Estágio 1 do câncer cervical, isto é o que acontece com seu corpo

O câncer cervical ou câncer cervical pode aparecer sem sintomas, especialmente nos estágios iniciais. Na verdade, quais são os sintomas que podem aparecer em cada estágio do câncer cervical? O que deve ser feito após o diagnóstico? Confira a explicação de cada estágio do câncer do colo do útero, começando do estágio 0, 1, 2, até o estágio final seguinte.

Estágios do câncer cervical

A jornada do câncer cervical ou câncer cervical começa quando há células anormais no colo do útero e continua a crescer de forma incontrolável. Essas células anormais podem crescer rapidamente, causando tumores no colo do útero. Posteriormente, os tumores malignos evoluem para câncer cervical.

Os estágios do câncer cervical são agrupados de acordo com o grau do tumor primário, a disseminação do câncer para os nódulos linfáticos próximos e a disseminação do câncer para outras partes do corpo distantes de onde o câncer começou. Com base nisso, o câncer cervical é agrupado em cinco estágios.

A seguir estão os estágios no estágio do câncer cervical e suas explicações, citados no Cancer Research UK:

1. Câncer cervical estágio 0

Este estágio também é conhecido como câncer não invasivo ou carcinoma in situ (CIS). Nesta fase, as células cancerosas são encontradas apenas nas células da superfície mais externa do colo do útero (colo do útero).

Em outras palavras, as células cancerosas ainda não atingiram as camadas mais profundas do tecido cervical.

Geralmente, o câncer em estágio 0 é tratado com ablação local, ablação a laser ou criocirurgia. Após o tratamento, os pacientes ainda precisam ser monitorados por toda a vida para prevenir o reaparecimento do câncer no colo do útero.

2. Câncer cervical estágio 1

O câncer cervical em estágio 1 é uma condição em que as células cancerosas invadiram o colo do útero, mas não se espalharam para outros tecidos ou órgãos adjacentes.

Isso significa que as células cancerosas não se espalharam para os nódulos linfáticos próximos ou se moveram para locais mais distantes. Os sintomas do câncer cervical em estágio 1 são sangramento anormal da vagina, dor pélvica durante o sexo, corrimento vaginal anormal e dificuldade para evacuar (BAB).

Cerca de 95 por cento das mulheres com essa condição têm uma expectativa de vida de cerca de 5 anos. No entanto, esse número não é o principal referencial, pois os pacientes nessa fase podem sobreviver por mais tempo.

O câncer cervical em estágio 1 é dividido em vários grupos, a saber:

Estágio 1A

O câncer cervical em estágio 1A é uma forma inicial do estágio 1. As células cancerosas que aparecem neste estágio são células cancerosas em pequeno número que invadiram o colo do útero e só podem ser vistas ao microscópio.

Esta etapa é dividida em:

  • Estágio IA1: as células cancerosas invadiram o tecido cervical com uma profundidade de <3 mm e uma largura de <7 mm
  • Estágio IA2: as células cancerosas já estão presentes no tecido cervical com uma profundidade entre 3-5 mm e uma largura de <7 mm

Estágio 1B

Nesse estágio, as células cancerosas já podem ser vistas sem o auxílio de um microscópio. O tamanho das células cancerosas é maior do que o estágio 1A, mas ainda assim se espalha apenas no tecido cervical.

Esta etapa é dividida em:

  • Estágio IB1: O câncer pode ser visto e tem um tamanho de 4 cm
  • Estágio IB2: as células cancerosas são maiores que 4 cm

Portanto, se você encontrar sinais ou sintomas de câncer do colo do útero em estágio 1, tente detectar o câncer do colo do útero para garantir seu estado de saúde. Se você for diagnosticado com esse câncer, existem vários tratamentos que podem ser realizados, incluindo:

  • Biópsia em cone.
  • Histerectomia simples (total).
  • Traquelectomia radical.
  • Quimoradioterapia.
  • Uso de drogas e mudanças no estilo de vida.

3. Câncer cervical estágio 2

Quando o desenvolvimento do câncer cervical passou do estágio 1, significa que a doença agora está entrando no estágio 2. No estágio 2, as células cancerosas se espalharam para além do colo do útero. No entanto, as células ainda não atingiram a parede pélvica ou a parte inferior da vagina.

A propagação do câncer também não atingiu os gânglios linfáticos ou outras partes do corpo que estão mais distantes. A parede pélvica é o tecido que reveste a área do corpo entre os quadris.

Mais de 50% das mulheres com câncer cervical em estágio 2 têm expectativa de vida de 5 anos ou mais. Mesmo assim, suas chances de sobreviver após ser declarado nesta fase do câncer também são determinadas por várias outras coisas.

Sua saúde geral e o tratamento que você faz para o câncer do colo do útero em estágio 2 também podem surtir efeito. O câncer cervical de estágio 2 é dividido em mais dois estágios, com base no nível de disseminação das células cancerosas, incluindo:

Estágio 2A

No estágio 2A do câncer cervical, o câncer não se espalhou para os tecidos próximos ao colo do útero, mas pode ter se espalhado para a parte superior da vagina (não para a vagina inteira). Este estádio é dividido em:

  • Estágio IIA1: O câncer pode ser visto, mas ainda não é maior que 4 cm
  • Estágio IIA2: o câncer é maior que 4 cm

Estágio 2B

No estágio 2B, as células cancerosas começam a se espalhar para os tecidos ao redor do colo do útero. O tratamento geralmente é feito por meio de cirurgia e quimiorradioterapia.

Às vezes, o cirurgião remove todo o útero e o colo do útero. Este procedimento é conhecido como histerectomia radical.

O médico também pode realizar a remoção dos gânglios linfáticos ao redor do colo do útero e do útero. Isso evita a possibilidade ou o risco de espalhar células cancerosas para outras partes do corpo.

