Dor no peito do lado direito, o que a causa? •

A primeira coisa que vem à sua mente quando você tem dor no peito é que você está tendo um ataque cardíaco. Mas geralmente, apenas dor no peito esquerdo associada a problemas cardíacos. A dor no peito do lado direito pode ser causada por algo tão leve como uma distensão muscular ou pode sinalizar um problema de saúde mais sério.

Vários órgãos importantes, incluindo pulmões, coração, costelas, esôfago e muitos vasos sanguíneos importantes, estão localizados na cavidade torácica. Todos esses fatores podem possivelmente desempenhar um papel na dor no peito da qual você está reclamando. Mesmo assim, a maioria das dores no peito do lado direito geralmente não é um sinal de um problema de saúde sério que causa pânico.

Este artigo dá uma ideia se certas condições podem estar causando sua dor no peito, mas você deve sempre consultar uma consulta médica para ter certeza de obter o diagnóstico correto.

O que causa dor no peito do lado direito?

A maioria das dores no peito não está relacionada ao coração e não é um sinal de um problema de risco de vida. Algumas das causas comuns de dor no peito são as seguintes.

1. Os 6 tipos mais básicos de primeiros socorros que você deve dominar em alimentos

O esôfago, tubo que conecta a boca aos órgãos do aparelho digestivo, é muito pequeno e fácil de bloquear, causando dores que às vezes requerem atenção médica.

2. Problemas musculares

A dor no peito geralmente está relacionada a problemas musculares. Se seu peito estiver dolorido e sensível ao toque, sua reclamação pode ser devido a músculos tensos após um trabalho físico extenuante ou resultado de movimentos inadequados. Você pode dizer se os músculos do peito estão contraídos devido à dor que piora quando a área é tocada, o corpo é movido de uma determinada maneira ou quando você inspira e expira. Essa condição pode ser muito dolorosa, mas com repouso, a dor diminuirá e a tensão muscular se curará por si mesma.

Se você sentir dor, inchaço e sensibilidade ao redor das costelas - a dor piora ao se deitar, respirar profundamente, tossir ou espirrar - você pode ter uma condição chamada costocondrite. A costocondrite é causada pela inflamação da cartilagem que conecta as costelas ao esterno. Os sintomas geralmente melhoram após algumas semanas e podem ser aliviados com analgésicos.

Lesões no pescoço, ombro ou tórax podem causar dor na região torácica direita. Se o trauma torácico for muito forte ou causar cortes / lacerações / lacerações na superfície da pele, isso pode causar danos aos órgãos da cavidade torácica. Isto é uma emergência médica.

3. Aumento do ácido do estômago devido à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é um distúrbio digestivo crônico que sempre existirá. A causa da DRGE em geral é um problema digestivo, como infecção ou falta de bactérias boas para a digestão, devido a um estilo de vida e dieta inadequados. A dor no peito do lado direito causada pela DRGE é mais frequentemente causada pelo ácido gástrico que sobe para o esôfago ou garganta (azia). A maioria das pessoas pode superar a indigestão mudando para uma dieta saudável, livrando-se de maus hábitos e tomando probióticos para restaurar as bactérias boas necessárias para a digestão no estômago.

4. Inflamação do revestimento do tórax (pleurisia)

A pleurisia, também conhecida como pleurisia ou pleurisia, é uma inflamação ou irritação do revestimento dos pulmões e do tórax. Esse distúrbio pulmonar pode causar dor no peito direito. Você pode sentir dor ao respirar, tossir ou espirrar. A causa mais comum de dor torácica pleurítica é uma infecção viral ou bacteriana (como as que causam resfriados e gripes). Outras causas menos comuns incluem embolia pulmonar por pneumotórax, reumatismo, lúpus e câncer. Em pessoas saudáveis, essa infecção geralmente desaparece com o repouso. Pessoas frágeis ou com saúde debilitada podem precisar ser hospitalizadas para tratamento. Você pode evitar essa doença tomando uma vacina contra a gripe todos os anos.

5. Pneumonia

Dor no peito do lado direito pode indicar que você tem pneumonia. Quando bactérias, vírus ou outros microorganismos se instalam nos pulmões, eles podem causar uma infecção aguda acompanhada de inflamação e dor. A pneumonia costuma surgir repentinamente, causando febre, calafrios, tosse e expectoração de pus do trato respiratório. Segundo Kompas, a pneumonia mata 1 criança a cada 20 segundos. A pneumonia é freqüentemente diagnosticada pela anormalidade encontrada em uma radiografia de tórax. O seu médico irá prescrever antibióticos se achar que a sua pneumonia é causada por uma bactéria.

6. Pneumotórax

O pneumotórax é uma doença grave que ocorre quando parte do pulmão entra em colapso. O pneumotórax geralmente ocorre após lesões como quedas e acidentes de carro. Essa condição também causa dor, que piora a cada respiração. Essa condição também apresenta outros sintomas, como pressão arterial baixa. Se você sentir dor no peito do lado direito após um acidente, procure atendimento médico imediatamente.

