Passar vento ou peidar é algo natural. Mas e se você peidar demais? Talvez seja um sinal de problemas de digestão. A seguir está uma explicação das causas do peido excessivo e quando essas condições devem ser observadas.
O que causa peido excessivo?
Os peidos vêm do gás que se acumula nos intestinos. O gás vem do resto da absorção de alimentos desperdiçados. O peido ainda é classificado como normal se a frequência for cerca de 10 vezes por dia. Se o número de peidos for superior a 10 vezes por dia, provavelmente você está sentindo peido excessivo. Existem várias coisas que podem causar peidos excessivos.
1. Engolir ar
É difícil não engolir o ar quando você está comendo e bebendo. Engolir um pouco de ar é normal. No entanto, quando você ingere em quantidades excessivas, pode causar flatulência. Conforme explicado acima, a flatulência pode causar arrotos. Você também precisa evitar coisas como mascar chicletes, fumar, pegar canetas, beber refrigerantes e comer muito rápido. Todas essas coisas podem causar gases excessivos no trato digestivo.
2. Certos alimentos
Existem vários alimentos que podem causar peidos persistentes, como feijão, brócolis, repolho, passas, ameixas e maçãs. Sim, todos os alimentos mencionados são saudáveis, mas podem criar gases excessivos no trato digestivo. Esses vegetais e frutas demoram muito para serem digeridos, por isso podem causar flatulência acompanhada de um odor desagradável.
Alguns alimentos não podem ser absorvidos pelo corpo. O alimento é levado ao intestino grosso sem ser digerido completamente, de modo que as bactérias do cólon decompõem o alimento. Essas bactérias emitem gases. Você também deve evitar alimentos com alto teor de frutose ou sorbitol, se tiver problemas digestivos. O processo de digestão do açúcar também pode causar gases no trato digestivo.
3. Condições de saúde
Se não for pelos dois fatores mencionados acima, o excesso de peido pode ser decorrente do seu estado de saúde. As condições que têm o potencial de desencadear peidos excessivos incluem gastroenterite (uma infecção causada por um vírus que ataca os intestinos ou o estômago), prisão de ventre, intolerâncias alimentares (como a intolerância à lactose). Doenças como a síndrome do intestino irritável e doença celíaca também podem causar peido excessivo, embora isso seja muito raro.
Existe tratamento para peidos excessivos?
Você pode resolver o problema do peido excessivo dependendo da causa do próprio peido excessivo.
Automedicação
Primeiro, você tenta analisar seu menu de comida. Se o cardápio consiste em carboidratos de difícil digestão, então é hora de misturar com alimentos que são mais fáceis de digerir. Você pode escolher carboidratos como batata, arroz ou banana, que são mais fáceis de digerir. Controlar sua dieta pode tornar mais fácil para você encontrar a causa do peido excessivo. Além disso, você também pode dividir o horário das refeições em seis pequenas refeições, em vez de três grandes.
Você gosta de mascar chiclete ou fumar? Você tem que parar primeiro para reduzir o peido excessivo. Se você está parando de fumar usando uma alternativa à goma de mascar, é uma pena que terá que tentar outra coisa. Mas vá com calma, não se sinta desesperado. Farting é natural, mas muito de qualquer coisa não é bom.
Tratamento médico
Quando devo ir ao médico? Você deve ir ao médico quando sentir flatulência, acompanhada de dor abdominal ou inchaço, e quando sentir peidos constantes inexplicáveis. Se você peida excessivamente acompanhado das seguintes condições, você deve consultar imediatamente um médico.
- Diarréia
- Prisão de ventre
- Sangrando ao defecar
- Febre
- Enjoativo
- Jogar fora
Seu médico avaliará seu problema para que a causa seja encontrada. Também podem ser necessários exames físicos, como exames de sangue. A intenção é indicar uma possível infecção em seu corpo ou outra condição médica.
Claro que você receberá um tratamento específico para cada causa. Além disso, você pode ser solicitado a mudar seus hábitos alimentares.