forma, os níveis de colesterol e triglicerídeos são mantidos normalmente.
Um estudo realizado em 2011 também provou que o consumo de amilose pode trazer benefícios para a redução do colesterol e da gordura no sangue. Na verdade, o conteúdo de amilose no sagu também pode controlar os níveis de açúcar no sangue.
3. Racionalizando o sistema digestivo
O consumo de sagu também traz benefícios para a melhoria geral do sistema digestivo. Desde os tempos antigos, muitas pessoas usam o sagu para curar várias doenças digestivas, como inchaço, prisão de ventre, ácido estomacal, úlceras e outros distúrbios digestivos.
A razão é que o sagu contém fibras. Embora em pequenas quantidades, o teor de fibras tem o benefício de acelerar o processo digestivo, ajudando assim a equilibrar as bactérias no intestino.
Além disso, o sagu também aumenta a produção de enzimas digestivas e a evacuação geral, protegendo o intestino de secar. É por isso que os médicos geralmente prescrevem sagu para pacientes com gastroenterite ou vômitos, porque tem um efeito calmante e refrescante no estômago devido à dor.
4. Melhorar a saúde óssea e articular
Embora o conteúdo mineral do sagu seja relativamente pequeno, você ainda pode obter os benefícios do ferro, cálcio e cobre comendo um desses alimentos básicos. O conteúdo mineral do sagu tem benefícios no reparo ósseo e articular.
Portanto, não é surpreendente que o consumo de sagu possa prevenir a osteoporose devido ao seu efeito no aumento da resistência e densidade óssea. Além disso, o sagu também tem propriedades para aumentar a produção de glucosamina, que afeta a densidade óssea, a flexibilidade e o movimento das articulações.
Esses níveis elevados de glucosamina podem causar um aumento na produção de pequenas quantidades de líquido sinovial entre a bainha articular e os tendões. Isso parece ajudar a aumentar a flexibilidade do movimento articular.
5. Melhore o desempenho corporal durante o exercício
Um dos benefícios do sagu para a saúde que é bastante proeminente é o aumento da forma física do corpo, especialmente quando você se exercita. Um estudo também conseguiu provar que a resistência do corpo durante o exercício aumentou 37%.
Então, outro estudo em 2016 afirmou que consumir mingau feito de sagu após 15 minutos de ciclismo pode aumentar o desempenho em até 4 por cento. Você pode obter esses benefícios comendo sagu por causa de seu alto teor de carboidratos.