Dor menstrual normal e anormal, veja como diferenciar

A dor menstrual é o maior flagelo das mulheres todos os meses. Como não, a dor que ocorre na área ao redor do estômago e da cintura muitas vezes torna difícil para as mulheres realizarem as atividades normalmente. Durante esse período, você pode frequentemente se preocupar com o fato de que a dor menstrual que sente é um sinal de um perigoso problema de saúde. Então, como distinguir a dor menstrual normal da anormal? Aqui está a explicação.

Como saber a diferença entre dor menstrual normal e anormal?

A gravidade da dor menstrual em cada mulher é diferente. Algumas sentem dores menstruais leves, enquanto outras sentem dores fortes que dificultam os movimentos - mesmo apenas para caminhar.

Vamos ver a diferença entre dor menstrual normal e anormal abaixo e, em seguida, determinar qual delas se adapta à sua condição.

1. Dor menstrual normal geralmente dura apenas um máximo de três a quatro dias

Aproximando-se do período da menstruação, o endométrio ou revestimento uterino ficará mais espesso. É usado para preparar a fixação de um ovo fertilizado com sucesso.

Quando o óvulo não é fertilizado, o tecido endometrial se espalha junto com o sangue. Ao mesmo tempo, substâncias químicas chamadas prostaglandinas são liberadas e desencadeiam a inflamação. Bem, essa condição desencadeia contrações musculares, também conhecidas como cólicas estomacais.

Jessia Shepherd, M.D., professora assistente de obstetrícia clínica e ginecologia da Universidade de Illinois College of Medicine em Chicago, diz a Self que cólicas abdominais normais geralmente ocorrem por 2 a 3 dias em um ciclo menstrual. Isso significa que dores abdominais e cólicas que duram mais de 3 dias podem ser categorizadas como dores menstruais anormais.

2. Dor menstrual normal geralmente é fácil de superar

Normalmente, as cólicas menstruais normais podem ser tratadas com uma almofada térmica, bolsa de água quente ou tomando um medicamento antiinflamatório simples, como o ibuprofeno. Além disso, o médico pode recomendar pílulas anticoncepcionais com várias considerações.

Algumas pesquisas sugerem que os suplementos contendo cálcio, magnésio e vitamina D podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM. No entanto, consulte sempre um médico para obter o tratamento adequado de acordo com os seus sintomas.

Para aqueles que gostam de se exercitar, devem continuar com esse hábito saudável. O motivo é que a liberação de endorfinas durante o exercício pode aumentar o suprimento de oxigênio ao útero e fortalecer a pelve. Quando o oxigênio adequado é encontrado, cólicas estomacais e outros sintomas de TPM podem ser bem controlados.

3. Dor menstrual anormal tende a interferir nas atividades

De acordo com Candace Howe, MD, médica do HM Medical em Newport Beach, Califórnia, a dor menstrual é considerada anormal se a dor tende a ser forte o suficiente para interferir nas atividades. Na verdade, cerca de 20% das mulheres experimentam isso.

As mulheres que apresentam cólicas estomacais severas geralmente passam mais tempo na cama e enroladas com dores de estômago. Não apenas fisicamente doente, a maioria das mulheres também sente desconforto psicológico. É por isso que as mulheres tendem a ficar de mau humor facilmente quando estão menstruadas.

4. Dor menstrual anormal não pode ser tratada com medicamentos sem receita

Basicamente, a dor menstrual pode ser tratada com analgésicos de venda livre, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Se as dores menstruais não desaparecerem apesar de ter tomado estes medicamentos, então pode ser considerado anormal e deverá consultar imediatamente um médico.

Se você acha que tomar muitos analgésicos pode curar fortes cólicas estomacais, então você está muito enganado. Tenha cuidado, o consumo de drogas que não são recomendadas pode realmente ter um efeito perigoso.

Se a dor não diminuir, consulte imediatamente um médico. Porque, teme-se que seja um sinal de doenças na área dos órgãos reprodutivos femininos, como endometriose, miomas uterinos e assim por diante.

5. Dor menstrual anormal ocorre irregularmente a cada mês

Para aqueles de vocês que têm cólicas abdominais desde o início da menstruação, isso é conhecido como dismenorreia primária. A boa notícia é que isso tende a ser normal em resposta à sensibilidade do corpo aos hormônios menstruais.

No entanto, se cólicas abdominais intensas não ocorrerem desde o início da menstruação e nem sempre todos os meses, isso é conhecido como dismenorreia secundária. Bem, este tipo de dismenorreia deve ser cauteloso.

A dismenorreia secundária pode causar sangramento intenso e pode indicar a presença de certas doenças. Os exemplos incluem endometriose, miomas uterinos, adenomiose, doença inflamatória pélvica ou cistos ovarianos. Para ter certeza, consulte imediatamente um médico.