Os exames de ultrassom costumam ser realizados para verificar todo tipo de coisa relacionada à gravidez, desde saber o sexo do bebê, monitorar a condição do bebê no útero como um todo, até analisar problemas em gestações de risco. No entanto, você sabia que o ultrassom também é usado para detectar muitos outros problemas de saúde não relacionados à gravidez?
Idosos, jovens, homens ou mulheres podem ser aconselhados a fazer um exame de ultrassom se o médico considerar necessário. O objetivo é confirmar o diagnóstico da doença, para que você possa obter o tratamento adequado.
Então, quais são os problemas de saúde e as doenças que podem ser detectados pelo ultrassom? Continue a ler para saber mais.
Como funciona o ultrassom?
Ultrassom ou ultrassom (ultrassom) é um teste de exame que usa ondas sonoras de alta frequência para descrever a condição dos órgãos do corpo.
Quando você faz um ultrassom, a parte do corpo que está sendo examinada é aplicada a um gel e, em seguida, o médico move uma alavanca de controle chamada transdutor sobre essa parte do corpo. Este transdutor enviará ondas sonoras de alta frequência para os órgãos e fluidos corporais na área. Essas ondas sonoras irão então retornar na forma de um sinal elétrico para a máquina, que irá convertê-lo em uma imagem. Você pode ver fotos de seus órgãos internos na tela do monitor.
Por exemplo, você é solicitado a fazer um ultrassom do coração. Depois de aplicar um gel especial no tórax, um transdutor em movimento "tira uma foto" do seu coração e também da moldura do tórax. Em tecidos de alta densidade, como o osso, a tela do ultrassom exibirá uma imagem em branco. Enquanto os tecidos moles, como o coração, aparecerão como uma imagem preta.
Que problemas de saúde podem ser detectados pelo exame de ultrassom?
Além de verificar o estado da gravidez, o exame de ultrassom também serve para detectar problemas de saúde em:
1. Sistema biliar
Todas as doenças ou distúrbios relacionados ao sistema biliar podem ser detectados por ultrassom.
A vesícula biliar está localizada entre os intestinos e o fígado e funciona para armazenar a bile do fígado até o momento de ser liberada nos intestinos para ajudar na digestão. A própria bile é um líquido amarelo-esverdeado cuja função é digerir a gordura. A bile pode se acumular e se cristalizar com o tempo, causando problemas de saúde, como cálculos biliares e colecistite. Os problemas do pâncreas também incluem aqueles que podem ser detectados pelo exame de ultrassom do sistema biliar.
2. Sistema urinário (urinário)
O exame de ultrassom pode detectar e fornecer uma imagem clara dos problemas do trato urinário, que vão desde os rins até a bexiga. As doenças ou condições médicas que podem ser detectadas incluem hidronefrose (aumento dos rins), tumores renais, espessamento das paredes do trato urinário, testículos não descidos em crianças e testículos torcidos (torção testicular).
3. Sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos)
O exame de ultrassom do coração também é conhecido como ecocardiografia. Este exame usa principalmente ultrassom Doppler. O Doppler é usado principalmente para medir a taxa de fluxo sanguíneo no coração e nos grandes vasos. A imagem que aparecerá é uma imagem das cores vermelha e azul.
Com a ecocardiografia, você pode ver imediatamente como a função e a estrutura do coração estão funcionando com precisão. Um ultrassom do coração pode dizer como as válvulas do coração, as paredes do coração e como o sangue está fluindo nas câmaras do coração.
Com esta ferramenta você pode ver se seu coração está funcionando bem, especialmente se for feito após um ataque cardíaco.
4. Apendicite
Apendicite (apendicite) é a inflamação do apêndice causada por um bloqueio. O apêndice é uma pequena estrutura em forma de tubo que se liga ao início do intestino grosso. O apêndice não tem função específica, mas quando o bloqueio se rompe, a apendicite pode ser fatal.
Quando visto no exame de ultrassom, a imagem que vai aparecer é que o apêndice estará maior do que o normal e há um espessamento da parede do apêndice.
5. Linfonodos aumentados
O exame de ultrassom pode informar ao médico sobre a presença de gânglios linfáticos inchados e outros problemas associados a ela (linfadenopatia, linfadenite).
Os gânglios linfáticos inchados são geralmente mais suscetíveis aos experimentados por crianças porque o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. As causas do inchaço incluem infecções na garganta, infecções virais, infecções de ouvido, infecções dentárias, infecções bacterianas e infecção por HIV / AIDS.
Além de verificar o estado da gravidez e os cinco tipos de problemas acima, exames de ultrassom também podem ser realizados na garganta e na vagina de acordo com o que o médico solicitar para o exame. O tamanho da haste do transdutor também pode variar, dependendo da localização do exame.
Quais são os efeitos colaterais do exame de ultrassom?
O exame de ultrassom pode causar uma sensação de queimação temporária no local do exame durante a obtenção de imagens. No entanto, o ultrassom é um procedimento médico seguro e não tem efeitos colaterais ou complicações graves a longo prazo.