Medicina da próstata, aqui está o que você deve saber

A doença da próstata pode causar desconforto durante atividades como micção frequente, urina lenta, fluxo urinário fraco e dor ao urinar ou após a ejaculação. Para não interferir nas atividades diárias, você deve fazer tratamento imediato para superar a doença. Então, quais são os medicamentos que podem ser tomados para aliviar os sintomas da doença da próstata?

Tipos de medicamentos para a próstata que os médicos costumam prescrever

Se os seus sintomas não forem graves, seu médico pode recomendar exames regulares por um tempo antes de decidir que você deve procurar atendimento médico.

A forma mais comum de tratamento médico para tratar problemas de próstata envolve antibióticos, bloqueadores alfa, e Inibidores da 5-alfa redutase.

1. Antibióticos

Os antibióticos serão administrados pelo médico quando o paciente tiver prostatite bacteriana. Os antibióticos visam matar as bactérias que atacam a próstata.

Vários tipos de antibióticos que podem ser usados ​​são trimetoprima-sulfametoxazol, doxiciclina, ciprofloxacina, norfloxacina e ofloxina.

O paciente deve seguir este tratamento por várias semanas. Se a prostatite sofrida for recorrente, o tratamento com antibióticos pode durar até seis meses.

2. Remédio alfa-bloqueadores

Na verdade, alfa-bloqueadores mais comumente usado como um medicamento para hipertensão. Alfa-bloqueadores ajuda a reduzir a pressão arterial, evitando que o hormônio norepinefrina aperte os músculos das paredes das artérias e veias.

A noradrenalina é um hormônio natural que pode aumentar os níveis de pressão arterial ao estreitar os vasos sanguíneos. Com isso, os vasos sanguíneos permanecerão abertos e farão com que o sangue flua suavemente.

Devido a alfa-bloqueadores além de relaxar outros músculos do corpo, esse tipo de medicamento também pode ajudar a melhorar o fluxo urinário em pacientes com doenças da próstata. Aqui estão os tipos geralmente prescritos pelos médicos.

Tansulosina

A tansulosina é um tipo de medicamento para doenças da próstata alfa-bloqueadores que relaxa os músculos da próstata e do colo da bexiga. Isso torna mais fácil para você urinar e ajuda a aliviar outros sintomas de aumento da próstata, como fluxo de urina fraco e suprimir a vontade de urinar para frente e para trás.

A dose de tansulosina para medicamentos para a próstata é geralmente iniciada com 0,4 mg uma vez ao dia. Para pacientes que não apresentam melhora dos sintomas após tomar uma dose de 0,4 mg após 2 a 4 semanas, a dose do medicamento pode ser aumentada para 0,8 mg uma vez ao dia.

Alguns dos efeitos colaterais da tansulosina são geralmente leves. Seu médico pode ajudar a prevenir ou reduzir esses efeitos colaterais, mas consulte-o se algum dos seguintes efeitos colaterais persistir.

Doxazosina

A doxazosina também é um medicamento frequentemente prescrito para tratar doenças da próstata, especialmente o aumento benigno da próstata (BPH). Semelhante à tansulosina, a doxazosina pode ajudar a relaxar os músculos ao redor da bexiga, reduzindo a dor que o paciente sente.

Os comprimidos de doxazosina podem ser tomados antes ou após as refeições, uma vez por dia, de manhã ou à noite. A dose é ajustada de acordo com a condição do paciente. Normalmente, o médico começará com uma dose baixa, que será aumentada gradualmente.

Além de seu uso que não é superior a duas semanas, a ingestão desse medicamento também deve estar de acordo com as orientações do médico. Se você quiser interromper o tratamento, é melhor consultar imediatamente primeiro.

Alfuzosin

Alfuzosina atua relaxando o músculo da próstata, o que fará com que a urina flua mais suavemente. Alfuzosin tem um jeito de trabalhar longa atuação, Isso significa que esse medicamento leva mais tempo para tratar os sintomas da próstata, mas o efeito pode durar mais tempo.

O medicamento alfuzosina deve ser tomado após as refeições. A dose necessária é geralmente de 10 mg e é administrada uma vez por dia. No entanto, a dose pode ser diferente para cada paciente. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do médico.

Este medicamento pode deixá-lo tonto ou menos alerta após tomá-lo. Portanto, você não deve fazer coisas que requeiram um alto nível de concentração, como dirigir, se estiver tomando alfuzosina.

