Talvez todo esse tempo você tenha pensado que os sintomas de uma doença cardíaca eram iguais aos de um ataque cardíaco, distúrbios do ritmo cardíaco ou insuficiência cardíaca. No entanto, este não é o caso. Então, quais são as características das doenças cardíacas que podem ocorrer na juventude ou na velhice? Então, o que causa doenças cardíacas? Veja mais informações na análise a seguir.
Reconhecer os sintomas ou características das doenças cardíacas
As doenças cardíacas (doenças cardiovasculares) podem causar a morte se não forem tratadas imediatamente com os devidos cuidados.
A doença cardíaca consiste em vários tipos, desde ataque cardíaco a insuficiência cardíaca. Cada tipo mostra sintomas diferentes. No entanto, você pode reconhecer os sintomas comuns de doenças cardíacas dos quais os pacientes costumam se queixar, da seguinte maneira:
1. Dor no peito
Dor no peito ou angina é um sintoma precoce de doença cardíaca que é bastante preocupante porque é dor e desconforto no peito. Normalmente, esses sintomas ocorrem quando os músculos do coração não recebem sangue rico em oxigênio em quantidade suficiente.
Esses sinais de doença cardíaca são quase encontrados em tipos comuns de doença cardíaca, como doença coronariana, infecção do músculo cardíaco (miocardite), infecção do revestimento do coração (pericardite) e danos à válvula cardíaca.
Essa dor pode durar dias ou semanas. No entanto, a intensidade da dor pode variar dependendo da quantidade de placa acumulada nas artérias coronárias do coração.
A dor no peito geralmente ocorre quando o coração tem que trabalhar mais, por exemplo, ao fazer exercícios ou caminhar longas distâncias. Portanto, os exercícios para pacientes com doenças cardíacas devem ser adaptados à sua condição.
Para que você possa distinguir a dor no peito devido a uma doença cardíaca de outras condições médicas, preste atenção às seguintes características.
- Acontece repetidamente com a mesma sensação.
- Dependendo da gravidade, a dor pode ser sentida de 5 minutos a mais de 10 minutos.
- A dor geralmente pode ser aliviada com repouso ou medicação.
- A dor pode irradiar para o pescoço, braços ou costas, acompanhada de suores frios.
- Normalmente, a dor é descrita como um aperto no peito ou uma sensação de que um fardo pesado foi colocado sobre ele.
Os sintomas de doenças cardíacas em mulheres são descritos como desconforto, aperto e pressão, dor, dormência ou sensação de queimação no peito. Essas características das doenças cardíacas são muito comuns em mulheres com doença coronariana do que em homens.
2. Batimento cardíaco irregular
O batimento cardíaco irregular é um sintoma muito comum, mas também pode ser um sintoma inicial de uma doença cardíaca. Muitas pessoas que sentem palpitações sentem que os batimentos cardíacos param brevemente, mas depois voltam a um ritmo acelerado.
A maioria das pessoas que apresentam palpitações cardíacas tem arritmias ou batimentos cardíacos anormais. Isso depende do tipo de arritmia que você tem.
Se um batimento cardíaco irregular levar a uma doença cardíaca, geralmente será acompanhado por outras características. Estes incluem sintomas de tonturas, dor no peito e falta de ar até o corpo ficar instável.
3. Falta de ar
Além de ocorrer em doenças pulmonares, a falta de ar é um dos sintomas que costumam ocorrer como um sinal precoce de doença cardíaca. O motivo é que a função cardíaca anormal pode afetar o fluxo sanguíneo normal. Esse fluxo sanguíneo menos uniforme pode causar falta de oxigênio e falta de ar.
Em pacientes com insuficiência cardíaca, os sintomas geralmente aparecem enquanto você está deitado. Quem sofre também pode acordar repentinamente à noite devido à falta de ar. Em termos médicos, esta condição é chamada paroxísticodispneia noturna.
Outros problemas cardíacos, como valvopatia e doença coronariana, também são caracterizados por falta de ar.
Esses sintomas de doença cardíaca geralmente ocorrem junto com dor no peito. Portanto, pode-se dizer que a falta de ar é um sinal médico que não pode ser ignorado e requer tratamento médico imediato.
4. Tonto
A tontura é uma condição que uma pessoa sente quando é atacada por sensações como desmaio, a cabeça fica pesada (ou mesmo flutua), o corpo está fraco e a visão fica embaçada.
Às vezes, a tontura está associada aos primeiros sintomas de doenças cardíacas. Por exemplo, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, doença coronariana e assim por diante.