As opções de tratamento que podem ser escolhidas para o câncer cervical neste estágio incluem cirurgia, radioterapia e uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

4. Estágio 3 do câncer cervical

Quando o desenvolvimento desse câncer passou pelos estágios 1 e 2, o câncer entrou no estágio 3. Nesse estágio, o câncer se espalhou para a parte inferior da vagina ou parede pélvica. Não só isso, o trato urinário pode ser bloqueado.

Quase 40% das mulheres com câncer cervical em estágio 3 têm expectativa de vida de 5 anos ou mais. As chances de expectativa de vida de um dos tipos mais comuns de câncer que acometem as mulheres começam no momento em que você é diagnosticado com câncer cervical em estágio 3.

No momento em que o paciente tem câncer neste estágio, as células cancerosas não se espalharam para os gânglios linfáticos próximos ou para outras partes do corpo mais distantes. Esta etapa também é dividida em dois grupos, a saber:

Estágio 3A

O câncer se espalhou para o terço inferior da vagina, mas não atingiu a parede pélvica.

Estágio 3B

Existem duas condições possíveis no câncer cervical em estágio 3B, a saber:

  • O câncer cresceu na parede pélvica e / ou obstruiu um ou ambos os tratos urinários. Isso pode levar a problemas renais.
  • O câncer se espalhou para os gânglios linfáticos ao redor da pelve, mas não para partes distantes do corpo. Os tumores no estágio 3B podem ser de qualquer tamanho e podem ter se espalhado para a parte inferior da vagina ou parede pélvica.

Nessa fase, o paciente pode ser submetido à remoção cirúrgica dos linfonodos, seguida de quimioterapia e radioterapia.

No entanto, às vezes os médicos decidem não realizar a cirurgia se o câncer cervical tiver entrado no estágio 3B. O tratamento se concentrará na redução do tamanho do tumor que cresce no colo do útero.

Semelhante ao tratamento para o câncer cervical em estágio 2, o tratamento para o estágio 3 também inclui radioterapia, cirurgia e uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

5. Câncer cervical em estágio 4

Este é o estágio final do câncer cervical. O câncer não ataca apenas o colo do útero, mas também a parte mais próxima do colo do útero ou outras partes do corpo que estão mesmo distantes do colo do útero.

Com base no diagnóstico feito pelo Banco de Dados Nacional do Câncer em pacientes com câncer cervical em 2000 e 2002, a expectativa de vida de cinco anos (Taxa de sobrevivência de 5 anos) se a condição for detectada e tratada com sucesso no estágio 4, é de cerca de 16% e 15% para 4B. Ou seja, neste estudo, apenas 15-16% dos pacientes com estágio 4 que foram tratados sobreviveram a 5 anos.

Mesmo assim, esse número não pode ser uma referência absoluta. Ninguém pode realmente dizer com certeza quão grande é sua expectativa de vida quando você é diagnosticado com câncer cervical.

O câncer cervical em estágio 4 pode ser dividido em:

Estágio 4A

As células cancerosas se espalharam para a bexiga ou reto. Ambos são órgãos mais próximos do colo do útero. No entanto, neste estágio, as células cancerosas não se espalharam para os gânglios linfáticos próximos ou para outras partes do corpo.

IVB Stadium Stadium

As células cancerosas se espalharam para outras partes do corpo distantes do colo do útero, como para os pulmões ou o fígado.

De acordo com a American Cancer Society, a chance do paciente de se recuperar do câncer cervical é muito pequena se estiver neste estágio. Os médicos não recomendam cirurgia para tratar pacientes que se encontram neste estágio.

Normalmente, os médicos fazem quimiorradioterapia para ajudar a desacelerar o crescimento das células cancerosas, bem como reduzir os sintomas do câncer cervical.

Sintomas do câncer cervical em estágio 4

Por ser classificada como fase tardia, nesta fase os sintomas apresentados são mais claros. No entanto, cada indivíduo certamente apresenta sinais e sintomas que variam.

Tudo depende do tipo de célula cancerosa e do estágio nesse estágio, bem como de quais órgãos do corpo foram afetados pelas células cancerosas.

Aqui estão alguns sintomas comuns do câncer cervical em estágio 4:

  • Sensação de cansaço e indisposição.
  • Dor no abdômen inferior.
  • Inchado.
  • Constipação ou prisão de ventre.
  • Vômitos em grandes quantidades.

As opções de tratamento para o câncer cervical em estágio 4 incluem radioterapia, quimioterapia para câncer cervical e uma combinação das duas. Além disso, a terapia direcionada também é uma alternativa para tratar o câncer cervical em estágio 4.

Os medicamentos usados ​​na terapia direcionada funcionam de maneira um pouco diferente dos medicamentos quimioterápicos. As drogas terapêuticas direcionadas atuam inibindo diretamente a formação de vasos sanguíneos em um tumor.

O câncer cervical é realmente muito difícil de detectar, visto que raramente esta doença causa sintomas. Especialmente se o câncer ainda estiver nos estágios iniciais.

Portanto, certifique-se de fazer a detecção precoce desse tipo de câncer, como um teste de Papanicolaou ou IVA. Isso é importante, especialmente se você tiver fatores de risco que podem causar câncer cervical.

Você pode prevenir o câncer cervical tomando a vacina contra o HPV e praticando um estilo de vida saudável, incluindo a ingestão de alimentos que podem prevenir o câncer cervical.

Isso é importante para minimizar a possibilidade de o câncer do colo do útero atingir um estágio avançado e reduzir o risco de complicações. Quanto mais cedo for encontrado, maior será a probabilidade de o câncer ser curado.

Hello Health Group e não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Por favor, verifique nossa página de política editorial para informações mais detalhadas.