Lista de medicamentos para alergia alimentar que são facilmente adquiridos nas farmácias

Uma alergia alimentar é uma reação anormal que o corpo produz porque o sistema imunológico erroneamente percebe a ingestão de certos alimentos como substâncias nocivas. Quais são os tratamentos e medicamentos para alergias alimentares que podem resolver rapidamente os sintomas?

Medicamento para tratar alergias alimentares

Alguns alimentos que causam alergias incluem ovos, leite, frutos do mar, nozes, trigo e certos vegetais e frutas. Comer esses alimentos, intencionalmente ou não e em pequenas ou grandes porções, pode fazer com que o sistema imunológico libere histamina.

A liberação de grandes quantidades de histamina faz com que o corpo reaja negativamente, desencadeando a inflamação. O efeito inflamatório causa sintomas de alergia alimentar na forma de nariz escorrendo, coceira por todo o corpo, inchaço dos lábios, língua, olhos, náuseas, vômitos e diarreia.

Em algumas pessoas, as alergias alimentares também podem causar falta de ar ou emitir um som, também conhecido como respiração ofegante.

Se você tem reações frequentes e foi diagnosticado com alergia, existem vários tratamentos que podem ser feitos para tratar as alergias, para que elas não piorem e levem à anafilaxia.

Beber drogas

Uma das primeiras coisas a fazer quando você começa a sentir sintomas de alergia alimentar é tomar medicamentos. A medicação pode aliviar os sintomas de forma rápida e eficaz. A seguir estão os medicamentos geralmente recomendados para tratar reações alérgicas a alimentos.

1. Anti-histamínicos

Se você tem alergia alimentar, um anti-histamínico é um daqueles medicamentos que você deve levar para qualquer lugar. Os anti-histamínicos atuam para interromper a produção de histamina, o que desencadeia os sintomas de alergia.

Alguns exemplos de medicamentos anti-histamínicos são difenidramina, cetirizina, loratadina e fexofenadina. Este medicamento pode ser adquirido sem receita nas farmácias, embora em certos casos possa haver necessidade de receita médica.

Alguns dos efeitos colaterais comuns dos anti-histamínicos com os quais você deve estar atento são sonolência, dor de cabeça, estômago embrulhado e boca seca. Tome o seu medicamento conforme descrito na embalagem do medicamento ou conforme aconselhado pelo seu farmacêutico ou médico.

Os anti-histamínicos costumam ser usados ​​como medicamento básico no tratamento de alergias alimentares. No entanto, nem todos os sintomas podem ser completamente superados com anti-histamínicos. Você pode precisar de outros medicamentos de coadministração que funcionem com os anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

2. Corticosteróides

Corticosteróides ou esteróides são medicamentos que os médicos costumam prescrever junto com anti-histamínicos para tratar alergias alimentares

Os medicamentos esteróides atuam no tratamento de nariz entupido e / ou escorrendo, espirros e coceira devido a alergias. Os esteróides também são úteis para aliviar o inchaço dos lábios, língua, olhos e outras partes do corpo como uma reação alérgica.

Alguns exemplos de corticosteroides comuns para tratar alergias alimentares são os seguintes.

  • Prednisolona e metilprednisolona em comprimidos e suspensão.
  • Esteroides inalatórios para sintomas relacionados à asma.
  • Betametasona na forma de um medicamento tópico para aliviar a coceira e erupções cutâneas vermelhas.
  • Fluorometolona na forma de colírio, para aliviar olhos vermelhos lacrimejantes.
  • Budesonida e furoato de fluticasona para aliviar a congestão nasal, espirros e coriza.

3. Descongestionantes

Além de esteróides e anti-histamínicos, seu médico pode prescrever descongestionantes como a pseudoefedrina se sua alergia alimentar causar nariz entupido e coriza. Este medicamento para alergia alimentar está disponível na forma de comprimidos, líquidos, gotas e sprays nasais.