Por isso, é aconselhável não subestimar a tontura que está sentindo. Principalmente se essa condição ocorrer por um longo tempo. É uma boa ideia fazer um exame de acompanhamento imediatamente com seu médico.
5. Perda repentina de consciência
Fonte: Médico de FamíliaA perda súbita de consciência ou também conhecido como desmaio é um dos sintomas mais comuns de doenças cardíacas. Normalmente, desmaiar não é sinal de um problema médico sério.
No entanto, em algumas condições acompanhadas pelo aparecimento de outros sintomas anormais, os desmaios podem indicar um problema de saúde perigoso e ameaçar o corpo. Portanto, é importante descobrir o que causou sua perda repentina de consciência.
Se a causa desses sintomas for uma doença cardíaca, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
6. Corpo mole
Fraqueza é a incapacidade do corpo de realizar suas funções e deveres usuais. Pessoas com essa condição são aconselhadas a dormir bastante e descansar para restaurar suas energias.
No entanto, em circunstâncias incomuns, a fadiga também pode ser um sintoma precoce de doença cardíaca ou indicar anormalidades em outros sistemas orgânicos.
Apnéia do sono, síndrome da perna inquietae a insônia podem ser alguns dos fatores de risco e distúrbios comuns que levam a doenças cardíacas. Assim como a tontura, o cansaço que ocorre por muito tempo requer um exame médico para identificar imediatamente a causa.
Sintomas de doenças cardíacas que precisam ser verificados imediatamente
Homens e mulheres, se você tiver um ou mais dos sinais e sintomas de doença cardíaca mencionados acima, não ignore. Não demore a consultar imediatamente um médico para se certificar de que a condição é causada por uma doença cardiovascular ou por outras doenças.
Você deve consultar um médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas de doença cardíaca:
- Dor no peito.
- Difícil de respirar.
- Sensação de desmaio ou perda de consciência.
Quanto antes você receber atendimento médico, melhor será sua saúde. Isso simplificará o processo de manuseio e tratamento que você fará posteriormente.
Conheça também as causas e riscos de doenças cardíacas
As causas comuns de doenças cardíacas são bloqueio, inflamação, danos ao coração e vasos sanguíneos circundantes ou anormalidades no coração.
Os bloqueios geralmente são causados por placas nos vasos sangüíneos do coração, que se acumulam, endurecem e, por fim, reduzem o fluxo sanguíneo para o coração. Enquanto isso, a inflamação pode ser causada por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica que, com o tempo, pode causar sintomas perturbadores e, eventualmente, causar danos ao coração.
Inflamação, bloqueio e danos ao coração podem resultar do acúmulo de vários fatores de risco, incluindo:
1. Idade
O risco de doença cardíaca aumenta com a idade, nos homens após os 45 anos e nas mulheres após os 55 anos (ou menopausa).
Conforme você envelhece, as artérias podem se estreitar e ocorrerá o acúmulo de placas. Os coágulos sanguíneos que se formam podem bloquear o fluxo de sangue nas artérias. Essa condição é a causa de doenças cardíacas em idosos.
2. Níveis de colesterol total
O nível de colesterol total (a soma de todo o colesterol no sangue) é um fator de risco para doenças cardíacas. Lembre-se de que o colesterol pode formar placas que podem se acumular nas artérias.
Quanto mais colesterol no sangue, mais placa se forma e se acumula. Assim, pode-se concluir que quanto maior o nível de colesterol total, maior o risco de doenças cardíacas. Os níveis elevados de colesterol são geralmente caracterizados por uma faixa de 240 mg / dL e mais.
3. Hábito de fumar
O tabagismo pode causar aumento do risco de doenças cardíacas, além de desencadear outros problemas de saúde. A nicotina e outros produtos químicos do cigarro prejudicam o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco de aterosclerose (estreitamento das artérias).
Pacientes com doenças cardíacas que ainda fumam podem representar um perigo, ou seja, os sintomas estão piorando e podem ser fatais. Felizmente, não importa quanto ou há quanto tempo você fuma, parar de fumar trará benefícios para o coração.
4. Hipertensão ou diabetes
Ter hipertensão ou diabetes pode ser a causa de um alto risco de doença cardíaca. Isso ocorre porque a hipertensão (pressão alta) pode aumentar a rigidez da artéria e o acúmulo de placa.
O efeito no coração e nos vasos sanguíneos ao redor do coração não é muito diferente em pacientes diabéticos. Portanto, as doenças cardíacas são apontadas como uma das complicações do diabetes.
