A tuberculose (TB) não só é difícil de tratar, mas também corre o risco de reaparecer a qualquer momento. Os pacientes com TB que se recuperaram nem mesmo estão completamente livres do risco de recaída. Na verdade, assim que uma pessoa é infectada novamente, o tratamento se torna mais difícil do que antes. Portanto, é importante que você reconheça as características da tuberculose recorrente, suas causas e como prevenir a recorrência dessa doença.
Sintomas de tuberculose recorrente
Diz-se que a tuberculose reaparece quando o paciente volta a sentir-se mal ou apresenta sintomas ou características de tuberculose ativa após ser declarado curado e o corpo ter sido eliminado da infecção bacteriana tuberculosa.
Os sintomas de TB experimentados quando a doença se repete incluem, de modo geral, os sintomas da primeira infecção de TB, a saber:
- Tosse crônica por várias semanas
- Tosse com sangue
- Falta de ar e dor no peito
- Suor a noite
- Febre
Clinicamente, as características da tuberculose recidivante são indicadas pelo aparecimento da bactéria causadora da tuberculose no resultado do exame de escarro (TBA) e pela presença de sinais de infecção bacteriana na radiografia pulmonar.
Os resultados do BTA foram positivos e também havia uma série de nódulos ou lesões na radiografia de tórax indicando danos aos pulmões devido à infecção bacteriana da tuberculose.
Ninguém pode ter certeza de quando a tuberculose pode reaparecer. Os pacientes podem apresentar sintomas que caracterizam a recorrência da TB meses a anos após a recuperação.
Mas uma coisa é certa, A possibilidade de recorrência da TB será muito pequena se o paciente for submetido ao tratamento adequado da TB com sucesso.
Causas de recorrência de TB
De acordo com um estudo no jornal PLos One, A recorrência da doença de TB está em maior risco em pacientes que se recuperaram por vários meses. O estudo afirma que o risco aumentado de recorrência da TB é causado pela reinfecção (reinfecção) da bactéria da tuberculose.
No entanto, a tuberculose recorrente também pode ser causada por várias coisas, como:
1. Falha no tratamento da TB
A bactéria que causa a tuberculose pode ser resistente ou resistente aos antibióticos para tuberculose devido ao tratamento inadequado ou à falta de disciplina do paciente em tomar todos os medicamentos recomendados.
Isso geralmente acontece quando o estado do paciente melhora após o tratamento nas primeiras semanas. Nesta fase, muitos pacientes pensam que se recuperaram e interrompem o tratamento.
Quando o sistema imunológico diminui, os sintomas da tuberculose reaparecem. Nesta fase, não se pode dizer que a tuberculose realmente recidivou, porque o que realmente aconteceu é que a infecção bacteriana da tuberculose não desapareceu ou parou completamente, porque o tratamento não foi concluído ou falhou.
O efeito de resistência a antibióticos como esse pode fazer com que os pacientes entrem na condição de TB MDR e precisem tomar medicamentos de segunda linha para TB com um tratamento mais longo.
2. Resistência bacteriana a antibióticos
Em células normais, a divisão celular produzirá duas células com as mesmas propriedades. Duas células se dividem em quatro células iguais, quatro se dividem em oito e assim por diante.
No entanto, isso não se aplica a Mycobacterium tuberculosis, bactérias causadoras da tuberculose. M. tuberculosis dividir assimetricamente. Isso significa que as novas populações bacterianas resultantes crescem em taxas diferentes, têm tamanhos diferentes e têm resistências diferentes aos antibióticos.
O tratamento da TB pode matar a maioria dessas bactérias, mas é possível que a bactéria sobreviva no corpo por causa de sua natureza de clivagem. Sem medidas preventivas, as bactérias que sobrevivem podem se tornar resistentes e causar a recorrência da tuberculose.
3. Reinfecção da bactéria da TB com diferentes cepas
Nem todos os casos de recorrência de TB são causados por bactérias resistentes. A recorrência da TB pode ocorrer porque o paciente está infectado com a bactéria M. tuberculosis a partir de tensão diferente. Isso significa que as novas bactérias da TB têm um arranjo genético diferente das bactérias que as infectavam anteriormente.
Nessas condições de reinfecção bacteriana, os antibióticos usados anteriormente não podem matar tensão novas bactérias. Como resultado, os pacientes que se recuperaram realmente têm uma recaída e apresentam as características ou sintomas da TB ativa.
Os pacientes com HIV que se recuperaram da tuberculose, mas foram reinfectados, também tiveram um risco maior de recaída do que aqueles que não foram infectados pelo HIV.
Como prevenir a recorrência de TB
A tuberculose nem sempre pode ser evitada, quer apareça pela primeira vez ou seja recorrente. No entanto, existem etapas que você pode seguir para reduzir o risco.
O passo mais importante que o paciente deve realizar é submeter-se a um tratamento completo. O tratamento da tuberculose pode durar de 6 a 12 meses, ou até mais, se as bactérias infectantes forem resistentes a vários antibióticos.
Os pacientes devem ser obedientes e disciplinados para tomar vários tipos de medicamentos administrados. Os medicamentos para TB devem ser tomados de acordo com as normas recomendadas pelo médico. Caso contrário, a bactéria da TB pode sofrer mutação e se tornar resistente. Nesse caso, o tratamento da TB deve ser repetido.
Além de completar o tratamento, outros esforços que você pode tomar para prevenir a recorrência da TB incluem:
- Instale ventilação de ar adequada que facilite a circulação do ar na casa. A razão é que a bactéria da TB se espalha mais facilmente em uma sala fechada.
- Limitar o contato com pacientes com TB para evitar a transmissão da TB para que eles não sejam reinfectados. Se você tiver que interagir, tente limitar o tempo.
- Use uma máscara quando estiver perto de grandes multidões.
- Não visite pacientes com TB durante o tratamento ou quando um novo tratamento for concluído.
- Lave as mãos regularmente com água corrente e sabão.
Tratar a tuberculose recorrente é muito mais difícil do que tratar a doença quando ela foi infectada pela primeira vez. Isso ocorre porque as bactérias que causam a tuberculose são muito fáceis de se tornarem resistentes a vários antibióticos administrados.
Portanto, os pacientes com TB devem se submeter a um tratamento adequado para prevenir a recidiva da doença. Os pacientes também precisam fazer vários esforços para reduzir o risco de recorrência da tuberculose.