Tabus alimentares para pacientes com infecções do trato urinário

A infecção do trato urinário (ITU) é uma doença bastante comum na Indonésia, especialmente entre as mulheres. Como a doença é causada por uma infecção bacteriana, o principal tratamento a ser seguido é a antibioticoterapia de acordo com as normas do médico.

No entanto, existem outras coisas que você também deve fazer para acelerar a recuperação de infecções do trato urinário, uma das quais é não comer alimentos e bebidas tabu.

Alimentos e bebidas para infecção do trato urinário

Como se sabe, a causa das infecções do trato urinário são os hábitos diários prejudiciais à saúde, como fazer xixi com frequência ou não se esforçar para manter a limpeza da região púbica.

No entanto, descobriu-se que existem vários alimentos e bebidas que podem desencadear ou piorar sua condição quando você tem uma infecção. Então, quais são os alimentos e bebidas que são tabu para pessoas com infecções do trato urinário?

1. Café, chá e refrigerantes

Alguns de vocês podem estar acostumados a beber café e chá antes de iniciar sua atividade. Muitos também gostam de bebidas carbonatadas. Embora refrescantes, essas bebidas fazem parte do tabu para pessoas com infecções do trato urinário.

O motivo, essas três bebidas contêm principalmente cafeína. O consumo de cafeína pode relaxar os músculos da pelve e da uretra, o que pode piorar os sintomas de ITU.

A cafeína também é um diurético, o que significa que estimula a urgência de urinar com frequência. Se você consumir à noite, terá um impacto em seu sono perturbado porque você precisa ir e voltar ao banheiro.

Além disso, os refrigerantes contêm muito açúcar, o que pode desencadear o crescimento de bactérias. É por isso que refrigerantes devem ser evitados quando você tem uma infecção do trato urinário.

Se você tiver infecções do trato urinário recorrentes, também pode ser necessário reduzir a ingestão geral diária de açúcar.

2. Comida apimentada

Para algumas pessoas, a comida picante é mais apetitosa. Infelizmente, aqueles de vocês que estão doentes com ITU não são aconselhados a comer alimentos picantes. Alimentos apimentados darão uma sensação de calor em seu corpo.

Se estiver muito picante, sua bexiga pode reagir. Pode irritar o revestimento da bexiga, causando dor. Claro que isso piora seus sintomas. Além disso, comida picante pode causar calor e dor no estômago.

Para que a dor não piore, você deve parar de adicionar molho de pimenta às porções de sua comida por um tempo, até que a condição corporal melhore.

3. Açúcar e adoçantes artificiais

Conforme explicado anteriormente, os alimentos com alto teor de açúcar não devem ser consumidos por pacientes com infecções do trato urinário. O açúcar pode atuar como um estimulante da bexiga, causando um aumento na urgência e na frequência com que você sente vontade de urinar.

Você pode pensar que substituir o açúcar por adoçantes artificiais é uma alternativa segura. Na verdade, aqueles de vocês que também têm cistite intersticial e dor crônica na bexiga ainda devem ter cuidado.

Um estudo descobriu que os adoçantes artificiais podem piorar os sintomas e irritar a bexiga.

4. Álcool

As bebidas alcoólicas também são diuréticas porque estimulam a produção de urina e aumentam seu volume. O álcool piora os sintomas da micção frequente e pode irritar a bexiga e tornar a urina que sai mais concentrada.

Isso ocorre porque o consumo de álcool inibe a arginina vasopressina ou um hormônio antidiurético ou ADH. O ADH funciona para conservar a água como reserva no corpo, reduzindo seu descarte na urina.

Sem ADH, os rins não podem reabsorver água facilmente. A deficiência de ADH é o que o fará urinar com mais frequência.

Beba água suficiente para reduzir os sintomas de ITU

Fonte: Pergunte ao Cientista

Além de todas as restrições de alimentos e bebidas para pessoas com infecções do trato urinário acima, você ainda pode consumir outros alimentos e bebidas seguindo uma dieta balanceada.

Uma das mais recomendadas é atender às necessidades de líquidos bebendo água mineral. Na verdade, a necessidade de água mineral em cada pessoa pode variar dependendo do peso corporal.

No entanto, o que geralmente é recomendado é até oito copos ou o equivalente a dois litros de água. Além disso, certifique-se de não beber muita água, pois isso pode estimular a vontade de fazer xixi com mais frequência.

Acredita-se que a água potável ajuda a enxaguar o trato urinário e a remover as bactérias nele contidas. Dessa forma, a chance de as bactérias aderirem à parede urinária e se multiplicarem é reduzida. O consumo de água também equilibra o pH da urina.

Além disso, você também pode tentar beber suco de cranberry para aliviar os sintomas de infecções do trato urinário. O suco de cranberry ajudará a interromper o crescimento e a proliferação de bactérias na bexiga com seu conteúdo de tanino. Os taninos são compostos em plantas de sabor amargo ou adstringente.

No entanto, há coisas que devem ser consideradas antes de consumir cranberries processados. Aqueles de vocês que têm artrite (artrite), azia, síndrome do intestino irritável ou hérnia de hiato podem não ser recomendados a beber suco de cranberry porque na verdade ele piora os sintomas.

Além disso, o consumo de suco de cranberry não deve ser feito se você estiver tomando o medicamento varfarina, pois pode interferir em seu funcionamento.

Você também deve discutir com seu médico sobre o uso de suco de cranberry como alternativa ao tratamento de infecções, se você tem diabetes. Visto que o suco de cranberry contém açúcar, certifique-se de que seu consumo não terá um impacto negativo no corpo.