5. Doença gengival
A doença gengival pode aumentar o risco de doenças cardíacas, não apenas causando distúrbios bucais. A razão é porque as bactérias nas gengivas podem causar inflamação ou inchaço na área da gengiva, que pode eventualmente se espalhar para as artérias ao redor do coração.
Além disso, essa doença também piora a pressão arterial, permitindo a formação de placas nas artérias. Isso faz com que as artérias (vasos sangüíneos que transportam sangue para fora do coração) fiquem mais espessas devido ao acúmulo de placas (aterosclerose). Pessoas com doenças cardíacas geralmente apresentam sintomas de falta de ar e dor no peito.
6. Dor no ombro
Você nunca teria imaginado que a dor no ombro é uma das causas do aumento do risco de doenças cardíacas.
Um estudo em Jornal de Medicina Ocupacional e AmbientalPessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto e diabetes, têm maior probabilidade de ter dor no ombro ou lesão do manguito rotador.
A relação entre os dois ainda é incerta, mas os pesquisadores dizem que o tratamento da hipertensão e de outros fatores de risco também pode ajudar a aliviar a dor no ombro.
Pesquisas anteriores também descobriram que pessoas com síndrome do túnel do carpo, tendinite de Aquiles e cotovelo de tenista também apresentam risco aumentado de doenças cardíacas.
7. Tem sangue espesso
Pessoas com sangue espesso correm alto risco de ter um ataque cardíaco ou derrame. Sangue espesso é o sangue que contém mais glóbulos vermelhos.
Não apenas os glóbulos vermelhos, a Harvard Health Publishing menciona que a espessura do sangue (viscosidade do sangue) também é influenciada por altos níveis de gordura no sangue e inflamação crônica no corpo.
Dessa forma, o sangue normal fluirá suavemente pelos vasos sanguíneos e subirá até o coração. Esse sangue é comparado à água fluindo em uma mangueira.
Enquanto isso, o sangue espesso corre o risco de fluir mais lentamente através dos vasos sanguíneos e do coração. Em uma analogia, esse sangue espesso é como mel passando por uma mangueira de água.
Quando o fluxo sanguíneo lento se move, o risco de deposição é maior. No final, muitos caroços são formados.
8. Solidão e estresse
A sensação de solidão costuma estar associada à hipertensão e a outros efeitos do estresse. Se não for tratada, a longo prazo vai piorar, reduzir a saúde geral e pode ser a causa de um alto risco de doença cardíaca.
O estresse não ocorre apenas devido à solidão, mas também pode surgir devido às horas extras frequentes. Pessoas que trabalham pelo menos 55 horas por semana são mais propensas a ter doenças cardíacas do que pessoas que trabalham 35-40 horas por semana.
Os pesquisadores explicam que trabalhar horas extras faz com que a pessoa passe mais tempo no escritório. Isso deixa a pessoa mais estressada devido às altas demandas de trabalho ou exposição ao ruído e outros produtos químicos.
9. Número de filhos possuídos
Mulheres que engravidam mais de uma vez ou têm muitos filhos aumentam o risco de doenças cardíacas, entre outras, têm um risco aumentado de fibrilação atrial, também conhecida como FA. Esta é uma condição de batimento cardíaco irregular, que pode levar à formação de coágulos sanguíneos no coração que podem causar derrames e outras complicações.
Um estudo relatou que mulheres que ficaram grávidas quatro ou mais vezes tiveram um aumento de 30-50 por cento na FA em comparação com mulheres que nunca haviam engravidado.
Durante a gravidez, o coração fica maior, os hormônios ficam desequilibrados e o sistema imunológico aumenta. É considerado um fator desencadeador de doenças cardíacas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender a relação entre os dois.
10. Assistir TV por muito tempo
Não há nada de errado em assistir TV enquanto descansa e relaxa em casa. No entanto, assistir TV por muito tempo pode causar doenças cardíacas. Se você passar horas apenas em frente à TV enquanto lanches e na mesma posição, isso pode aumentar o risco de ter doenças cardíacas.
A American Heart Association relata que ficar sentado ou sentado na mesma posição por um longo tempo é um fator de risco para ataque cardíaco e derrame.
Um corpo inativo geralmente é ruim para sua saúde geral, especialmente para o coração. Isso o torna suscetível a coágulos sanguíneos.
Além disso, ao assistir TV enquanto come demais, é mais provável que você escolha comida sem qualidade como um lanche. Também aumentará o risco de doenças cardíacas.