Algumas pessoas afirmam que o cultivo hidropônico de vegetais pode aumentar sua nutrição, então os resultados são mais saudáveis do que as plantas cultivadas da maneira usual. No entanto, é verdade que os vegetais hidropônicos são mais saudáveis?
O que são vegetais hidropônicos?
Fonte: raízes verticaisOs vegetais hidropônicos são vegetais que são cultivados com a ajuda de líquidos que contêm os minerais necessários para o crescimento dos vegetais.
Ao contrário de outros vegetais que requerem solo para crescer, os vegetais hidropônicos requerem apenas água mineral para crescer. A água usada para cultivar esses vegetais também pode ser reciclada.
Além de água e minerais, as plantas hidropônicas também precisam de luzes, sistemas de filtragem de água e ar e dispositivos de controle de temperatura. Todas essas coisas são necessárias para apoiar o crescimento das plantas hidropônicas.
Normalmente, os vegetais hidropônicos são cultivados em uma estufa ou ao ar livre.
Quais são as vantagens e desvantagens dos vegetais hidropônicos?
Como as plantas hidropônicas são altamente protegidas pelo método e local de plantio e não requerem solo, os vegetais hidropônicos não precisam do uso de pesticidas para protegê-los de pragas de insetos.
Assim, a maioria dos produtos vegetais hidropônicos também são produtos alimentares orgânicos. Além disso, a seguir estão as vantagens que podem ser obtidas do cultivo hidropônico de vegetais.
- Requer apenas menos água do que o método de plantio usual.
- Nutrição, umidade (pH) e o ambiente no qual ele cresce podem ser controlados.
- Os vegetais crescem mais rápido porque mais oxigênio (da água) está disponível na área da raiz.
- Mais rendimentos.
- Pode ser plantado em qualquer lugar, não requer uma grande área para plantar.
- Não requer cultivo ou remoção de ervas daninhas.
- Não há necessidade de rotação de cultura.
- Algumas safras, como alface e morango, podem ser bem condicionadas para atingir melhores alturas de plantio, cultivo e colheita.
Infelizmente, por trás de todas essas vantagens, as plantas hidropônicas têm algumas desvantagens.
Embora as plantas hidropônicas tenham um risco menor de serem afetadas por pragas, isso não exclui que as plantas hidropônicas podem ter menos problemas de pragas.
Alguns cogumelos, por exemplo Verticillium ou Fusarium que é a causa de várias condições de saúde, como a doença ocular conjuntivite, pode se espalhar rapidamente através do cultivo de um sistema hidropônico.
Você precisa de boas habilidades e conhecimento para cultivar bem os vegetais hidropônicos. Pois, esse tipo de planta requer temperatura, umidade e a quantidade de luz que deve ser controlada em todos os momentos.
Além disso, você precisa de altos custos operacionais. Essa taxa será usada para comprar luz e outros equipamentos que apóiem o crescimento de plantas hidropônicas.
Esses vegetais são mais saudáveis?
Na verdade, não se provou que os vegetais hidropônicos são mais saudáveis do que os vegetais cultivados por outros métodos.
Vários são os estudos que mostram que esse tipo de vegetal possui maior valor nutricional. Existem também vários estudos mostrando que os nutrientes nas plantas hidropônicas são equivalentes aos das plantas convencionais.
No entanto, existem outros estudos que mostram que as plantas hidropônicas também podem ter menos nutrientes.
Um deles é uma pesquisa publicada em Journal of Agricultural and Food Chemistry. Neste estudo, os vegetais hidropônicos apresentaram níveis mais baixos de carotenóides.
Lembre-se de que os nutrientes e fitoquímicos em vegetais cultivados hidroponicamente variam em conteúdo, dependendo de vários fatores, como variedade da planta, estação do ano e quando os vegetais foram colhidos.
O manuseio e o armazenamento de vegetais após a colheita também afetam a nutrição. O armazenamento insuficiente pode reduzir os nutrientes contidos nos vegetais.
Independentemente do método de cultivo, desde que a planta tenha nutrientes adequados (especialmente minerais na água) para crescer, e também receba luz e ar suficientes, ela pode crescer com bom conteúdo nutricional.