Os descongestionantes atuam para desinflar o inchaço nos vasos sanguíneos do nariz que faz com que as vias respiratórias fiquem bloqueadas. No entanto, os descongestionantes não podem ajudar a aliviar os sintomas de espirros ou coceira no nariz.

Vários testes e exames para diagnosticar alergias alimentares

4. Estabilizador de mastócitos (mastócitos)

Os mastócitos são glóbulos brancos do sistema imunológico responsáveis ​​por responder aos alérgenos até que o corpo reaja.

Os estabilizadores de mastócitos são drogas que impedem o corpo de liberar histamina. Os médicos geralmente prescrevem esse medicamento quando os medicamentos comuns para alergia, como os anti-histamínicos, não funcionam bem.

Os estabilizadores de mastócitos geralmente serão prescritos por um médico se você tiver sintomas de rinite (nariz entupido) e conjuntivite (olhos vermelhos com coceira). Este medicamento é seguro para uso por vários dias até que os sintomas melhorem, mas não é recomendado usá-lo por muito tempo.

5. Medicamentos antidiarreicos

A diarreia é um sintoma de uma alergia alimentar que pode surgir em algumas pessoas. Se a diarreia não for tratada, esse problema digestivo pode fazer com que você fique fraco por causa da desidratação.

Portanto, para superar os sintomas dessa alergia alimentar, você pode usar um remédio para diarréia genérico na farmácia. No entanto, medicamentos como loperamida (Imodium) e subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol) podem ser prescritos pelo seu médico se os sintomas de alergia alimentar o fizerem ter diarreia severa, por exemplo, até que as fezes saiam apenas líquidas.

A loperamida atua diminuindo a velocidade do movimento das fezes ao longo dos intestinos, permitindo que o excesso de líquido seja absorvido pelo corpo. Enquanto isso, o subsalicilato de bismuto funciona equilibrando a quantidade de líquido nos intestinos. Como resultado, as fezes resultantes serão mais densas e duras.

6. Apaziguadores de náusea (antieméticos)

As alergias alimentares também podem causar náuseas e, eventualmente, vômitos. Se você sentir esses sintomas, seu médico pode prescrever um analgésico (antiemético) como o subsalicilato de bismuto com a marca Kaopectate ou Pepto-Bismol.

Por outro lado, os medicamentos anti-histamínicos, como o dimenidrinato, também podem ajudar a prevenir ou aliviar náuseas e vômitos. Esses anti-histamínicos funcionam bloqueando as mensagens para a parte do cérebro que controla as náuseas e os vômitos.

7. Inibidor de leucotrieno

Os inibidores de leucotrienos são medicamentos prescritos que bloqueiam a liberação de leucotrienos, outras substâncias químicas que o corpo produz para desencadear uma reação alérgica. Este medicamento pode aliviar os sintomas de alergias alimentares na forma de congestão nasal, coriza e espirros.

Infelizmente, essa droga tem efeitos colaterais que podem afetar a psicologia do usuário, como irritabilidade, ansiedade, insônia, depressão e até alucinações.

Injeção de adrenalina, para alergias alimentares graves

Em certos casos, comer pequenas quantidades de alimentos alergênicos pode desencadear uma reação grave chamada choque anafilático. O choque anafilático pode aparecer rapidamente com sintomas que parecem imediatamente graves e agravantes.

O choque anafilático pode ser fatal se não for tratado imediatamente. Para isso, é necessário um medicamento especial para alergia na forma de injeção de epinefrina. O choque anafilático é muito suscetível de ocorrer em pessoas com alergia a amendoim.

Ao experimentar uma reação anafilática, as injeções da adrenalina podem ajudar a aumentar o trabalho respiratório, aumentar a pressão arterial, estabilizar a frequência cardíaca e reduzir o inchaço durante as alergias.

Este medicamento para alergia alimentar só é prescrito por um médico especialista, e não é de venda livre no mercado. Guarde a injeção em local fresco, longe da luz solar, e não na geladeira. Isso ocorre porque a exposição a temperaturas excessivas pode alterar o conteúdo do medicamento. Não se esqueça de prestar atenção também ao prazo de validade do medicamento toda vez que desejar utilizá-lo.

