Fungo da boca do bebê, como superá-lo?

Os fungos podem infectar o corpo humano, incluindo a cavidade oral. Esta infecção por fungos na boca não é uma doença fatal, mas pode causar desconforto. As infecções fúngicas na cavidade oral não atacam apenas os adultos, mas também a boca dos bebês pode ficar bolorenta.

Então, quais são as condições e os sintomas que precisam ser considerados quando um bebê tem uma infecção por fungos na boca, geralmente chamada de infecção por fungos? sapinho isto? Como você se livra do mofo na boca do bebê? Confira a seguinte explicação.

O que é sapinho?

O sapinho é uma condição causada por um fungo que infecta o interior da boca e da língua. Sapinho Também conhecida como candidíase oral ou candidíase orofaríngea.

O fungo que causa infecção na cavidade oral é o fungo Candida albicans. Na verdade, esse tipo de fungo cresce naturalmente na boca, mas em pequenas quantidades para que não perturbe.

No entanto, quando o fungo começa a crescer descontroladamente, uma infecção aparece na boca. Doença sapinho Isso geralmente afeta bebês e crianças pequenas, mas não descarta a possibilidade de ocorrer também em adultos.

A boca do bebê com fungo não aparece apenas na língua, mas pode se espalhar para outras partes da cavidade oral, como bochechas, gengivas, céu da boca e garganta.

Qual é a condição da boca de um bebê que está mofada?

No início, as infecções por fungos na boca não causam sintomas ou dão quaisquer sinais, então muitas pessoas não estão cientes de sua presença.

Citado na Mayo Clinic, com o tempo, as características de uma infecção por fungos na boca começarão a aparecer, geralmente caracterizadas por sinais e sintomas, incluindo:

  • Manchas brancas ou amareladas que se espalham para partes da cavidade oral, como língua, gengiva, parte interna da bochecha, céu da boca, amígdalas e garganta.
  • As manchas brancas parecem ser ligeiramente espessadas ou parecidas com caroços.
  • Dor e desconforto na boca resultando em dificuldade para engolir.
  • Há um pequeno sangramento quando a ferida é exposta à fricção.
  • Rachaduras e vermelhidão nos cantos da boca.

Além dos sinais e sintomas acima, essa condição geralmente deixará seu filho agitado, irritado e se recusará a amamentar. As mães também devem estar atentas a essa condição nos bebês, pois infecções fúngicas também podem ser transmitidas durante o processo de amamentação.

Se uma infecção por fungos for transmitida ao seio da mãe, vários sintomas podem surgir, incluindo:

  • Comichão, áreas brancas sensíveis e doloridas em ambos os seios
  • Pele descamada ou brilhante ao redor da área do mamilo (aréola)
  • Dor forte durante a amamentação
  • Dor aguda, como seios quebrados

Quais são as causas da boca bolorenta do bebê?

A língua branca em bebês nem sempre vem de uma infecção fúngica. Isso é normal se as manchas brancas vierem do resto do leite que gruda na língua e é fácil de limpar.

No entanto, se as manchas brancas na boca do bebê se espalharem para várias partes da cavidade oral, você precisa estar ciente de que há uma infecção por fungos na boca do bebê.

Existem várias possibilidades que podem causar bolor na boca do bebê, incluindo as seguintes.

1. Sistema imunológico fraco

Sapinho mais comum em pessoas com sistema imunológico ou sistema imunológico fraco, incluindo bebês. Especialmente em bebês nascidos prematuramente, que têm sistema imunológico que não é tão forte quanto os bebês em geral.

Um sistema imunológico fraco e subdesenvolvido pode tornar o crescimento do fermento na boca incontrolável e manchas brancas na língua.

2. Efeito da droga

O uso de certos medicamentos em bebês, como antibióticos e corticosteroides, pode matar as bactérias boas na cavidade oral, que atuam na prevenção do crescimento de fungos Candida causas da língua branca

3. Higiene oral do bebê

A manutenção da higiene oral do bebê deve ser feita desde cedo. O leite residual na cavidade oral que não é limpo pode desencadear o desenvolvimento de fungos na boca. Portanto, é importante limpar a boca regularmente após a amamentação para evitar que a boca do bebê fique bolorenta.

4. Infecção vaginal por fungos

As infecções vaginais por fungos são comuns em mulheres grávidas, especialmente no segundo trimestre da gravidez. Esta infecção também é causada por fungos Candida albicans razão sapinho . Citado pela American Pregnancy Association, esta condição também pode ser transmitida ao bebê durante o processo de parto, se não for tratada adequadamente com antecedência.

Como se livrar do fungo na boca do bebê?

Em casos leves, a língua branca em bebês geralmente não causa sintomas graves e desaparecerá por conta própria em alguns dias.

No entanto, se a condição da língua branca e da boca mofada do bebê deixar o bebê agitado e não quiser mamar, consulte imediatamente o médico para obter o tratamento correto para acelerar o processo de recuperação.

Geralmente, os médicos tratam as infecções por fungos na boca com medicamentos antifúngicos que estão disponíveis na forma de géis ou gotas.

1. Nistatina

A nistatina é um medicamento antifúngico que está disponível na forma de gotas que atuam para impedir o crescimento de fungos na cavidade oral. Agite bem antes de usar, em seguida aplique o colírio de nistatina com conta-gotas (conta-gotas) na parte mofada com a dose prescrita pelo médico.

2. Miconazol

O miconazol é um medicamento antifúngico na forma de uma pomada que atua interrompendo e prevenindo o crescimento de fungos. Limpe as mãos antes de aplicar o medicamento e, em seguida, aplique uma camada fina na área mofada.

Mesmo que sejam vendidos sem receita, siga as instruções na embalagem ou consulte primeiro o seu médico.

Além de medicamentos para se livrar do fungo da boca do bebê, você também pode prevenir infecções por fungos orais em seu filho, seguindo as seguintes etapas:

  • Mantenha os brinquedos do bebê limpos e esterilizados.
  • Esterilize mamadeiras e utensílios de alimentação.
  • Lave as mãos antes e depois dos cuidados com o bebê.
  • Mantenha o mamilo limpo após o bebê mamar, enxaguando-o com água e secando-o com batidinhas.
  • Manter a higiene oral do bebé, nomeadamente limpando regularmente a língua do bebé, cuidando dos dentes do bebé com mais de 6 meses e outras partes da boca para eliminar o leite residual que provoca o crescimento de fermento oral.