5 benefícios dos espargos para a saúde, incluindo mulheres grávidas

Cansado dos mesmos vegetais? É hora de você experimentar os aspargos como dieta diária. Você pode encontrar esses pequenos vegetais verdes parecidos com bambu nos supermercados. Além de deliciosos, os aspargos são ricos em nutrientes que, acredita-se, trazem muitos benefícios para a saúde do corpo, inclusive para mulheres grávidas e fetos. Então, quais são os benefícios?

Conteúdo nutricional de espargos

Espargos que tem um nome científico Asparagus officinalis é bastante estranho para a maioria das pessoas porque é um pouco difícil de encontrar no mercado. Mas não se preocupe, você pode encontrar os aspargos nos supermercados e torná-los um dos cardápios básicos para um jantar em família.

O conteúdo nutricional dos aspargos é muito diversificado e certamente traz benefícios para a saúde. Em 100 gramas de aspargos crus, existem vários nutrientes, a saber:

  • Proteína: 2,2 gramas.
  • Gordura: 0,1 gramas.
  • Sódio: 2 mg.
  • Carboidratos: 3,9 gramas.
  • Fibra: 2,1 gramas.
  • Cálcio: 24 mg.
  • Ferro: 2,14 mg.
  • Potássio: 202 mg.
  • Folato: 52 mcg.
  • Colina: 16 mg.
  • Vitamina K: 416 mcg.
  • Potássio: 202 mg.
  • Niacina (vitamina B3): 0,978 mcg.

Benefícios para a saúde dos aspargos

Com base em seu conteúdo nutricional, a pesquisa mostra vários benefícios para a saúde dos aspargos, incluindo:

1. Capaz de reduzir a pressão arterial

A pressão alta (hipertensão) é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. A maneira de prevenir essa condição é comer mais alimentos ricos em potássio, enquanto reduzir a ingestão de sal é uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial elevada.

É aqui que outros benefícios dos aspargos entram em jogo, porque os aspargos são uma boa fonte de potássio para ajudar a reduzir a hipertensão, otimizando o funcionamento dos vasos sanguíneos e removendo o excesso de sal pela urina.

Esta afirmação também é reforçada por pesquisas publicadas em Journal of Agricultural and Food Chemistry, que conduziu um estudo com dois grupos de ratos. O primeiro grupo de ratos foi alimentado com aspargos, enquanto o outro grupo de ratos não.

Os resultados mostraram que após 10 semanas, os ratos tratados com aspargos tinham pressão arterial 17 por cento mais baixa do que os ratos sem aspargos.

Os pesquisadores estimam que isso ocorre porque os compostos ativos nos aspargos podem dilatar os vasos sanguíneos de modo que a pressão arterial elevada diminui gradualmente.

2. Sistema digestivo saudável

O sistema digestivo humano requer ingestão adequada de fibras para funcionar de maneira ideal. Bem, você pode obter facilmente a ingestão de fibras apenas comendo meia xícara de aspargos pesando 1,8 gramas.

O alto teor de fibra insolúvel nos aspargos é útil para facilitar as evacuações, para que você possa consumi-lo para tratar a constipação.

Enquanto o conteúdo de fibra solúvel pode ser alimento para as bactérias boas no intestino, a saber: Bifidobactérias e Lactobacillus. É por isso que adicionar aspargos à sua dieta diária é a melhor maneira de ajudar a atender às suas necessidades de fibras e manter seu sistema digestivo saudável.

3. Ajuda a perder peso

Você está decidindo quais alimentos são bons para sua perda de peso? Uma das melhores opções que você pode experimentar é comer aspargos. O motivo, os aspargos contêm calorias em pequenas quantidades.

Além disso, o conteúdo de fibra nos espargos não é apenas benéfico para a manutenção do sistema digestivo, mas também tem um efeito na perda de peso. As fibras ajudam a mantê-lo saciado por mais tempo, para que você possa suprimir a vontade de fazer um lanche ou comer alimentos não saudáveis.

4. Previne o estresse oxidativo

Na verdade, os aspargos contêm grandes quantidades de antioxidantes, como vitamina E, vitamina C, glutationa, bem como vários flavonóides e polifenóis. Os antioxidantes são compostos que podem ajudar a proteger as células do corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres e do estresse oxidativo.

O estresse oxidativo tem sido associado ao envelhecimento, inflamação celular crônica e câncer. Se você deseja obter uma produção ideal de antioxidantes, deve comer aspargos junto com outros vegetais e frutas para otimizar a quantidade de antioxidantes no corpo.

5. Manter a saúde de mulheres grávidas e fetos

Outro benefício dos aspargos que não é menos importante é a manutenção da saúde da mãe e do bebê durante a gravidez. Os espargos são ricos em vitamina B9 ou ácido fólico, o que é benéfico para mulheres grávidas e bebês, especialmente no início do trimestre da gravidez.

A ingestão adequada de folato neste momento ajudará a otimizar a formação de células vermelhas do sangue e DNA. Além disso, o ácido fólico também desempenha um papel importante na proteção do seu bebê contra defeitos do tubo neural (espinha bífida), que podem facilmente levar a várias complicações mais tarde na vida.

Os espargos são considerados vegetais ricos em vitamina K, que desempenha um papel ativo na coagulação do sangue, mantendo a saúde óssea. Na verdade, devido ao seu alto teor de folato, o aspargo é um dos alimentos recomendados para gestantes, por auxiliar na formação de células e do DNA do futuro bebê.

Dicas saudáveis ​​para comer espargos

Muito benéfico, não é, comer aspargos? Sim, se você deseja obter os benefícios dos aspargos, experimente adicionar este vegetal à sua dieta diária. Você tem muitas receitas de aspargos que pode experimentar, por exemplo, aspargos fritos.

Apesar dos muitos benefícios, você não deve consumir esse vegetal em excesso. Combine com fontes nutricionais de outros alimentos para que suas necessidades nutricionais sejam atendidas adequadamente. Antes de processar os aspargos, lave-os primeiro em água corrente. O objetivo, é limpar o resto da sujeira que pode grudar nos aspargos.