Quem não conhece a febre hemorrágica da dengue, ou o que costumamos chamar de DHF? A doença infecciosa é causada pelo vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Bem, um dos sintomas mais típicos da DHF é o aparecimento de manchas vermelhas ou erupções na pele. No entanto, ainda há muitas pessoas que interpretam mal as manchas vermelhas com outras doenças por causa de sua semelhança. Venha, saiba mais sobre as manchas vermelhas típicas da dengue ou dengue hemorrágica e como elas se diferenciam de outras doenças.
Compreendendo manchas vermelhas em pacientes com DHF
A febre hemorrágica da dengue ou DHF é uma doença causada pela infecção pelo vírus da dengue, que é transmitido por picadas de mosquito Aedes aegypti.
Quando uma pessoa é infectada com o vírus da dengue, os sintomas da dengue começam a aparecer 4 a 7 dias após ser picado por um mosquito pela primeira vez.
Esses sintomas podem incluir o seguinte.
- Febre alta repentina.
- Dor de cabeça e dor nos olhos.
- Dores musculares e dores nas articulações.
- Nausea e vomito.
- Aparecem manchas vermelhas ou erupção na pele.
Bem, um dos sintomas de DHF que ainda é freqüentemente encontrado é o aparecimento de manchas vermelhas na pele.
Manchas vermelhas ou erupções cutâneas preencherão o rosto, pescoço, tórax e, às vezes, também aparecerão nos braços e pernas.
Mesmo se a pele estiver esticada, as manchas vermelhas ainda serão visíveis.
Uma erupção na pele vermelha no início dos sintomas de DHF geralmente aparece de 2 a 5 dias após a febre.
A erupção que aparece neste período terá a forma de uma mancha avermelhada, que às vezes é acompanhada por várias manchas brancas no meio.
A erupção e manchas vermelhas geralmente diminuem por volta do 4º e 5º dias, até que desapareçam após o 6º dia.
Depois disso, novas manchas vermelhas aparecerão 3-5 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. O aparecimento dessas manchas é bastante enganador porque é semelhante a outras doenças, como o sarampo.
Por que aparecem as erupções e manchas vermelhas da dengue?
As erupções e manchas vermelhas que aparecem quando você tem dengue aparecem por vários motivos.
O primeiro é a resposta do sistema imunológico do paciente quando exposto ao vírus.
Quando o vírus da dengue infecta o corpo, o sistema imunológico reage em um esforço para erradicar o vírus.
Uma forma de reação que aparece é o aparecimento de erupções cutâneas e manchas. A segunda possibilidade é a dilatação dos capilares.
Os capilares estão localizados bem próximos à superfície da pele, de modo que as manchas vermelhas são muito fáceis de ver se os vasos estiverem dilatados.
No entanto, não se sabe exatamente o que causa a dilatação dos capilares. Esse fenômeno provavelmente está intimamente relacionado à diminuição dos níveis de plaquetas no sangue em pacientes com ICD.
Qual é a diferença entre manchas vermelhas de DHF e outras doenças?
Nos últimos anos, concordou-se que os sintomas clínicos da FHD variam, de modo que o desenvolvimento da doença é difícil de prever.
Isso ocorre porque os resultados das descobertas de casos em campo diferem das teorias existentes. Isso é o que causa os primeiros sintomas da FHD, às vezes difíceis de distinguir de algumas outras doenças.
Uma das doenças frequentemente mal interpretadas com os sintomas da DHF é o sarampo.
O próprio sarampo é uma doença infecciosa causada pelo paramixovírus, que é transmitido por contato com o ar (aerotransportado).
O sarampo também causa sintomas na forma de erupção na pele acompanhada por febre alta.
Então, como distingui-lo de manchas vermelhas ou erupções cutâneas em pacientes com DHF?
1. Tempo de aparecimento
O que distingue a erupção ou manchas vermelhas da dengue do sarampo é o momento em que aparecem. Os sintomas da dengue geralmente aparecem de 2 a 5 dias após o paciente ter sido exposto ao vírus pela primeira vez.
O primeiro sintoma que aparece geralmente é febre, e uma nova erupção aparecerá 2 dias após o paciente apresentar febre pela primeira vez.
Ao contrário da dengue, o sarampo leva de 10 a 12 dias para que os sintomas da febre apareçam pela primeira vez após a primeira exposição ao vírus.
Além disso, a erupção cutânea no sarampo geralmente aparece no 3º dia após o paciente ter febre e se multiplica no 6º e 7º dias. A erupção pode durar até 3 semanas.
2. Marcas abandonadas
As erupções cutâneas de DHF e de sarampo e manchas vermelhas desaparecem após 5-6 dias. No entanto, as marcas deixadas para trás geralmente serão diferentes.
Em pacientes com DHF, erupções e manchas que desaparecem não deixarão nenhuma marca.
Enquanto isso, o sarampo geralmente causa descamação da área da erupção, deixando marcas marrons na pele.
3. Sintomas acompanhantes
Manchas vermelhas e erupções cutâneas DHF também podem ser diferenciadas do sarampo com base em outros sintomas associados.
Embora ambos sejam caracterizados por febre alta, existem pequenas diferenças que você pode reconhecer.
Febre alta e erupção cutânea devido ao sarampo são geralmente acompanhadas por sintomas de tosse, dor de garganta, coriza e olhos vermelhos (conjuntivite).
No entanto, a erupção cutânea DHF não é acompanhada por esses sintomas.
O que fazer para tratar a dengue?
Se as erupções e manchas vermelhas que aparecem em sua pele forem confirmadas como sintomas de dengue, você deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto para dengue.
O motivo é que a dengue corre o risco de se tornar mais grave se não for tratada de maneira adequada, e ainda tem o potencial de causar complicações perigosas de FHD.
Você também pode tomar medidas para prevenir a dengue para que você e as pessoas próximas a você não contraiam essa doença.
A seguir estão as etapas recomendadas pelo Ministério da Saúde da República da Indonésia na prevenção da dengue hemorrágica.
- Executar as etapas da 3M (drenar reservatórios de água, fechar reservatórios de água e reciclar produtos usados).
- Polvilhe o pó de larvicida em reservatórios de água difíceis de limpar.
- Use repelente de mosquitos ou repelente de mosquitos.
- Use redes mosquiteiras enquanto dorme.
- Mantendo peixes predadores de larvas de mosquitos.
- Plante plantas repelentes de mosquitos.
- Regule a luz e a ventilação da casa.
- Evite o hábito de pendurar roupas e guardar itens usados em casa, que podem ser locais de concentração de mosquitos.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!