Corrida: fatos e mitos e seus benefícios para a saúde

Você certamente sabe que os exercícios são muito benéficos para a saúde do corpo. Bem, um tipo de exercício fácil e simples é correr. Sim, esse esporte é a escolha da maioria das pessoas que estão ocupadas ou querem aprender a se acostumar com os esportes.

Infelizmente, ainda há muita desinformação sobre esse tipo de exercício para os pés. Para não sermos consumidos por tais informações prejudiciais, vamos dar uma olhada na seguinte análise.

Fatos e mitos sobre corrida

Embora seja bastante fácil e possa ser feito por todos os grupos, ainda existem muitas pessoas que não entendem realmente o mundo da corrida. Curioso? Venha, verifique e verifique novamente os mitos e fatos sobre este esporte.

1. Fato: “Correr é diferente de correr”

Como a noz de areca cortada pela metade, muitos pensam que esses dois esportes são semelhantes. Se você prestar atenção, correr requer um nível mais alto de condicionamento físico geral do que correr.

Correr exige que você se mova mais rápido, usa mais energia e exige que seu coração, pulmões e músculos trabalhem mais do que correr.

2. Fato: “Correr é uma forma de exercício aeróbio”

Você pode estar familiarizado com o termo exercício aeróbio. Normalmente, este termo está mais associado ao termo exercício aeróbio. No entanto, você precisa saber que correr é um tipo de exercício aeróbio. Por quê?

O exercício aeróbico é um tipo de exercício físico que estimula a frequência respiratória e cardíaca mais rápida durante uma sessão de exercícios. Quando sua frequência respiratória e cardíaca aumentam, você precisa de mais oxigênio. Se você pensar bem, o efeito é o mesmo quando você está correndo, certo?

Além da corrida, outros tipos semelhantes de exercício são exercícios no solo, caminhada rápida, natação, ciclismo e levantamento de peso.

3. Fato: “Corra mais rápido e por mais tempo, queime mais calorias”

O exercício pode queimar a energia do corpo. Se as calorias do corpo você deseja queimar mais, então você tem que aumentar a intensidade. Veja a corrida de 13 km, por exemplo.

Se uma pessoa que pesa 100 kg percorre essa distância correndo, ela pode queimar cerca de 150 calorias. Para uma pessoa com 54 kg, ela pode queimar cerca de 82 calorias. Isso significa que, quanto mais em forma está o corpo, menos calorias você queimará na mesma distância.

4. Mito: “Deve-se beber bebidas esportivas após ou durante o exercício”

As bebidas esportivas contêm calorias e eletrólitos que ajudam na corrida. A razão é que o conteúdo da bebida irá repor os fluidos corporais perdidos de modo a evitar que seu corpo fique cansado e fraco.

No entanto, esse tipo de bebida é mais benéfico para sessões de corrida que duram mais de uma hora. Se você correr por apenas 30 minutos ou menos de 1 hora, água pura é a melhor escolha. Por quê?

A energia que você usa para correr por 30 minutos não é desperdiçada o suficiente, então não há necessidade de beber bebidas esportivas com alto teor calórico.

5. Mito: “Não há necessidade de aquecimento antes do treino”

A corrida é um tipo de esporte com uma intensidade bastante alta. Portanto, exercícios de aquecimento adequados são altamente recomendados. No entanto, os exercícios de aquecimento ou alongamento recomendados não são alongamentos estáticos, que são uma forma de relaxar os músculos mantendo o movimento por alguns segundos.

Os exercícios de aquecimento são melhores para correr, pelo menos durante 5 a 10 minutos. Isso dá aos músculos mais tempo para se ajustarem ao treino mais tarde. Estes são conhecidos como exercícios de alongamento dinâmico, que consistem em investidas, balanços de perna, ou chutes na bunda.

6. Mito: “É seguro correr todos os dias”

“Portanto, faça exercício regularmente”, poderá ouvir frequentemente este conselho de médicos ou de anúncios de serviços de saúde. Mesmo que seja verdade, muitas pessoas entendem mal. Feito regularmente, não interpretado como sendo feito todos os dias, mas feito de forma contínua ou contínua.

Então, você pode correr todos os dias? Melhor não, muito menos feito por iniciantes. Você precisa saber que, durante o exercício, alguns músculos do corpo são danificados. Para se recuperar, os músculos precisam de tempo.

