As opções de tratamento para o eczema (dermatite atópica) vêm em uma variedade de formas, desde procedimentos médicos até remédios totalmente naturais. A medicina tradicional não cura completamente o eczema. No entanto, esses ingredientes podem aliviar os sintomas e reduzir a vontade de coçar para que as feridas do eczema não piorem.
Que materiais você pode usar?
Vários medicamentos tradicionais para eczema
O tratamento do eczema geralmente usa drogas corticosteróides na forma oral ou tópica para reduzir a coceira e a inflamação. No entanto, os corticosteroides não devem ser usados em longo prazo, devido ao potencial de efeitos colaterais adversos.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem adelgaçamento e descoloração da pele em áreas frequentemente aplicadas ao medicamento. Portanto, para reduzir o risco, não são poucas as pessoas que alternam o tratamento médico do eczema com a medicina tradicional ou fitoterápica.
Aqui estão as opções medicinais tradicionais que você pode considerar:
1. Óleo de coco puro
Acredita-se que o óleo de coco puro seja um remédio tradicional para eczema porque contém vitaminas K e E e ácido láurico. Esses vários ingredientes podem aliviar a coceira e proporcionar um efeito refrescante na pele inflamada.
Além disso, as propriedades antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes do óleo de coco virgem também reduzem o risco de infecção no eczema. Você pode obter esses benefícios aplicando regularmente óleo de coco na pele afetada pelo eczema.
2. Cúrcuma
A cúrcuma é um dos ingredientes à base de plantas frequentemente usado como remédio natural para tratar os sintomas do eczema. Este benefício é famoso por suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.
Os dois trabalham juntos para ajudar a proteger as células do corpo de danos adicionais causados pela inflamação do eczema. Além disso, os antioxidantes da cúrcuma também ajudam a proteger o corpo contra infecções.
Basta misturar uma colher e meia de chá de açafrão com leite suficiente. Misture bem até a textura virar uma pasta ou creme. Aplique a mistura de açafrão na pele que coça. Repita duas vezes ao dia até que a vermelhidão e a coceira desapareçam.
Como alternativa, você também pode dissolver uma colher e meia de chá de açafrão em água fervente. Mexa por 10 minutos e deixe esfriar. Você pode beber esta solução ou enxaguar na área da pele com coceira.
3. Gel de aloe vera
Aloe vera tem uma série de propriedades que o tornam um remédio tradicional para eczema. Por exemplo, as substâncias antiinflamatórias nele contidas fornecem um efeito refrescante na pele que causa coceira e calor devido ao eczema.
A pele das pessoas com eczema geralmente fica seca e propensa a infecções. Outra vantagem do aloe vera é sua capacidade de manter a pele hidratada. Além disso, as propriedades antimicrobianas do aloe vera ajudam a prevenir novas infecções da pele.
Veja como tratar o eczema naturalmente usando gel de aloe vera.
- Pegue o extrato em gel das folhas frescas de aloe vera. Você também pode misturar o gel de aloe vera com um pouco de óleo de vitamina E para obter benefícios adicionais.
- Aplique o gel na pele problemática. Deixe o gel secar por conta própria e enxágue com água morna.
- Faça esta etapa duas vezes ao dia por algumas semanas até que os sintomas desapareçam.
4. Aveia
Além de ser bom para a digestão, aveia também contém antioxidantes, fenóis e várias outras substâncias antiinflamatórias que são benéficas para a pele. Acredita-se que essa propriedade antiinflamatória ajude a aliviar a coceira e a sensação de queimação na pele causadas pelo eczema.
Aveia Ele também contém boas gorduras e açúcares na forma de polissacarídeos, que são úteis para a saúde da pele. As gorduras são lubrificantes que ajudam a tratar a pele seca e escamosa, enquanto os polissacarídeos mantêm a pele hidratada e hidratada.
Manter a pele úmida é um dos princípios básicos do tratamento do eczema que não deve ser esquecido. Veja como aproveitar aveia como um remédio popular para eczema:
- Prepare um pedaço de pano fino e limpo e aveia seco. Despeje três colheres aveia no pano e amarre o pano como um pequeno pacote.
- Prepare a água que usará para o banho e, em seguida, coloque o pacote de pano em uma banheira cheia de água. Deixe de molho por cerca de 15 minutos.
- Use o pacote aveia É usado para esfregar as partes do corpo afetadas com eczema.
- Você também pode enxaguar o corpo com água do banho que se torna um pacote de imersão aveia.
