A forma mais adequada de tratar o inchaço, quando e como ocorrer, é comprimindo-o para que sare rapidamente e a dor desapareça. Mas o que é melhor para aliviar o inchaço: compressas com água morna ou fria. Na verdade, existe uma diferença?
Compressas quentes para tratar o inchaço que já existe há muito tempo
As compressas quentes geralmente são usadas para aliviar dores musculares ou articulares de longa duração ou crônicas.
As temperaturas altas podem alargar os vasos sanguíneos de modo que o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio possam chegar mais facilmente ao corpo doente. Isso ajuda a relaxar os músculos e reduz a dor. As temperaturas quentes também reduzem a rigidez e aumentam a amplitude de movimento da parte dolorida do corpo.
A temperatura usada para compressão deve ser considerada de forma que não seja muito quente. A temperatura recomendada para uma compressa quente é de cerca de 40-50 graus Celsius. Adquira o hábito de não comprimir por mais de 20 minutos, a menos que seu médico o aconselhe.
Embora possa ser usada para reduzir a dor, deve-se observar que as compressas de água quente não são recomendadas para uso em feridas novas ou com menos de 48 horas, pois podem piorar a condição da ferida devido ao acúmulo de fluido no local da lesão e aumentar a dor. As compressas quentes também não devem ser usadas em feridas abertas e que ainda pareçam inchadas.
Compressas frias para tratar o inchaço que acabou de ocorrer
As compressas frias geralmente são usadas 24 a 48 horas após a lesão para minimizar a inflamação. Isso ocorre porque as baixas temperaturas podem estimular a constrição do sangue e diminuir o fluxo sanguíneo para o local da lesão. Na área lesada, há um processo inflamatório e danos aos vasos sangüíneos que farão com que as células sangüíneas saiam dos vasos sangüíneos e a pele fique vermelha azulada.
Enrole a compressa primeiro com uma toalha para que a temperatura fria não toque a pele diretamente. Você não deve aplicar a compressa fria por mais de 20 minutos. Remova a compressa após 20 minutos e faça uma pausa de 10 minutos antes de começar a comprimir novamente.
O que é melhor para tratar o inchaço?
Na verdade, isso depende do inchaço experimentado. As compressas frias são melhores para hematomas ou inchaço de um impacto recente. No inchaço devido a lesão ou rigidez articular que dura muito tempo, as compressas quentes são ainda melhores. Também preste atenção à temperatura da compressa para que não fique muito quente e realmente provoque queimaduras. Evite usar compressas quentes na pele que foi ferida por infecção ou outros ferimentos.
Além disso, as compressas quentes e frias devem ser evitadas em pessoas com distúrbios dos nervos táteis (dormem e não conseguem distinguir o calor do frio). Nessas pessoas, eles não conseguem sentir se a compressa está muito fria ou muito quente, o que pode prejudicar a pele e as estruturas ao redor.