A contracepção de emergência (contracepção) é uma pílula anticoncepcional que é tomada depois de fazer sexo. Comprimidos que também são referidos como pílula do dia seguinte É usado apenas para prevenir a gravidez, não para abortar o útero. Nos últimos anos, o uso de anticoncepcionais de emergência continuou a aumentar. Portanto, primeiro você deve saber quais são os efeitos colaterais da contracepção de emergência e o que pode acontecer depois de tomar esta pílula. Veja a seguinte explicação, sim.
O que é anticoncepção de emergência?
Antes de se aprofundar nos efeitos colaterais da contracepção de emergência, você pode precisar primeiro entender um pouco sobre a contracepção de emergência.
Se o controle da natalidade é geralmente usado antes ou durante o sexo, a pílula anticoncepcional de emergência é tomada depois que você fez sexo desprotegido.
Para obter os resultados mais eficazes, você deve tomar essas pílulas o mais rápido possível após o sexo.
Contracepção de emergência também conhecida como pílula do dia seguinte Ele contém vários hormônios sintéticos. Por exemplo, a contracepção de emergência contém os hormônios progesterona, levonorgestrel e estrogênio.
Em seu corpo, esses hormônios impedem que o óvulo seja liberado pelos ovários. Esta pílula também pode prevenir a fertilização do óvulo pelo espermatozóide, para que a gravidez não ocorra.
No entanto, lembre-se de que essas pílulas anticoncepcionais de emergência não são cem por cento eficazes. Seu sucesso na prevenção da gravidez varia, dependendo do conteúdo do produto que você escolher.
Se tomada de acordo com as regras, a taxa média de sucesso da pílula anticoncepcional é de 85%. Além disso, essas pílulas não podem ser usadas enquanto as pílulas anticoncepcionais normais.
Você pode tomar a pílula anticoncepcional de emergência depois de ter relações sexuais desprotegidas ou outras formas de contracepção, como a pílula anticoncepcional ou o anticoncepcional em espiral.
Se já se passaram mais de 3-5 dias desde a última vez que você fez sexo desprotegido, a pílula anticoncepcional de emergência pode não ser mais tão eficaz para ajudar a prevenir a gravidez.
Além disso, você também pode tomar pílulas anticoncepcionais de emergência se suspeitar que o preservativo usado foi rasgado ou se não se lembrar da última vez que tomou pílulas anticoncepcionais.
Mesmo assim, você ainda precisa da supervisão de um médico ao usar a contracepção de emergência, pois essa contracepção também tem efeitos colaterais aos quais você precisa estar atento. Quais são os efeitos colaterais do kondar?
Vários efeitos colaterais da anticoncepção de emergência
Tal como acontece com vários outros anticoncepcionais, a anticoncepção de emergência também tem efeitos colaterais aos quais você precisa prestar mais atenção.
Relatório da Organização Mundial da Saúde, a contracepção de emergência tem efeitos colaterais que são quase os mesmos que os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais hormonais comumente usadas para atrasar a gravidez.
Aqui estão os vários efeitos colaterais da contracepção de emergência que você deve considerar antes de usar esta pílula para prevenir a gravidez.
1. Náusea e vômito
Um dos efeitos colaterais da anticoncepção de emergência bastante comum é a náusea e o vômito.
Portanto, se você vomitar após tomar uma dose de anticoncepcional de emergência e vomitar, você tem algo que pode fazer para evitá-lo.
A fim de prevenir este efeito colateral, é melhor para você tomar medicamentos anti-náusea antes de tomar esta pílula kondar.
Só depois disso você imediatamente toma outra dose de pílula anticoncepcional de emergência, porque na dose anterior você pode ter vomitado antes de trabalhar em seu corpo para prevenir a gravidez.
2. Fraqueza, tontura e dor de cabeça
Outros efeitos colaterais que você pode sentir se usar contracepção de emergência são fraqueza, tonturas e dores de cabeça.
Normalmente, esses efeitos colaterais da anticoncepção de emergência desaparecem por conta própria em 1-2 dias. Enquanto isso, você pode tomar analgésicos para reduzir tonturas e dores de cabeça.
3. Mudanças nos sintomas menstruais
Um dos efeitos colaterais que você também pode sentir após usar contracepção de emergência é uma mudança no estado da sua menstruação.
Talvez não seja o seu ciclo menstrual que mudou, mas você sentirá dores devido à menstruação.
No entanto, a dor que você sente pode ser mais forte do que o normal. Na verdade, você pode sentir dores como nunca sentiu antes por causa da menstruação.
4. Dor de estômago e diarreia
Você também pode sentir dor abdominal e diarreia como um dos efeitos colaterais do uso desta contracepção de emergência.
Isso geralmente acontece porque os níveis de hormônio em seu corpo mudam drasticamente. Certifique-se de beber o suficiente para não perder muitos fluidos corporais.
5. Os seios ficam mais sensíveis
Os efeitos colaterais que você também pode sentir são mudanças em seus seios após usar este tipo de planejamento familiar. Sim, depois de usar anticoncepcionais de emergência, você pode sentir que seus seios ficam mais sensíveis.
Isso pode acontecer devido aos efeitos dos hormônios sintéticos encontrados na contracepção de emergência.
A área dos seios pode ficar mais macia e sensível. Essas queixas geralmente desaparecem por conta própria em alguns dias.
6. Há sangramento leve
Contracepção de emergência ou pílula do dia seguinte contém hormônios que são altos o suficiente, então a vagina pode apresentar um leve sangramento ou aparecerem manchas de sangue (manchas).
Enquanto o sangramento que ocorre ainda é leve e desaparece dentro de um a três dias, os efeitos colaterais da contracepção de emergência ainda são normais e inofensivos.
No entanto, se o sangramento for acompanhado de cólicas estomacais, ficar mais forte ou não parar em alguns dias, você deve consultar um médico imediatamente.
Efeito da contracepção de emergência no ciclo menstrual
De acordo com vários estudos, tomar a pílula anticoncepcional pode afetar seu ciclo menstrual. Você pode menstruar no horário, uma semana antes ou uma semana depois de sua programação normal.
Seu ciclo também pode ser mais longo ou mais curto, por exemplo, você costuma ter um período de cinco dias.
Depois de tomar a pílula anticoncepcional de emergência, você pode ter apenas quatro dias de sua menstruação ou até sete dias a mais.
No entanto, se a sua menstruação atrasar uma semana, você deve fazer um teste de gravidez imediatamente para determinar se está grávida.
É possível abortar como efeito colateral da anticoncepção de emergência?
Semelhante às pílulas anticoncepcionais, as pílulas anticoncepcionais não podem abortar uma gravidez.
Esta pílula só pode prevenir a fertilização. Se a fertilização ocorreu, a pílula anticoncepcional não terá nenhum efeito.
No entanto, lembre-se de que você ainda pode engravidar, mesmo se tomar pílulas anticoncepcionais de emergência.
Você ainda pode estar grávida e, sem saber, ter um aborto espontâneo causado por outros fatores que não as pílulas anticoncepcionais de emergência.