O efeito desse medicamento é rápido, mas não dura muito para tratar sintomas graves de alergia alimentar. Se você ou outra pessoa melhorar imediatamente após a injeção de epinefrina, você ainda deve ser levado ao médico para exames e tratamento adicionais.

Prevenção de reações alérgicas a alimentos, em casa e em restaurantes

Imunoterapia

Outra opção para o tratamento de alergias alimentares é a imunoterapia. Observe que a imunoterapia não visa curar alergias completamente, mas este tratamento irá aliviar sua condição alérgica.

O tratamento se concentra em tornar o corpo mais acostumado à exposição às alergias, depois espera-se que o corpo não produza mais uma reação muito severa. Além disso, você também pode tomar menos medicamentos para alergia depois de se submeter a esse método.

Alguns tipos de tratamentos de imunoterapia são:

  • Imunoterapia injetável (SCIT). As injeções de alergia são a forma mais comum e eficaz de imunoterapia contra alergia. Essas injeções ajudarão a alterar o sistema imunológico, o que impedirá o desenvolvimento de alergias e asma. As injeções serão feitas 1-2 vezes por semana por um período de seis meses.
  • Imunoterapia sublingual (SLIT). A SLIT é feita colocando um comprimido contendo um alérgeno sob a saliva. Depois disso, a droga será absorvida pelo corpo. Os comprimidos podem reduzir os sintomas criando resistência aos efeitos do alérgeno. Infelizmente, os comprimidos tratam apenas um tipo de alergia e não podem impedir o desenvolvimento de novas.

Tratamento de alergia alimentar em casa

Além dos medicamentos ou dos prescritos por um médico, você também pode tomar algumas medidas para aliviar a reação alérgica que sentir. Aqui estão as várias opções.

Aplicar creme de alívio de coceira

Freqüentemente, uma reação alérgica alimentar causa sintomas como coceira ou erupção na pele. Na verdade, se aparecer, muitas vezes você não consegue resistir a coçá-lo. No entanto, esse método realmente faz a pele coçar mais e pode causar ferimentos ou até irritação.

Para superar isso, é melhor aplicar imediatamente o creme na área com coceira. Os tipos de cremes usados ​​com frequência são os corticosteroides tópicos e a loção de calamina.

Assim como os corticosteroides orais, este medicamento tópico também contém esteroides que atuam no alívio da inflamação da pele que provoca a coceira. Enquanto a loção de calamina protege a pele com seu conteúdo adstringente que pode reduzir a coceira. Você pode encontrar loção de calamina nas farmácias.

Além de corticosteroides tópicos e calamina, você também pode usar hidratantes que podem acalmar a pele, como o gel de aloe vera. Para uma alternativa mais prática, coloque um pano umedecido em água fria ou uma bolsa de gelo sobre a pele com coceira por 10 minutos.

Depois disso, use roupas mais largas e que absorvam o suor para evitar que a irritação na pele piore.

Mergulhe em água morna

Outra forma que pode ser feita como tratamento para reações alérgicas a alimentos é mergulhar em água morna. Isso ajudará a reduzir a coceira excruciante quando a reação ocorrer. Além de aliviar a coceira na pele, a imersão em água morna também deixa o corpo mais relaxado.

Lembre-se de que a água usada é água morna e não água quente. A água quente só vai agravar a irritação e ressecar a pele.

Beber água

Algumas pessoas experimentam reações alérgicas, como náuseas ou vômitos, após consumir alimentos desencadeadores. Também há pessoas que têm diarreia. Se sentir isso, além de tomar analgésicos, você também deve ajudar bebendo água suficiente.

Seu corpo excreta muitos fluidos quando você tem diarréia ou vômito, isto é, quando você está mais suscetível à desidratação. Portanto, certifique-se de que suas necessidades de fluidos são suficientes bebendo mais água.