10 causas de dor de palato na boca e como tratá-las •

A cavidade oral é uma parte importante do corpo nas atividades diárias, como falar e comer alimentos. Portanto, é muito importante que você mantenha sempre uma cavidade oral saudável. No entanto, você já sentiu dor no palato?

Uma dor no palato pode causar sintomas, como dor, inchaço, boca seca, feridas na boca e espasmos musculares ou cãibras na mandíbula. Então, quais são as causas e como tratar? Para saber mais, consulte a seguinte análise.

Quais são as causas de paladar dolorido?

O aparecimento de dores no céu da boca pode ser causado por problemas leves ou graves, que variam de trauma, irritação, feridas na boca, doenças bucais e câncer.

Sabendo a causa exata, você pode determinar o tratamento adequado ou até mesmo solicitar atenção médica. Aqui estão algumas causas de paladar dolorido às quais você precisa prestar atenção.

1. Trauma e irritação

Uma causa comum de dor no palato e na cavidade oral é o trauma ou irritação causada pela comida ou bebida consumida. Alimentos muito quentes, com temperatura acima de 80 graus Celsius, podem causar queimaduras nos tecidos moles da cavidade oral.

Além disso, alimentos com textura dura e afiada, como batatas fritas, rebuçados e semelhantes, podem causar feridas no céu da boca.

2. boca seca

A boca seca (xerostomia) é caracterizada pela condição das glândulas salivares da cavidade oral que são incapazes de produzir saliva em quantidade suficiente para mantê-la úmida. Algumas condições médicas, como os efeitos de medicamentos ou radioterapia, podem ser a causa.

A desidratação ou falta de líquidos também pode causar boca seca. Isso pode ser provocado por falta de água potável, consumo excessivo de álcool, sudorese ou sintomas de certas doenças.

3. Anemia

Citado na Mayo Clinic, a anemia pode ocorrer se o corpo não tiver células sanguíneas que funcionam para distribuir oxigênio a todos os tecidos do corpo. A anemia pode fazer com que o corpo se sinta cansado e fraco.

Sintomas como língua inchada seguida de ferida na boca, incluindo o palato, podem ser sentidos por pessoas com anemia. Outros sintomas também podem incluir boca seca, rachaduras vermelhas nos cantos dos lábios e aftas.

4. Sapinho

As aftas comuns são sentidas por todas as pessoas. Esse tipo de ferida na boca pode atacar os tecidos moles da cavidade oral, como os lábios internos, bochechas, língua, gengivas e até mesmo o céu da boca.

As aftas no céu da boca geralmente causam dor devido às feridas que você experimenta ao comer certos alimentos, como aqueles que são muito quentes, duros e pontiagudos.

5. Gengivoestomatite

A gengivoestomatite é uma doença infecciosa da cavidade oral e gengivas causada por vírus ou bactérias. Citado no MedlinePlus, esses problemas de saúde bucal e gengival são comuns em crianças menores de seis anos.

Além de causar inchaço na cavidade oral, como gengiva e céu da boca, a gengivoestomatite também é caracterizada por mau hálito, febre e perda de apetite.

6. Herpes oral (herpes labial)

O herpes oral que ocorre nos lábios e na boca também é conhecido como herpes labial . O herpes oral é uma doença infecciosa que ataca a boca, os lábios e as gengivas devido ao vírus herpes simplex-1 ou HSV-1.

Em contraste com o sapinho, que não é contagioso, o herpes oral tende a ser altamente contagioso quando em contato direto com o paciente.

7. Infecção de fermento oral (sapinho)

Infecção de fermento oral ou candidíase oral ( sapinhos) é uma doença na boca causada por uma infecção fúngica chamada Candida albicans . A infecção pode causar dor e desconforto que se espalha para o céu da boca, gengivas, amígdalas e parte de trás da garganta.

Essa condição é comum em pessoas com sistema imunológico fraco, como crianças, idosos ou pessoas com diabetes e leucemia. Sapinho não infecciosos podem ser tratados com medicamentos antifúngicos.

8. Leucoplasia

O hábito de fumar em longo prazo pode causar manchas esbranquiçadas ou acinzentadas que aparecem na língua, gengivas, paredes e céu da boca. Essa condição é conhecida como leucoplasia.

