Psoríase do couro cabeludo: causas, sintomas, medicamentos, etc.

A psoríase pode ocorrer não apenas na parte externa dos cotovelos, joelhos ou unhas, mas também pode aparecer no couro cabeludo. Quando os sintomas ocorrem, pode afetar seu cabelo. Mas você não precisa se preocupar, existem várias opções de tratamento que você pode escolher para aliviar os sintomas.

O que é psoríase do couro cabeludo?

A psoríase é uma doença de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas espessadas e escamosas. A psoríase também pode atacar o couro cabeludo. Essa condição pode fazer com que o couro cabeludo fique seco e com muita coceira.

A psoríase é um tipo de doença de pele que não é contagiosa. Não se sabe exatamente o que causa isso, mas sua ocorrência está intimamente relacionada a distúrbios do sistema imunológico. Uma resposta anormal do sistema imunológico estimulará o crescimento mais rápido das células da pele.

O processo de substituição de células do corpo, incluindo células do couro cabeludo, em pessoas saudáveis ​​geralmente leva cerca de um mês. Em pessoas com psoríase, esse processo dura apenas alguns dias. Como resultado, novas células da pele se acumulam na superfície da pele e formam placas secas e avermelhadas.

De acordo com a American Academy of Dermatology (AAD), até 50 por cento das pessoas que têm psoríase em qualquer parte do corpo estão propensas a apresentar os mesmos sintomas no couro cabeludo.

Isso significa que, depois de ter psoríase, seja nos cotovelos, joelhos ou unhas, você também corre o risco de desenvolver sintomas no couro cabeludo.

Sinais e sintomas de psoríase no couro cabeludo

O principal sintoma da psoríase do couro cabeludo é frequentemente confundido com caspa porque ambos causam coceira. Na verdade, se você olhar mais além, verá que os sintomas da caspa e da psoríase são muito diferentes.

A caspa é causada pelo fungo Malassezia que vive no couro cabeludo. A proliferação de fungos irrita o couro cabeludo, causando um acúmulo de células mortas da pele. Esse acúmulo de pele forma crosta e descama, formando os flocos brancos que são característicos da caspa.

Enquanto a psoríase causa sintomas na forma de pele engrossada, vermelha e escamosa. A psoríase geralmente causa coceira, dor e até mesmo uma sensação de calor na pele. Não ocorre apenas no couro cabeludo, a psoríase também pode se espalhar para a testa, a nuca e a área ao redor das orelhas.

O aparecimento da psoríase pode ser mais parecido com a dermatite seborreica. A diferença, a dermatite seborréica é caracterizada pelo aparecimento de escamas branco-amareladas aderidas aos fios de cabelo. Além disso, os sintomas causados ​​pela dermatite seborréica parecem oleosos. Enquanto a pele inflamada na psoríase é branca prateada e tende a secar como um pó.

Os sintomas da psoríase também podem aparecer simultaneamente em outras partes do corpo além da cabeça e do rosto, nomeadamente nos cotovelos, joelhos, mãos ou pés.

Vários sintomas de psoríase, tanto em geral quanto de acordo com o tipo

A psoríase pode causar queda de cabelo?

A psoríase não causa queda de cabelo. No entanto, você pode sentir perda de cabelo ao coçar o couro cabeludo.

A coceira que ocorre devido à psoríase pode ser insuportável. Como resultado, você continuará a coçar. Infelizmente, em vez de aliviar a coceira, isso realmente agrava a inflamação que ocorre no couro cabeludo.

Sem perceber, esse hábito causa danos à haste e aos folículos capilares, resultando em queda de cabelo.

Além disso, o conteúdo químico do shampoo ou dos produtos para o cuidado do couro cabeludo também pode desencadear a queda de cabelo.

No entanto, você não precisa ficar preocupado imediatamente. A boa notícia é que a perda de cabelo devido à psoríase é apenas temporária. Seu cabelo crescerá novamente quando o couro cabeludo estiver livre de psoríase.

Superando a psoríase no couro cabeludo

Em comparação com a caspa e a dermatite seborréica, os sintomas da psoríase são difíceis de controlar. Não raramente, as pessoas que sofrem de psoríase têm de experimentar vários medicamentos e medicamentos para a psoríase antes de encontrarem aquele que é mais adequado para o seu problema de pele.