Se você quer que este exercício valha a pena, faça-o também treinamento cruzado. A corrida não inclui apenas movimentos repetitivos das pernas; seus músculos e resistência precisam aumentar para poder cobrir distâncias mais longas. Para isso, tente combinar exercícios com natação, ciclismo, levantamento de peso ou outros tipos de exercícios.

Os benefícios de correr que são uma pena perder

Além de não exigir determinados equipamentos, a corrida é, na verdade, saudável para o corpo como um todo. Quais são os benefícios? A seguir estão os benefícios de correr de acordo com vários estudos, tais como:

1. Coração saudável

Quanto mais rápido você corre, mais oxigênio você precisa. Bem, o oxigênio fluirá com o sangue e será bombeado pelo coração por todo o corpo.

Além de facilitar a circulação sanguínea, correr de acordo com estudos também pode reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (níveis de LDL) e pode aumentar os níveis de colesterol "bom" para que seja saudável para o coração.

2. Os músculos das pernas estão ficando mais fortes

De acordo com o mesmo estudo, a corrida também melhora a função e a força dos músculos das pernas. Quanto mais rápido você for, mais flexíveis seus músculos serão. Além disso, a capacidade dos músculos de atender ao suprimento de oxigênio durante o exercício também aumentará.

3. Gerenciar o estresse

Beber café à tarde ou à noite dificulta o sono. No entanto, esse não é o único motivo. Muitos não percebem que o estresse geralmente causa problemas para dormir à noite. Quer seja dormir muito tarde da noite, frequentemente acordar durante o sono e ter dificuldade em adormecer novamente se acordar no meio da noite.

Para melhorar o sono é claro que você tem que aguentar o estresse, certo? Bem, uma maneira é fazer exercícios aeróbicos, como correr regularmente.

Um estudo mostrou que adolescentes que correram todas as manhãs por 30 minutos durante 3 semanas, experimentaram um aumento em sua função psicológica. Além disso, eles também acham mais fácil dormir à noite. O efeito também os torna menos sonolentos e mais concentrados durante o dia e um melhor humor.

4. Manter o peso

Se você for preguiçoso para mover o alias mager, as calorias dos alimentos que você consome irão se acumular. Como resultado, você pode ganhar peso. Se não for verificado, o aplicativo “Estilo de vida sententário” isso pode aumentar o risco de muitas doenças crônicas, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Bem, escolher esportes, como correr, pode ajudá-lo a queimar calorias não utilizadas. Dessa forma, o acúmulo de gordura e calorias extras poderá ser evitado e seu peso ficará mais controlado.

Coisas para preparar antes de correr

Como qualquer esporte, correr também pode causar lesões. Especialmente se você for um iniciante, há várias coisas que você precisa se preparar e prestar atenção antes de fazer este exercício aeróbio, a saber:

1. Escolha os sapatos certos

Quais são algumas das queixas mais comuns que os corredores enfrentam? Além das dores no corpo, alguns de vocês devem ter sentido os pés doloridos. Sabe porque? Sim, seus sapatos podem ser o problema.

Ao correr, você confia muito na força das pernas para suportar o peso do corpo e na pressão dos pés no chão. Para isso, não escolha calçados descuidados, prepare calçados próprios para corrida. Em seguida, verifique o fundo de borracha antes de usar. Se estiver muito fino, é hora de você trocar os sapatos por novos.

Além do tipo certo de sapato, certifique-se de que o tamanho do sapato não seja muito estreito ou grande. Sapatos estreitos aumentam o risco de bolhas nos pés. Em vez de fortalecer os músculos das pernas, você se sentirá desconfortável ao andar devido a bolhas causadas por sapatos estreitos. Por outro lado, se os sapatos forem muito grandes, você cairá com mais facilidade. Muito perigoso, certo?

2. Não faça exercícios durante o dia

Qual é a melhor hora para fazer exercícios? De manhã ou à noite é a melhor escolha para você se exercitar, incluindo exercícios aeróbicos. Portanto, nunca se exercite durante o dia fora de casa.

O sol escaldante não trará bons benefícios para o corpo. Além de queimar a pele, o calor pode fazer seu corpo suar mais.

Como resultado, o fluido no corpo será muito reduzido e pode ocorrer desidratação. Se você pretende fazer este exercício aeróbico durante o dia, você deve optar por fazer a esteira.

