Revele 4 benefícios da espirulina para a saúde corporal

Talvez você já tenha ouvido falar com frequência sobre suplementos nutricionais para melhorar a saúde do corpo que vêm da espirulina. O motivo é que a fonte deste suplemento é prevista como "superalimentotambém conhecido como super alimento que tem muitas propriedades boas para o seu corpo. O que exatamente é espirulina? Quais são os benefícios da espirulina para a saúde?

O que é espirulina?

A espirulina, ou comumente chamada de alga verde azulada (cianobactéria), é um tipo de organismo que cresce tanto em água doce quanto salgada. A espirulina é um tipo de planta que tem a forma de uma espiral. Como as plantas em geral, a espirulina também pode produzir energia a partir da luz solar por meio do processo de fotossíntese.

A espirulina existe há séculos e há muito tempo é usada por seu conteúdo nutricional pelos astecas na América Central, especificamente no México, como ingrediente alimentar. Além disso, nesta era moderna, a espirulina ainda é amplamente utilizada em várias formas processadas, como suplementos, máscaras faciais e até mesmo Latte café.

Existem muitos tipos diferentes de espirulina. No entanto, dois deles podem ser usados ​​em preparações alimentares, nomeadamente espirulina platensis (Arthrospira platensis) e espirulina máxima (Arthrospira maxima).

Quais são os benefícios da espirulina para a saúde?

1. Rico em vários nutrientes

Os nutrientes contidos na espirulina são sem dúvida. Esses organismos são ricos em vários nutrientes essenciais para o corpo. Entre eles contêm aminoácidos, vitamina A, vitamina B12, B1, B2, B3, B6 e vitamina E.

O teor de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês e selênio também contribui para a "riqueza" desta planta. Assim, você não precisa mais duvidar dos benefícios da espirulina.

2. Reduz os níveis de LDL e triglicerídeos

De acordo com a página Very Well, existem vários estudos que mostram que a espirulina é capaz de manter os seus níveis de colesterol e triglicéridos dentro dos limites normais. A razão é que a espirulina contém o nutriente C-ficocianina. Esta substância desempenha um papel na digestão da gordura. Além disso, o conteúdo gama-linoléico na espirulina pode afetar a produção de gordura no corpo.

Além disso, acredita-se que o consumo de produtos à base de espirulina seja capaz de reduzir o colesterol total, o LDL ou o colesterol ruim e os triglicerídeos. Além disso, a espirulina pode até aumentar os níveis de HDL ou colesterol bom.

Existem estudos que visam níveis elevados de colesterol no corpo, mostrando uma redução nos níveis de triglicerídeos em 16,3 por cento e no LDL em cerca de 10,1 por cento pelo consumo diligente de um grama de espirulina por dia, relatado pela Healthline.

3. Reduzindo os níveis de pressão arterial

A hipertensão é um dos fatores que desencadeiam o surgimento de várias doenças perigosas, como ataque cardíaco, insuficiência renal e acidente vascular cerebral. No entanto, agora você se deparou com vários tratamentos alternativos que podem melhorar a saúde, incluindo aqueles com hipertensão.

Uma pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México afirma que existem outros benefícios da espirulina que são úteis para aqueles de vocês que podem ter pressão alta. A razão é que esse tipo de planta é capaz de baixar os níveis de pressão arterial, consumindo regularmente 4,5 gramas de espirulina por 6 semanas.

4. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Um dos benefícios da espirulina para a saúde que é uma pena perder é o controle dos níveis de açúcar no sangue. Claro que isso é muito útil, especialmente para aqueles que têm diabetes. Não é uma tarefa fácil manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos limites normais, porque existem várias coisas que podem afetar as alterações nos níveis de açúcar no sangue no corpo.

No entanto, consumir espirulina processada pode ser uma forma de prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue. Pesquisa da Escola de Ciências Farmacêuticas da China disse que o conteúdo de fibra e ácido gama linoléico, além de ser capaz de diminuir os níveis de colesterol, também pode diminuir os níveis de glicose no sangue.

É importante que você se lembre de que a espirulina não pode substituir completamente os medicamentos para distúrbios de gordura, hipertensão e diabetes. Para isso, você ainda precisa consultar um médico para obter o melhor tratamento. Além disso, antes de usar suplementos de espirulina, você deve primeiro consultar o seu médico ou fitoterapeuta.