O tratamento adequado da psoríase também deve ser adaptado à gravidade da doença. Condições graves de psoríase podem exigir tratamento sistêmico que tratará os sintomas da psoríase além do couro cabeludo.

Na verdade, o tratamento não é a cura completa da psoríase. No entanto, a medicação pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir recaídas mais tarde na vida. O tratamento também evita os sintomas prolongados.

Aqui estão várias opções de tratamento para o tratamento da psoríase do couro cabeludo.

1. Shampoo especial para psoríase

Ao lavar, use um shampoo específico para psoríase que contenha ácido salicílico, alcatrão de carvão ou um que contenha um agente queratolítico. Este conteúdo pode aliviar a coceira e remover a pele escamosa.

Além de suprimir os sintomas que surgem devido à inflamação da pele, o uso de um xampu específico para psoríase também aumenta a absorção de medicamentos tópicos ou pomadas no couro cabeludo.

Além do ácido salicílico, um estudo conduzido pelo Canadian Quebec Dermatology Research Centre provou um shampoo contendo 5 por cento Propionato de clobetasol É seguro e eficaz para superar os sintomas leves da psoríase do couro cabeludo.

O tratamento da psoríase com um novo shampoo é observado após uma a duas semanas. Portanto, este tratamento deve ser realizado nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença e usado regularmente após o desaparecimento dos sintomas para prevenir a recorrência da psoríase.

Ao usá-lo, massageie o shampoo no couro cabeludo e deixe-o descansar por 5-10 minutos para que os ingredientes possam ser absorvidos pelo couro cabeludo. Se necessário, repita o uso do shampoo e depois enxágue com água.

2. Condicionador

O uso de condicionador após o shampoo é altamente recomendado para quem sofre de psoríase. Isso ocorre porque este produto para o cabelo pode hidratar o couro cabeludo, aliviar a inflamação e reduzir a coceira.

Além de usar condicionador regularmente, também é recomendável usar produtos para os cabelos que contenham mentol. A sensação de resfriamento ajudará a reduzir a dor e a inflamação no couro cabeludo.

3. Pomada

Existem vários cremes ou pomadas que podem aliviar ou prevenir a propagação da psoríase. Normalmente, esses cremes ou pomadas funcionam para aumentar a umidade e ajudam a levantar as escamas no couro cabeludo.

Alguns medicamentos para psoríase são geralmente prescritos por médicos, incluindo os seguintes.

  • Antralina para normalizar o crescimento da pele e remover escamas de psoríase.
  • Antimicrobianos para prevenir infecções bacterianas ou fúngicas que podem piorar os sintomas da psoríase.
  • O calcipotrieno é um derivado da vitamina D. A vitamina D desempenha um papel importante na estimulação do sistema imunológico e no tratamento da psoríase.
  • Pomada de esteróide para suprimir a inflamação da pele rapidamente.

Além de lidar com os sintomas, o creme aplicado também pode ajudar a fortalecer as raízes do cabelo. Use regularmente por 8 semanas ou mais até que seu couro cabeludo se cure da psoríase.

Várias opções de pomadas eficazes para aliviar a psoríase

4. Tratamento sistêmico

Em condições de sintomas graves ou que não melhoram, os médicos podem dar medicamentos sistêmicos por via oral (tomada pela boca) ou por injeção. O tratamento sistêmico significa que essas drogas funcionam circulando por todo o corpo através da corrente sanguínea.

Os sintomas graves podem ser indicados pelo aparecimento de uma infecção fúngica da pele. Alguns tipos de medicamentos orais usados ​​no tratamento da psoríase sistêmica são:

  • corticosteróide,
  • ciclosporina,
  • metotrexato, e
  • tazaroteno, um medicamento derivado da vitamina A.

No entanto, a medicação sistêmica acarreta o risco de efeitos colaterais graves, por isso seu uso deve sempre ser feito sob a supervisão de um médico.

Lembre-se de que o tratamento da psoríase do couro cabeludo também pode ser um pouco mais difícil. Dada a presença de crescimento de cabelo, demorará mais para garantir que a droga usada realmente atingiu a área afetada.

Portanto, se você tiver dúvidas sobre o uso de bons medicamentos, não hesite em consultar um dermatologista. Você também precisa evitar várias causas que podem desencadear os sintomas da psoríase para ajudar no processo de tratamento.