Silodosin

A silodosina também é frequentemente usada como medicamento para tratar os sintomas de dor ao urinar que são sentidos quando exposto a doenças da próstata. A silodosina está geralmente na forma de cápsulas e deve ser tomada após as refeições, uma vez ao dia.

Às vezes, a silodosina é administrada com alimentos. A dose diária recomendada é geralmente de 4-8 mg por dia, mas a dose será ajustada de acordo com a condição do paciente.

Semelhante ao medicamento anterior, a silodosina pode causar tonturas e sonolência, portanto, aqueles que a tomam são aconselhados a não praticar atividades perigosas e que requeiram concentração total.

3. Remédio Inibidor de 5-alfa redutase

Este medicamento é geralmente administrado como parte do tratamento para BPH (aumento benigno da próstata), que funciona para bloquear os hormônios que podem fazer a próstata aumentar. Dois tipos de medicamentos frequentemente administrados são a finasterida e a dutasterida.

Finasterida

A finasterida bloqueia uma enzima chamada 5-alfa-redutase que pode converter a testosterona em outros hormônios que desencadeiam o crescimento da próstata ou queda de cabelo nos homens. A finasterida ajuda a aumentar os níveis de testosterona e também a reduzir o tamanho da próstata.

O efeito, esta droga também pode aumentar o crescimento do cabelo na cabeça. Infelizmente, esse efeito durará apenas o tempo do tratamento. Quando você para de tomar o medicamento, seu cabelo pode cair novamente.

Às vezes, a finasterida também é combinada com drogas alfa-bloqueadores um tipo de doxazosina para tratar um grande aumento da próstata (BPH). A dose deve ser determinada pelo médico, mas a dose recomendada é geralmente de 5 mg e tomada uma vez ao dia.

Dutasterida

A dutasterida é usada para tratar o aumento da próstata, o que aumenta o fluxo urinário e também minimiza a necessidade de cirurgia de próstata no futuro.

Este medicamento impede que o corpo converta a testosterona em dihidrotestosterona (DHT). Sabe-se que o DHT está envolvido no desenvolvimento da BPH.

A dose recomendada de Avodart é uma cápsula de 0,5 mg uma vez ao dia. Se prescrito com tansulosina como terapia combinada, dustaterida deve ser tomado como uma cápsula de 0,5 mg e tansulosina 0,4 mg uma vez ao dia.

As cápsulas de Dutasterida devem ser engolidas inteiras, não mastigadas ou abertas, pois o contato com o conteúdo da cápsula pode causar irritação na garganta. O Dusteride pode ser tomado com ou sem alimentos.

Alguns efeitos colaterais da dustaterida podem não requerer atenção médica. Conforme seu corpo se acostuma com a droga, os efeitos colaterais podem desaparecer. Se algum dos efeitos colaterais, como ejaculação anormal, diminuição do desejo e desempenho sexual ou impotência persistir, contate seu médico imediatamente.

A dor na próstata pode ser tratada com analgésicos regulares?

Ter problemas na área íntima costuma deixar muitas pessoas relutantes em consultar um médico. Então, há algum medicamento para a próstata disponível gratuitamente nas farmácias?

Cada vez mais evidências estão surgindo de que uma próstata aumentada é afetada por inflamação. Nesse caso, o uso regular de analgésicos pode ajudar.

Os analgésicos são um grupo de medicamentos que ajudam a reduzir a inflamação. Os tipos mais comuns são aspirina e ibuprofeno. Esses dois medicamentos costumam ser usados ​​para aliviar os sintomas da artrite e prevenir doenças cardíacas.

Vários estudos mostraram que os homens que tomam analgésicos regularmente não agem apenas como remédio para a próstata, mas também melhoram a saúde da próstata. No entanto, não há evidências fortes que recomendem analgésicos como medicamentos para a próstata.

Pesquisadores na Holanda descobriram que o risco de sofrer retenção urinária aguda (dificuldade grave para urinar) era duas vezes maior em homens que tomaram analgésicos como medicamentos para a próstata, do que naqueles que não os tomaram.

O estudo relatou que os homens que haviam acabado de começar a tomar analgésicos para problemas de próstata corriam o maior risco de retenção urinária. Além disso, os analgésicos podem piorar a dor porque seu efeito é mais concentrado na bexiga do que na próstata.

Se você notar um aumento nos sintomas de problemas de próstata enquanto estiver tomando analgésicos, informe o seu médico imediatamente e tente reduzir ou evitar temporariamente o uso do medicamento.