O maracujá é um fruto que é consumido por suas sementes. Esta fruta tem um sabor distinto, com um sabor agridoce refrescante. Alegadamente, o conteúdo do maracujá traz muitos benefícios à saúde. Nada?
Nutrição de maracujá
O maracujá é fruto de uma planta tropical conhecida como Passiflora . Esta planta cresce em climas quentes, como Austrália, Índia e Indonésia. Existem dois tipos de maracujá comumente encontrados na Indonésia: o maracujá roxo e o amarelo.
O maracujá roxo é o mais cultivado porque tem um sabor mais delicioso e um aroma perfumado. Normalmente, essa fruta pode ser encontrada em áreas altas com clima úmido.
Já o maracujá amarelo é uma mutação do maracujá roxo. Tipo de nome científico Passiflora flavicarpa é maior e tem um gosto mais azedo. O maracujá amarelo é mais fértil em terras baixas ou climas quentes.
Embora difiram em cor e sabor, o conteúdo nutricional do maracujá roxo e amarelo não é tão diferente. Aqui estão os nutrientes que você pode obter comendo dois 100 gramas de maracujá.
- Energia: 144 kcal
- Proteína: 3,5 gramas
- Gordura: 1,2 gramas
- Carboidratos: 29,8 gramas
- Fibra: 11,4 gramas
- Beta caroteno: 969 microgramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,02 micrograma
- Riboflavina (vitamina B2): 0,17 micrograma
- Niacina (vitamina B3): 2 miligramas
- Vitamina C: 10 miligramas
- Cálcio: 27 miligramas
- Fósforo: 203 miligramas
- Ferro: 1,4 miligramas
- Sódio: 37 miligramas
- Potássio: 453 miligramas
- Magnésio: 29 miligramas
- Zinco: 0,11 miligramas
O maracujá também é rico em compostos vegetais com propriedades antioxidantes. Alguns dos compostos com maior teor são carotenóides e polifenóis.
Benefícios para a saúde do maracujá
Vários conteúdos nutricionais no maracujá podem fornecer ao seu corpo os seguintes benefícios.
1. Potencialmente reduz o risco de câncer
Doenças crônicas como o câncer podem começar pelos efeitos dos radicais livres nas células do corpo. Os radicais livres fazem parte das reações naturais das células. No entanto, os radicais livres em grandes quantidades podem danificar o DNA das células e desencadear a formação do câncer.
Um dos antioxidantes do maracujá, o beta-caroteno, pode ajudar a diminuir o risco de câncer. De acordo com vários estudos, há uma ligação entre uma dieta rica em beta-caroteno e um risco reduzido de câncer de mama e estômago.
2. Ajuda a aliviar os sintomas da asma
Acredita-se que o maracujá tenha propriedades para os asmáticos. O conteúdo de vitamina C nesta fruta atua inibindo a função da histamina. A histamina é um composto nas células que causa reações alérgicas e vários sintomas de asma.
Se você tem asma, suas vias aéreas também ficam inflamadas, dificultando a respiração. A boa notícia é que o maracujá é rico em polifenóis que possuem propriedades antiinflamatórias. Esta substância pode ajudar a aliviar a inflamação para que as vias respiratórias sejam novamente aliviadas.
3. Benefícios do maracujá para defecar
A fibra adequada é essencial para manter um sistema digestivo saudável e prevenir problemas digestivos, como prisão de ventre. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que não atendem às suas necessidades diárias de fibra.
O maracujá contém uma quantidade bastante elevada de fibras. O consumo dessas duas frutas pode até atender a quase 30% de suas necessidades diárias de fibra. Graças a esses benefícios, o maracujá é frequentemente considerado um laxante natural.
9 melhores frutas para iniciar a defecação (capítulo)
4. Ajuda a perder peso
A maracujá pode ajudar você a perder peso porque é pobre em calorias, sódio e gordura. O conteúdo de fibra também mantém você saciado por mais tempo, evitando a possibilidade de comer demais.
Além disso, o maracujá é rico em carboidratos complexos e açúcares naturais que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Esta fruta de cor viva também pode acelerar o processo de recuperação do corpo, preenchendo a ingestão de energia devido ao exercício.
5. Reduz a ansiedade e ajuda você a dormir bem
Se você está tendo problemas para dormir, experimente comer um ou dois maracujás. Esta fruta contém muito magnésio, que os especialistas dizem ser um mineral importante para reduzir o estresse e a ansiedade.
Os benefícios do magnésio para reduzir a ansiedade foram mencionados em um estudo em 2017. Essas descobertas ainda precisam de mais pesquisas, mas não há nada de errado se você quiser beber um copo de suco de maracujá para uma noite de sono melhor.
Por trás de seu formato único, o maracujá apresenta uma série de benefícios inesperados. A maioria desses benefícios vem do alto teor de vitaminas, antioxidantes e fibras dessa fruta.
Mesmo assim, lembre-se de consumir maracujá com moderação. Pessoas com alergia ao látex podem ter uma reação ao consumir esta fruta. Portanto, certifique-se de não exagerar.