Mamilos de mama normais e anormais, veja como saber a diferença

Os mamilos fazem parte do seio humano. Os mamilos também têm outro nome, a saber, papilas. Mulheres e homens, de jovens a velhos, devem ter um par de mamilos no peito, ou talvez mais de dois. Embora pareça banal, o aparecimento de uma pequena estrutura de pele que se projeta no final dessa parte da mama pode refletir o seu estado de saúde, sabe! Vamos conhecer as características das papilas normais e quais problemas de saúde são comuns.

Tipo de mamilo normal

O mamilo ou papila fica no meio da aréola. A aréola é a área escura no centro da mama. Essas papilas são compostas principalmente por fibras musculares lisas. Onde este músculo liso serve para ajudar a formar a papila quando estimulado.

Durante a puberdade da menina, o pigmento nas papilas e na aréola aumenta (e, portanto, torna-se mais escuro) e torna a papila ou mamilo mais proeminente.

Para as mulheres, o mamilo serve para a lactação ou canalização do leite materno para o bebê. Já para os homens, não existe uma função específica. Existem algumas opiniões que afirmam que os mamilos masculinos funcionam como uma zona erótica que pode produzir estimulação. Quando a papila masculina endurece, é um sinal de que está excitada ou com orgasmo.

1. Destaque-se

As papilas desse tipo geralmente se projetam alguns milímetros acima da superfície da aréola. Quando o tempo está frio ou estimulado, os mamilos ficam mais firmes e definidos.

2. Vá para dentro

Algumas mulheres ou homens têm mamilos que vão para dentro. Isso é normal e muitas pessoas experimentam isso. Para mães que amamentam, problemas nos mamilos como este são um pouco difíceis de dar leite materno aos bebês. Existe uma técnica para remover as papilas que penetram, a saber, a técnica de Hoffman.

O truque é colocar os dois polegares em ambos os lados da aréola, direito-esquerdo ou de cima para baixo. Lentamente, tente esticar os polegares e puxar um ao outro para cima. Faça isso duas vezes ao dia após o banho. Acredita-se que essa técnica seja capaz de romper as papilas de modo que possam se projetar para fora.

3. Mamilos planos

Além de afundar entre a aréola, há também um mamilo ou papila que são achatados. Onde isso ocorre quando a superfície da papila está nivelada com a pele da aréola. Relaxe, essa condição não é perigosa, alias normal. As papilas planas podem ocorrer em uma mama ou em ambas.

De acordo com o dr. Maggie DiNome, chefe do hospital Saint John's Health Center na Califórnia, mulheres com papilas planas podem amamentar seus bebês normalmente. No entanto, pode causar alguns problemas durante a amamentação.

Existem várias maneiras de lidar com os mamilos ou papilas que não se destacam. Dr. DiNome também diz que é possível que a papila achatada possa ser removida cirurgicamente para permitir que saia para a amamentação.

Além disso, tente estimular as papilas a se projetarem. Esse método é feito para que o bebê encontre um local para sugar o leite. algumas pessoas acreditam que ao amamentar um bebê, a papila plana também sairá por si mesma de acordo com as necessidades do bebê e da mãe que amamenta.

4. Outras características normais da papila

  • Peludo

De acordo com o dr. Kecia Gaither M D, obstetra de Nova York, as papilas de pêlo fino são normais. Isso geralmente ocorre devido a influências genéticas, durante a puberdade, devido à gravidez, durante a menstruação ou durante a menopausa. As pílulas anticoncepcionais também podem estimular o crescimento de pelos nos mamilos.

  • Castanho claro ou escuro, grande ou pequeno: é igual, tudo normal

O tamanho de cada mamilo humano varia. Existem pequenos ou grandes. As variações de cor podem ser rosa a marrom escuro enegrecido. Todas essas combinações são normais e principalmente genéticas.

De acordo com o dr. Debra Patt MD, uma oncologista na América, o tamanho da papila em sua mama é apenas uma imagem física de pessoas diferentes.

Características de mamilos anormais

1. Cabelo espesso repentino

Se de repente seus mamilos ou seios crescerem muito cabelo fino, você deve estar alerta. De acordo com o dr. Gaither, isso pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP) e da síndrome de Cushing. Se sentir isso, você deve consultar um médico imediatamente para exames adicionais.

2. Sangramento ou purificação

O sangramento das papilas pode ser causado por fricção, coceira, coceira ou até irritação. Se deixado sozinho, o mamilo pode evoluir para uma infecção. Além de causar dor nas papilas, a infecção também pode aumentar o risco de infecção fúngica da pele por candidíase causada por Candida albicans.

Papilas com pus podem indicar algo sério, um dos quais é câncer de mama. Normalmente, esse câncer afeta os dutos da mama e, em seguida, se espalha para a superfície da papila e, em seguida, se espalha para a aréola para causar olheiras ao redor da mama e sentir dor.

Problemas comuns de mamilo

1. Ectasia

Ectasia é uma condição em que as glândulas mamárias estão aumentadas sob o mamilo. Geralmente, essa condição ocorre na idade que se aproxima da menopausa, por volta dos 40 ou início dos 50 anos.

Ekatasia é uma doença não cancerosa. Em alguns casos, o tecido sob as glândulas mamárias pode mudar e bloquear os dutos de leite.

O fluido acumulado pode se estabelecer e vazar para o tecido mamário circundante. Isso pode causar infecção, inflamação crônica ou uma infecção com pus chamada abscesso.

2. Papiloma intraductal

O papiloma intraductal é um pequeno caroço semelhante a uma verruga que cresce perto do mamilo. Este caroço não é canceroso. Mas geralmente irá escorrer sangue ou fluido pegajoso.

3. Bolhas durante a amamentação

mamilos doloridos ou mamilo rachado Este é um problema que as novas mães costumam enfrentar durante a amamentação. Isso pode ser causado pela forma errada de amamentar e a mãe não cuidar das papilas. Para superar isso, geralmente nenhum tratamento especial é necessário, porque a papila cicatriza sozinha. As mães também podem usar um creme hidratante especial para mães que amamentam, que pode aliviar a dor nas papilas.