7. Distúrbios da vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno saco sob o fígado que armazena a bile, uma substância necessária para a digestão. A vesícula biliar pode ser bloqueada e infectada, geralmente por cálculos biliares. Os cálculos biliares são a causa mais comum de dor forte e constante no lado direito do tórax. A dor pode aparecer como um "ataque" que depois diminui ou pode se tornar constante, aparecendo depois de comer alimentos gordurosos ou com cafeína. Essa sensação geralmente é sentida no lado direito inferior do tórax. Você também pode sentir dor na parte superior direita do abdômen. Para fazer um diagnóstico adequado, seu médico precisará fazer uma radiografia de seu tórax. Há uma variedade de tratamentos para infecções da vesícula biliar, incluindo cirurgia e antibióticos. A boa notícia é que a maioria das pessoas se recupera com o tratamento correto.

8. Pancreatite

A dor no peito do lado direito que piora quando você se deita costuma ser causada por inflamação do pâncreas ou pancreatite. O pâncreas é um órgão pequeno e pode estar associado a sérios problemas de saúde, incluindo fibrose cística, câncer e diabetes. A dor geralmente se irradia para as costas e o abdômen pode estar sensível ao toque. A pancreatite pode ser causada pelo uso de álcool, cálculos biliares e bloqueio do ducto biliar. A pancreatite é uma doença grave, que precisa ser avaliada e tratada imediatamente.

9. Problemas cardíacos

Dor no lado direito também pode ser um sintoma de inflamação do fígado. A inflamação do fígado é causada por vários motivos, incluindo infecções virais e bacterianas ou abuso de drogas e outras substâncias. Uma causa comum de inflamação do fígado é a infecção do fígado ou hepatite. A hepatite também pode ser causada por abuso de álcool, produtos químicos tóxicos e vários outros problemas que causam esteatose hepática. O fígado gorduroso é caracterizado pelo acúmulo de vacúolos de triglicerídeos no tecido e nas células do fígado. A dor no peito associada a essa condição pode ser atribuída à proximidade do coração ao tórax. A hepatite pode ser tratada com antibióticos, mas ainda requer tratamento médico porque os casos graves podem ser debilitantes.

10. Úlcera de estômago

Úlcera péptica é uma condição de desconforto repetido devido à dor causada por uma lesão no intestino delgado ou na parede do estômago. As úlceras estomacais são comuns em pessoas que bebem álcool, fumam ou tomam aspirina / outros AINEs em excesso. Para aliviar a dor (que pode incluir dor no lado direito do peito), você pode tomar antiácidos.

11. Efeitos colaterais do antiácido

A dor no peito do lado direito pode ser um efeito colateral de tomar muitos antiácidos.

12. Estresse e ansiedade

Outras causas potenciais de dor no peito do lado direito são estresse, ansiedade e ataques de pânico. Quem sofre de ansiedade pode sentir dor no peito à direita ou à esquerda do peito, como um "ataque cardíaco". Dor no peito pela primeira vez sempre deve ser avaliada como uma emergência, mas se seu coração estiver bem após o exame, você pode ter um ataque de ansiedade. O estresse diário também pode causar tensão muscular ou ácido estomacal que causa dor na parte superior do abdômen, o que pode ser interpretado como dor no peito do lado direito. Alguns dos sintomas associados podem incluir tontura, sensação de falta de ar, palpitações, sensação de formigamento e tremores.

13. Anemia

A anemia é uma das causas mais comuns de dor no peito em mulheres grávidas. A anemia pode causar dor, dificuldade em respirar e fadiga. É mais comum em países do terceiro mundo, onde as mães não recebem cuidados pré-natais adequados.

Quando você deve verificar se há dor no peito direito ao médico?

Você não pode diagnosticar a causa de sua reclamação e pode ser uma condição séria. Em caso de dúvida, converse com seu médico sobre sua dor no peito, especialmente se for uma reclamação pela primeira vez, surgir repentinamente ou não desaparecer com medicamentos antiinflamatórios ou outras medidas de autocuidado, como mudar sua dieta e estilo de vida. Se você tiver algum dos seguintes sintomas após a dor no peito, ligue para 119 imediatamente:

  • Suando
  • Sensação de aperto, como ser pressionado perto do esterno
  • Dor no peito após certas atividades, mesmo depois de descansar
  • Dificuldade para respirar
  • Arritmia cardíaca
  • Tontura ou desmaio
  • Vômito nauseante
  • respiração rápida; ofegante
  • Confusão
  • Pele pálida
  • A frequência cardíaca diminui
  • Dificuldade em engolir
  • Dor que não diminui

LEIA TAMBÉM:

  • Distinguir dor de estômago devido a gases, apendicite ou pedras nos rins
  • Várias causas, alguém morre durante o sono
  • Ainda jovem, já tendo um derrame, o que o causa?