Escabiose ou sarna é uma doença de pele causada por uma infecção por ácaros Sarcoptes scabiei. Os ácaros vivem e põem ovos na pele, causando erupções cutâneas e coceira. A melhor maneira de tratar essa condição é usar medicamentos prescritos por um médico. Além disso, tomar banho com sabonete com uma determinada fórmula, como sabonete de enxofre, também é igualmente eficaz para ajudar a controlar os sintomas da sarna.
A fórmula certa de sabão para tratar a sarna
Uma erupção na forma de manchas vermelhas ou nódulos devido aos ácaros que causam a sarna pode causar coceira incômoda, especialmente à noite.
Além de tratamentos tópicos, como pomada de fermetrina, Os cuidados com a pele em casa também podem ajudar a aliviar os sintomas da sarna. O banho com sabonete especialmente formulado para sarna não interrompe imediatamente a infecção e mata os ácaros. No entanto, o sabonete certo pode reduzir a coceira e a ardência que você sente devido à sarna.
Então, sabonete com uma fórmula como o que pode ajudar a aliviar a doença da sarna?
1. Sabonete de enxofre
O teor de enxofre é mais freqüentemente encontrado em cremes anti-acne. Os cremes que contêm enxofre têm a capacidade de remover completamente o excesso de óleo e a sujeira que causa acne da superfície da pele.
No entanto, o sabonete de enxofre também pode ser usado para ajudar a aliviar os sintomas da sarna. O teor de enxofre ou enxofre do sabão pode ser usado para aliviar a coceira insuportável.
De acordo com a Clínica Mayo, existem métodos de banho adequados para obter o efeito máximo deste sabonete de enxofre para sarna, a saber:
- Tome um banho quente ao usar sabonete de enxofre.
- Na pele afetada pela sarna, limpe suavemente com sabão de enxofre e enxágue abundantemente.
- Esfregue suavemente o sabonete de enxofre novamente na erupção cutânea por alguns minutos.
- Sem enxaguar novamente, limpe a pele descascada com uma toalha ou lenço de papel.
Este sabonete é muito fácil de conseguir em várias farmácias e supermercados.
Coisas a considerar ao usar sabão de enxofre
O sabonete com teor de enxofre é seguro para crianças e adultos com sarna. Até agora, não houve resultados de pesquisa adequados para o risco do uso de teor de enxofre em mulheres grávidas e lactantes.
No entanto, você não deve usá-lo regularmente e por um período prolongado. Você ainda precisa prestar atenção aos limites de dosagem recomendados pelo médico.
A dosagem recomendada de sabonete de enxofre no tratamento da sarna é de 6 a 10% para uso uma vez ao dia durante três dias.
Os sabonetes de enxofre geralmente não apresentam risco significativo de efeitos colaterais. No entanto, se ocorrer uma reação alérgica devido ao uso de sabonete para sarna, pare de usá-lo imediatamente e informe o seu médico.
2. Sabonete com monossulfiram para sarna
O monossulfiram é uma substância que desde 1942 é usada como principal ingrediente em medicamentos contra a sarna. Como cura para a sarna, o monossulfiram é geralmente aplicado em todo o corpo após o banho, por dois a três dias consecutivos.
De acordo com o artigo intitulado Tratamento da sarna: novas perspectivas, Sabonetes contendo monossulfiram têm sido usados para prevenir a transmissão da sarna em ambientes infectados.
Cuidados com a pele e estilo de vida limpo para tratar a sarna
Além de usar sabonete com uma determinada fórmula, alguns esforços também podem ser feitos para ajudar a restaurar a saúde da pele afetada pela doença da escabiose.
A sarna ou sarna é frequentemente associada à aplicação de um estilo de vida sujo ou sujo. Na verdade, a principal causa desta doença não está relacionada com a higiene, mas sim com a transmissão de insectos parasitas que provocam a escabiose, nomeadamente os ácaros. Sarcoptes scabiei.
1. Comprimir erupções cutâneas de sarna
Uma maneira simples de ajudar a aliviar a coceira da sarna é aplicando uma compressa fria. As compressas podem ser feitas com cubos de gelo misturados com água. Quando sentir a coceira, coloque esta compressa na superfície da pele até que desapareça.
Condições de ambiente úmido e temperaturas altas podem freqüentemente exacerbar os sintomas da sarna. Para corrigir isso, tente resfriar seu corpo descansando em uma sala mais fria ou usando ar-condicionado e ventiladores.
2. Mantenha a pele úmida com a loção
As loções ou cremes não cosméticos que não contêm fragrância, como o creme de hidrocortisona, o creme Benadryl e a loção Caladryl, contêm fórmulas que podem aliviar temporariamente a coceira. Quando a sarna cicatriza, esta loção também pode restaurar a umidade da pele afetada pela sarna.
3. Pare o hábito de coçar
O tratamento médico, o sabonete especial para a sarna ou a aplicação de cuidados com a pele como acima serão menos eficazes se você não parar o hábito de coçar.
A pele coceira ao coçar pode ficar irritada. As doenças de pele irritadas e feridas são mais suscetíveis a infecções causadas por bactérias que causam outras doenças infecciosas da pele, uma das quais é a bactéria estreptocócica que causa impetigo.
Algumas maneiras que você pode fazer para quebrar esse hábito são:
- Proteja a área afetada da pele com um curativo, mas certifique-se de mantê-la limpa e seca.
- Evite roupas apertadas e ásperas que causam coceira à noite e mude para roupas macias.
- Apare regularmente as unhas.
- Use luvas, especialmente ao dormir à noite.
4. Não peça coisas emprestadas um ao outro
O ácaro que causa a sarna também pode ser transmitido por meio de itens pessoais compartilhados, como roupas, toalhas ou roupa de cama. Os ácaros podem se agarrar a tecidos, roupas, lençóis e toalhas.
O número de ácaros que vivem em sua pele pode aumentar se você usar esses itens ao mesmo tempo que alguém com sarna. Portanto, você precisa usar esses itens de forma independente e não compartilhar o mesmo quarto com outras pessoas com sarna.
5. Lave as roupas separadamente
Por fim, é importante que você lave regularmente todas as roupas e lençóis usados para evitar infecções recorrentes de escabiose.
A maneira de se livrar dos ácaros é lavar todos os itens grudados na pele com sabão de limpeza ou detergente antiácaros e água quente.
Para itens que não podem ser lavados, os itens podem ser colocados em um saco plástico lacrado e colocado em um local de difícil acesso por pelo menos 72 horas.
O uso de sabonete para sarna e cuidados com a pele é importante, especialmente para aqueles que vivem ou realizam atividades completas em ambientes comunitários fechados, como dormitórios, asilos, internatos islâmicos e prisões.
Isso é feito para evitar a rápida propagação da sarna em um ambiente isolado.