3. Não se esqueça de descansar

Tentar manter seu corpo saudável correndo definitivamente te deixa animado, certo? Mesmo se você estiver muito entusiasmado com os exercícios, não se deixe forçar. Se você se sentir cansado, descanse e relaxe os músculos.

Correr por muito tempo pode causar uma lesão no tendão da coxa. Essa lesão fará com que a área atrás da coxa até a panturrilha sinta dor. Além disso, em alguns casos graves, lesões nos tendões da coxa também podem fazer com que uma pessoa não consiga ficar de pé e precise descansar até que sua condição se recupere.

4. Atenda às necessidades nutricionais

O exercício requer muita resistência. Para isso, não deixe seu estômago esvaziar quando quiser se exercitar. Isso pode causar fadiga, níveis baixos de açúcar no sangue e dores de cabeça. Sempre prepare alimentos para o fornecimento de energia, como:

  • Ovos mexidos com um copo de leite
  • Batata-doce assada ou cozida no vapor e um copo de leite
  • Iogurte coberto com frutas e nozes
  • Sanduíche de vegetais com frango magro

Evite alimentos ricos em gordura, como bananas fritas ou batatas fritas, bem como alimentos ricos em fibras, como brócolis ou couve-flor. Então, à margem dos exercícios aeróbicos, sempre prepare água para beber, lanchonetes, ou bananas para repor as energias e prevenir a fadiga.

5. Não se esqueça de aquecer

Além de encontrar o calçado certo e descansar entre as modalidades, você também precisa se aquecer para não se machucar. Lesões nos isquiotibiais também podem ocorrer porque você corre repentinamente sem relaxar os músculos do corpo. Bem, o alongamento dinâmico é a melhor escolha a fazer antes de praticar esportes.

Esse alongamento ajuda a preparar os músculos antes de correr. Faça este exercício por 10 minutos. Alguns dos movimentos recomendados antes de fazer este exercício de perna incluem:

1. Investidas ambulantes

Esse movimento abre os principais músculos usados ​​durante a corrida, especialmente os músculos ao redor das coxas e quadris. Para praticar esse movimento, siga estas etapas:

  • Posicione o corpo em pé
  • Então, dê um passo à frente
  • Em seguida, dobre o joelho da perna da frente a 90 graus e o joelho de trás quase tocando sua mão
  • Segure por alguns segundos e volte à posição normal do corpo
  • Repita o movimento com a perna diferente por 10 vezes (5 vezes a perna direita e 5 vezes a perna esquerda)

2. Alongamento do flexor do quadril ajoelhado

Se você passar muito tempo sentado o dia todo, os músculos ao redor do quadril ficarão rígidos. Isso às vezes causa dores nas costas. Para evitar isso ao correr, é melhor fazer o alongamento dos flexores do quadril ajoelhado primeiro. Siga os passos abaixo:

  • Posicione seu corpo ereto
  • Dê um passo à frente em um ângulo de 90 graus
  • Não deixe a outra perna atrás de você dobrar, deixe-a puxar para frente.
  • Mantenha seu corpo equilibrado, levantando ambas as mãos
  • Segure por alguns segundos e depois retorne à posição inicial
  • Repita o movimento com a perna diferente por 10 vezes (5 vezes a perna direita e 5 vezes a perna esquerda)

3. alongamento lateral

Correr sem aquecimento pode causar dores no corpo, impedindo-o de se mover alongamento lateral. Como? Siga as etapas da seguinte maneira:

  • Faça uma posição corporal em pé
  • Aponte as mãos para cima, bem próximo às orelhas
  • Em seguida, empurre a parte superior do corpo para a direita seguido pelos braços na mesma direção e a cabeça inclinada
  • Mantenha a parte inferior do corpo reta
  • Segure por duas respirações profundas
  • Então, faça isso com o mesmo movimento para a esquerda

4. Círculo de quadril

Os ossos do quadril sustentam seu corpo quando você corre. Portanto, para evitar lesões nos ossos e articulações nesta área, círculos de quadril. Siga as etapas para praticar este movimento, a saber:

  • Fique de pé
  • Coloque as mãos nos quadris e afaste os pés na largura dos ombros
  • Em seguida, gire a cintura em um círculo, como jogar hula hop
  • Gire em uma direção primeiro e depois na outra
  • Em cada direção, dê 6 a 10 voltas