4 etapas simples para tratar feridas nos dedos •

As feridas podem vir de qualquer lugar, inclusive durante atividades como cozinhar. Ao cozinhar, geralmente alguém experimenta cortes nos dedos devido ao corte de uma faca. Não entre em pânico, você pode fazer as seguintes maneiras como primeiros socorros quando seu dedo estiver com uma ferida aberta, seja por causa de um corte ou por causa de outras coisas.

Passos para lidar com feridas abertas nos dedos

Aqui estão as etapas que você precisa seguir quando tiver um corte no dedo, a saber:

1. Pare de sangrar

Quando você está ferido, seja um corte, corte ou punhalada no dedo, ele sangrará. Esse sangramento pode ser leve porque o sangue que sai um pouco ou pesado porque o sangue que sai muito sai jorrando. Seja qual for o tipo de sangramento, tudo o que você precisa fazer é estancá-lo.

Se o sangramento for leve, você pode pegar um lenço de papel e aplicar pressão na área lesada por alguns minutos para estancá-la. No entanto, o sangramento é muito forte, então pegue uma gaze ou toalha limpa e aplique pressão na área ferida até que o sangue pare completamente de fluir.

2. Limpe a ferida

Em seguida, a próxima etapa que você precisa fazer para tratar a ferida no dedo é limpar a ferida. Lave o dedo ferido em água corrente. Você também pode lavar a ferida com água morna, se possível. Em seguida, limpe o ferimento com sabão para que a sujeira do dedo seja totalmente removida. Enxágue bem e não haverá mais resíduos de sabão em seus dedos que possam irritar a ferida.

Citado em WebMD, não use produtos feitos de peróxido de hidrogênio e iodo porque eles podem irritar e danificar o tecido da ferida.

3. Aplicar pomada antibiótica

A próxima etapa que você precisa fazer é aplicar uma pomada antibiótica para reduzir o risco de infecção. Na verdade, a aplicação de uma pomada antibiótica é um tratamento não obrigatório para feridas menores. No entanto, se a ferida for profunda o suficiente com sangramento intenso, aplicá-la é uma escolha sábia.

A pomada antibiótica não cura a ferida rapidamente. No entanto, será muito útil para prevenir infecções que podem aumentar a gravidade da ferida. Ao aplicar o creme antibiótico, não o coloque diretamente na ferida diretamente do recipiente. Você precisa pegar com o dedo e aplicar para que o conteúdo da pomada não seja contaminado.

4. Coloque uma bandagem

Se o ferimento que você tem é profundo e grande, nunca é demais usar um curativo. Principalmente se nessa hora você tiver que sair de casa para que a ferida fique exposta à sujeira de fora. Ao usar uma bandagem ou fita adesiva, não toque na parte interna da bandagem ou fita adesiva com as mãos. Teme-se isso para transferir a sujeira da mão para o curativo que será utilizado para fechar a ferida.

Ao usar fita adesiva, por exemplo, remova um lado da tampa protetora e prenda-a com o dedo. Depois de colar em um lado, remova o outro lado. Dessa forma, o gesso permanece limpo.

Então, quando devo ir ao médico?

Mesmo que o ferimento pareça trivial, você precisa ir ao médico imediatamente quando sentir várias coisas, como:

  • A ferida era profunda e aberta.
  • A ferida está muito suja ou há sujeira que você não consegue limpar sozinho.
  • A ferida mostra sinais de infecção, como vermelhidão, dor ao toque e pus.
  • A área ao redor da ferida está entorpecida.
  • A ferida é uma punhalada profunda e não foi aplicada nenhuma vacina antitetânica nos últimos 10 anos.

Não subestime a ferida que você tem, tão leve quanto qualquer outra condição. O motivo é que feridas abertas na pele podem ser um ponto de entrada para bactérias que podem causar infecções e doenças infecciosas perigosas.