A leucoplasia está amplamente associada ao câncer oral, embora nem todos os casos sejam assim. Necessita de um diagnóstico médico para determinar o risco de desenvolver câncer bucal ou não.

9. Líquen plano oral

Líquen plano é uma doença inflamatória da pele que pode afetar a pele e qualquer camada da mucosa. Quando esta condição ocorre na cavidade oral, é referida como líquen plano oral. Essa inflamação pode ocorrer em qualquer idade, especialmente em mulheres com mais de 50 anos, de acordo com a American Academy of Oral Medicine.

Líquen plano oral pode causar irritação e causar dor. Não é contagioso, portanto não há necessidade de se preocupar se as pessoas que entrarem em contato com pacientes contraíam essa doença.

10. Câncer oral

Uma dor no palato pode ser um dos sintomas do câncer bucal com o qual você precisa estar atento. O câncer oral é um câncer que ataca os tecidos da cavidade oral, como o assoalho da boca e o palato mole e duro.

Outros sinais e sintomas de câncer bucal que você precisa prestar atenção incluem:

  • Dor e dificuldade para engolir
  • Mudanças de voz ou dificuldade para falar
  • Perda de peso inconsciente
  • Sangramento e dormência na boca
  • Dentes soltos sem motivo aparente
  • Dificuldade em mover a mandíbula
  • Manchas vermelhas ou brancas no revestimento da boca, como aftas que não desaparecem

O câncer oral deve ser detectado precocemente para que possa ser tratado imediatamente e minimizar o risco. O médico fará uma biópsia ou testes de câncer no tecido relacionado.

Como tratar uma dor de palato?

Em geral, a dor sentida no céu da boca passa rapidamente se for causada por trauma e irritação de alimentos quentes ou de textura dura. Doenças orais, como sapinhos e herpes labial Ele também irá embora por conta própria, cerca de 1 a 2 semanas.

Para poder tratar facilmente o paladar, desde a mudança de hábitos até a utilização de ingredientes naturais em casa, pode fazer o seguinte.

  • Enxágue imediatamente a boca e use pasta de dente para aliviar a dor causada por bolhas na boca ao comer alimentos ou bebidas quentes.
  • Evite alimentos e bebidas com sabor picante e azedo para evitar irritações posteriores.
  • Certifique-se de que o consumo diário de água potável seja suficiente para evitar a desidratação, cerca de 8 copos por dia conforme a necessidade.
  • Use analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno para aliviar a dor no céu da boca.
  • Gargareje com água salgada ou bicarbonato de sódio para aliviar a dor na boca.
  • Gargareje com um anti-séptico bucal especial contendo peróxido de hidrogênio, benzocaína ou fluocinonida para aliviar feridas na boca.
  • Realize os cuidados dentários e bucais de rotina conforme recomendado, como escovar os dentes corretamente, usar fio dental e usar enxaguatório bucal.
  • Consumo de alimentos com ingestão nutricional de acordo com as necessidades do organismo, como ovos, carnes e frango como fonte de vitamina B12 para prevenir a anemia.
  • Evite fumar e beber álcool.
  • Reduza o estresse, por exemplo, fazendo meditação ou ioga.

Quando você precisa consultar um médico?

Se a dor no palato e na cavidade oral for insuportável, deve-se consultar imediatamente um médico. Algumas condições também exigem uma visita ao médico para acelerar o processo de recuperação.

  • Doenças infecciosas orais, como gengivoestomatite, herpes labial , e sapinho precisa de tratamento de acordo com a causa. Se for de bactéria, pode usar antibióticos, se for de vírus, pode usar antivirais e, se for de fungo, pode usar antifúngicos de acordo com a receita do médico.
  • Feridas na boca que não cicatrizam e recorrem, leucoplasia e líquen plano oral às vezes requerem exame adicional na forma de biópsia. A biópsia é a etapa de diagnóstico do médico ao coletar uma amostra do tecido afetado para verificar a possibilidade de células cancerosas ou não.
  • Se houver células cancerosas, o médico recomendará vários métodos de tratamento, como cirurgia, radioterapia, terapia direcionada, quimioterapia ou imunoterapia.

Nunca subestime a condição ao sentir dor no palato. Se você sentir que a dor é prolongada e insuportável, consulte imediatamente um médico.