Experimente tomar banho com aveia regularmente até que os sintomas desapareçam. Para obter os melhores resultados, deve-se usar água morna e evitar tomar banho por muito tempo. Esfregue o pacote também aveia suavemente para que a pele não sinta mais irritação.
5. Sal do Himalaia
O sal do Himalaia é um sal especial da Mina de Sal Khewra, localizada no sopé do Himalaia. A National Association of Eczema aprovou a eficácia deste sal como um remédio à base de plantas para aliviar vários sintomas do eczema.
O sal do Himalaia é rico em sódio, o que pode eliminar alguns resíduos pelos poros da pele. O sódio também retém a umidade para que as áreas da pele que tendem a ser secas e escamosas possam se tornar mais hidratadas e flexíveis.
Para usá-lo como um remédio natural para eczema, coloque 230 gramas (cerca de 1 xícara de carambola) de sal do Himalaia em uma banheira cheia de água. Mergulhe o corpo por 10 minutos para que os minerais do sal possam ser absorvidos completamente pela pele.
No entanto, não mergulhe em água quente. As altas temperaturas podem corroer a oleosidade natural da pele, tornando-a mais seca e piorando os sintomas do eczema. Use água morna ou morna para proteger a pele da umidade.
Após o banho, seque imediatamente todo o corpo dando tapinhas leves na pele. Tomar um banho de sal do Himalaia pode não curar completamente o eczema, mas pode ser invocado para reduzir a gravidade dos sintomas.
6. Probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que podem manter a função do sistema imunológico e reduzir a inflamação causada por reações alérgicas. Perturbações nestes dois mecanismos são frequentemente consideradas um fator que contribui para o eczema.
Os benefícios dos probióticos como remédio tradicional para eczema foram mencionados anteriormente em um estudo publicado no American Journal of Clinical Dermatology. Ingestão de probióticos, especialmente do tipo L. rhamnosus, ajuda a prevenir o aparecimento de eczema.
Mesmo assim, as descobertas acima ainda convidam prós e contras. Um estudo da revista Allergy and Immunology em 2010 mostrou que a eficácia dos probióticos como remédio natural para o eczema ainda não foi comprovada.
Apesar dos achados, o consumo de probióticos é basicamente benéfico e não prejudicial. Portanto, se você deseja experimentar probióticos para tratar o eczema naturalmente, não há nada de errado em consumir iogurte ou outros produtos fermentados.
7. Óleo da árvore do chá
Óleo da árvore do chá tem muitos benefícios para a pele, inclusive para pessoas com eczema. Um estudo de 2011 descobriu que óleo da árvore do chá acaba sendo mais eficaz na redução dos sintomas de eczema do que medicamentos tópicos contendo óxido de zinco ou óxido de zinco butirato de clobetasona.
Contudo, óleo da árvore do chá Pure não deve ser aplicado diretamente na pele porque pode piorar os sintomas do eczema. Misture 1-2 gotas óleo da árvore do chá com 12 gotas de óleo solvente, como óleo de coco ou azeite de oliva, aplique na pele.
8. Óleo de jojoba
Um estudo de 2017 mostrou que o óleo de jojoba tem propriedades antiinflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas do eczema. Este medicamento tradicional para eczema também pode auxiliar no tratamento médico porque está comprovado que ajuda a absorver medicamentos tópicos.
O conteúdo de éster de cera também estimula a reparação da camada protetora da pele e bloqueia a umidade. É por isso que o óleo de jojoba não é benéfico apenas para pessoas com eczema, mas também para dermatite seborréica, acne e outros problemas de pele.
9. Óleo de semente de girassol
Quem sofre de eczema geralmente se queixa de pele seca, inflamada e escamosa. O óleo de semente de girassol pode ajudar neste problema graças ao seu alto teor de antiinflamatórios, antioxidantes e ácido linoléico.
Essas substâncias atuam diretamente nas células dos queratinócitos da pele. Essas células desempenham um papel direto na formação da camada mais externa da pele. O uso regular de óleo de semente de girassol pode fortalecer as células dos queratinócitos para que a pele também seja protegida.
Basicamente, os ingredientes tradicionais não são medicamentos que curam o eczema instantaneamente. No entanto, esses ingredientes têm ingredientes que ajudam a aliviar queixas comuns, como pele seca, com coceira ou vermelha.
Os medicamentos para eczema natural geralmente não têm efeitos colaterais graves, desde que não sejam usados em excesso. No entanto, também existem aqueles cujas queixas estão piorando com o uso de medicamentos fitoterápicos.
Para que o tratamento seja mais adequado e seguro, você também deve consultar um dermatologista regularmente para entender os benefícios e riscos.