Freqüentemente, você pode ouvir falar de doenças autoimunes, doenças causadas por seu próprio sistema imunológico ou sistema imunológico. Algumas doenças podem ser causadas pelo seu próprio sistema imunológico. Uma falha em seu sistema imunológico pode fazer com que seu corpo ataque a si mesmo. O que são doenças autoimunes?
O que é uma doença auto-imune?
A doença autoimune é uma doença que ocorre quando seu sistema imunológico ataca células saudáveis em seu próprio corpo. Essa doença se desenvolve quando o sistema imunológico avalia mal as células saudáveis do corpo e, em vez disso, as vê como substâncias estranhas. Como resultado, seu corpo começa a produzir anticorpos que atacam e danificam as células saudáveis do corpo. Enquanto isso, a causa exata de porque o seu sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo é desconhecida.
As doenças autoimunes podem afetar quase qualquer parte do corpo, incluindo cérebro, nervos, músculos, pele, articulações, olhos, coração, pulmões, rins, trato digestivo, glândulas e vasos sanguíneos. Existem até 80 tipos de doenças auto-imunes.
Dependendo do tipo, essa doença auto-imune pode afetar um ou vários tecidos do corpo. Isso faz com que o crescimento dos órgãos seja anormal e resulte em alterações na função dos órgãos. O tratamento para doenças autoimunes se concentra na redução dos sintomas e da atividade do sistema imunológico, porque não existe uma cura única para eles.
Quais são as doenças autoimunes comuns?
A seguir estão os tipos de doenças autoimunes comuns:
1. Reumatismo
Reumatismo ou artrite é uma doença auto-imune que ataca as articulações. O sistema imunológico produz anticorpos que se fixam ao revestimento das articulações, de modo que as células imunológicas atacam as articulações e causam inflamação, inchaço e dor. Pessoas com reumatismo geralmente sentem sintomas como dores nas articulações, rigidez e inchaço, portanto, podem reduzir seus movimentos. Se não for tratado, o reumatismo pode causar danos articulares graduais e permanentes.
2. Lupus
O lúpus ou lúpus eritematoso sistêmico pode ocorrer quando os anticorpos produzidos pelo corpo se ligam aos tecidos de todo o corpo. Alguns dos tecidos comumente afetados pelo lúpus são os rins, pulmões, células sanguíneas, nervos, pele e articulações. Pessoas com lúpus podem apresentar sintomas, como febre, perda de peso, perda de cabelo, fadiga, erupção cutânea, dor ou inchaço nas articulações e nos músculos, sensibilidade à luz solar, dor no peito, dores de cabeça e convulsões.
3. Psoríase
A psoríase é uma doença causada pelo rápido crescimento de novas células da pele que se acumulam na superfície da pele. Essa doença faz com que a pele fique vermelha, mais espessa, escamosa e pareça com manchas branco-prateadas. Além disso, também pode causar coceira e dor na pele.
4. Doença inflamatória intestinal
O sistema imunológico ataca o revestimento do intestino é chamado de doença inflamatória intestinal (DII), porque pode causar inflamação crônica do trato digestivo. Esta doença pode se manifestar com sintomas de diarreia, sangramento retal, evacuações urgentes, dor abdominal, febre, perda de peso e fadiga.
A doença de Crohn e a colite ulcerosa são as formas mais comuns de doença inflamatória intestinal. Os sintomas da doença de Crohn são acompanhados por úlceras na boca, enquanto os sintomas da colite ulcerosa costumam ser acompanhados por dificuldade para evacuar.
5. Diabetes mellitus tipo 1
Esta doença é causada por anticorpos do sistema imunológico que atacam e destroem as células produtoras de insulina (um hormônio necessário para controlar os níveis de açúcar no sangue) no pâncreas. Como resultado, o corpo não consegue produzir insulina, então seus níveis de açúcar no sangue ficam altos. Esse nível muito alto de açúcar no sangue pode afetar sua visão, rins, nervos e gengivas. Pacientes com diabetes mellitus tipo 1 requerem injeções regulares de insulina para controlar a doença, de forma que ela não piore.
6. Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune que ataca a camada protetora ao redor dos nervos. Isso pode causar danos que afetam o cérebro e a medula espinhal. Pessoas com esclerose múltipla podem apresentar sintomas, como cegueira, má coordenação, paralisia, tensão muscular, dormência e fraqueza. Os sintomas podem variar porque o local e a extensão do ataque variam entre os indivíduos.