“Font-weight: 400;”>Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.
O uso de máscaras para prevenir a transmissão de COVID-19 é alegadamente ineficaz se aqueles que as usam forem pessoas saudáveis. Em vez de usar máscaras, as pessoas são aconselhadas a manter a higiene pessoal e limitar o contato com pessoas doentes. A razão é que a propagação de algumas doenças causadas pelo coronavírus não passa pelo ar ( aerotransportado ), mas gotícula .
Propagação de doenças pelo ar e gotícula frequentemente associados entre si. Embora semelhantes, os dois têm algumas diferenças. A capacidade de transmissão, a distância de propagação e a doença transmitida também podem diferir entre os dois. Então, quais são as diferenças?
Conheça os vários métodos de propagação de doenças
Bactérias, vírus e outros germes causadores de doenças podem ser transmitidos de várias maneiras. A transmissão de doenças no mundo médico é conhecida como transmissão. Cada tipo de germe pode se espalhar por diferentes métodos de transmissão.
Lançamento da American Animal Hospital Association, até o momento sabe-se que existem cinco tipos de transmissão, a saber:
- Contato direto com os tecidos ou fluidos corporais do paciente. Os germes das doenças entram no corpo de uma pessoa saudável pelos olhos, pela boca ou por feridas abertas.
- Por via aérea, seja diretamente ( aerotransportado ) ou gotícula . Espalhe pelo ar e gotícula geralmente ocorre em doenças do trato respiratório.
- Via oral a partir de alimentos, água ou superfícies de itens contaminados. Os germes são geralmente encontrados nas fezes, urina ou saliva dos pacientes.
- Por meio de vetores, ou seja, seres vivos que podem espalhar doenças como mosquitos, pulgas, ratos e assim por diante.
- Zoonoses, que significa de animais para humanos. A transmissão zoonótica pode ocorrer por contato direto, aéreo, vetorial ou oral.
Dos vários tipos de transmissão, a propagação por contacto direto é a mais comum e o risco é muito elevado. No entanto, a propagação aérea também precisa ser observada porque pode cobrir muitas pessoas ao mesmo tempo.
Diferenças na propagação de doenças pelo ar e gotícula
A propagação de doenças pelo ar ocorre quando uma pessoa doente fala, tosse ou espirra, expelindo partículas germinativas de seu corpo. Os germes então voam pelo ar e se fixam nos olhos, boca ou nariz de pessoas saudáveis.
Se os germes se espalharem pelo ar, a transmissão da doença pode ocorrer mesmo que o paciente não tenha contato direto com uma pessoa saudável. Na verdade, os germes podem se espalhar no ar quando o paciente expira.
Como os germes podem sobreviver no ar, a transmissão aérea tende a ser difícil de controlar. É por isso que a doença aerotransportado como a varicela e a tuberculose, são mais difíceis de prevenir e tratar. A transmissão também é bastante rápida e cobre uma ampla área.
Propagação de doenças pelo ar e gotícula frequentemente considerado o mesmo. Porém, há uma diferença entre os dois. Espalhe por gotícula ocorre quando uma pessoa doente tosse ou espirra, causando respingos de líquido gotícula ) contém germes.
Se um respingo de líquido contendo germes entrar nos olhos, boca ou nariz de uma pessoa saudável, essa pessoa pode contrair a doença. Esse método de transmissão ocorre em resfriados, infecção por Ebola e COVID-19, que atualmente é endêmico em vários países.
Antes do COVID-19, os surtos mais graves semelhantes à propagação do SARS-CoV-2 eram MERS e SARS. Essas duas doenças que atacam o sistema respiratório também são conhecidas por se espalharem por gotícula , não ar. Por exemplo, SARS e MERS se espalham por meio do contato pessoal próximo.
No entanto, a OMS recentemente apelou aos trabalhadores médicos para aumentarem sua vigilância, porque acredita-se que o vírus COVID-19 seja capaz de sobreviver no ar. Embora o poder do vírus possa não ser capaz de infectar outras pessoas, você ainda precisa estar vigilante, mantendo distância.
Desdobramento, desenvolvimento gotícula geralmente limitado a um metro. Contudo, gotícula Ele também pode aderir à superfície de objetos, especialmente maçanetas, telefones celulares e corrimões. Você corre o risco de contrair a doença se tocar em itens contaminados e depois tocar nos olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos com sabão.
Previna a propagação de doenças pelo ar e gotícula
Doença aerotransportado Na verdade, é muito difícil de prevenir, mas você pode reduzir o risco de contrair COVID-19 realizando as seguintes etapas:
- Limitando o contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de COVID-19.
- Fique em casa quando não estiver se sentindo bem.
- Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar. Se você não tiver um lenço de papel, use a manga para cobrir a boca e o nariz.
- Use uma máscara se você tiver que estar no meio de uma multidão.
- Não toque em seu rosto ou em outras pessoas antes de lavar as mãos.
- Lave as mãos regularmente por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de tossir ou espirrar.
Você também pode fazer uma maneira semelhante para prevenir a transmissão de doenças por meio de: gotícula . No entanto, a melhor maneira de prevenir isso é lavar as mãos regularmente e limitar o contato próximo com pessoas doentes.
COVID-19 também se espalha através gotícula . A distância de transmissão é muito limitada, então uma pessoa deve estar a menos de 2 metros do paciente para ser infectada. É por isso que você pode prevenir o COVID-19 da mesma forma que pode prevenir a gripe, o resfriado e outras doenças transmitidas por transmissão semelhante.
Enquanto isso, o uso de máscaras é recomendado para pessoas que estão doentes e correm o risco de infectar outras pessoas. Se o seu corpo estiver saudável o suficiente, você pode se proteger lavando as mãos regularmente e limitando o contato com fontes de infecção.
Efeitos do Coronavírus COVID-19 em Idosos, Mulheres Grávidas e Crianças
Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.