Cabelo oleoso e mole? Veja como superar

Incluindo as características do cabelo danificado, cabelo oleoso ou flácido é um aspecto bastante perturbador. Essa condição causada pelo excesso de produção de óleo no couro cabeludo pode certamente ser superada de várias maneiras. Descubra a causa dos cabelos oleosos primeiro, vamos lá!

Causas de cabelos oleosos

O sebo no couro cabeludo é um óleo natural que retém a umidade e dá brilho ao cabelo. No entanto, há momentos em que a produção de óleo resultante é excessiva e causa cabelos oleosos e flácidos.

O excesso de produção de óleo no couro cabeludo pode ser causado por várias coisas, incluindo as seguintes.

1. Mudanças hormonais

O ciclo de crescimento do cabelo, a presença de doenças no couro cabeludo e a saúde dos folículos capilares são, de fato, influenciados pelos hormônios. Se os hormônios do corpo forem problemáticos, isso certamente terá um impacto na saúde do cabelo, inclusive fazendo com que ele fique mole.

O couro cabeludo é uma parte da pele que se torna facilmente oleosa devido a alterações hormonais no corpo, especialmente nas mulheres. Níveis aumentados dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo podem aumentar os níveis de óleo na pele humana, incluindo o couro cabeludo.

Mesmo assim, mais pesquisas são necessárias para saber por que esses dois hormônios têm um impacto sobre a oleosidade do couro cabeludo.

2. Lavagem com xampu com muita frequência

A lavagem com xampu é uma das rotinas de cuidar dos cabelos para mantê-los saudáveis. No entanto, lavar o cabelo com muita frequência pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo, o que pode fazer com que o cabelo fique flácido.

Quando você lava o cabelo, os ingredientes do shampoo estimulam o couro cabeludo a produzir mais sebo. Se você fizer isso com muita frequência, seu couro cabeludo continuará a produzir oleosidade, fazendo com que seu cabelo pareça mole.

Por outro lado, lavar com muita frequência também pode causar ressecamento do cabelo, portanto, isso pode se aplicar de acordo com cada tipo de cabelo.

3. Efeitos dos produtos para os cabelos

Além da lavagem, os produtos para os cabelos usados ​​também podem deixar o cabelo oleoso. Isso ocorre porque a oleosidade do couro cabeludo não pode ser removida apenas com água.

É por isso que lavar o cabelo com água sem shampoo ou usar apenas condicionador de cabelo realmente faz com que o óleo no couro cabeludo se acumule. Mesmo que não pareça jovem, o óleo vai deixar seu cabelo flácido em algumas horas.

Escolha sempre produtos para os cabelos, como shampoo e condicionador, de acordo com o seu tipo de cabelo para ter um cabelo mais saudável.

//wp.hellohealth.com/healthy-living/beauty/dangers-often-color-hair/

Como lidar com cabelos oleosos e flácidos

Depois de saber o que causa um couro cabeludo oleoso e deixa o cabelo flácido, é claro que você quer resolver esse problema rapidamente, certo?

Se você deixar o cabelo oleoso, pode causar caspa, mau cheiro e acne no couro cabeludo, na testa e no pescoço. Então, o que precisa ser feito para superar o cabelo flácido?

1. Escolha o shampoo e shampoo certos

O primeiro passo para lidar com os cabelos oleosos é escolher os shampoos e saber como lavar os cabelos da maneira certa.

Se seu couro cabeludo parecer oleoso, os especialistas recomendam escolher um shampoo sem óleo, como o shampoo para bebês. Além disso, não se esqueça de usar um condicionador feito especialmente para cabelos com excesso de óleo.

Em seguida, enxágue o cabelo por pelo menos 30 segundos. O motivo é que às vezes o couro cabeludo oleoso pode ser causado por um shampoo que não é lavado. Não se esqueça de usar água fria ao enxaguar o cabelo.

Água morna ao lavar o cabelo pode estimular as glândulas produtoras de sebo, enquanto a água fria pode ajudar a reduzir sua atividade. Na verdade, a água fria também ajuda a cobrir as cutículas, o que torna o cabelo mais saudável.

2. Evite produtos de silicone

Shampoo, condicionador e outros produtos para os cabelos estão disponíveis em várias variantes com vários ingredientes. Pois bem, para que o couro cabeludo fique livre de problemas, certamente é preciso ter cuidado na escolha dos produtos de cuidado para os cabelos oleosos.

Um dos ingredientes a ter em atenção é o silicone, que ajuda a suavizar os cabelos e a dar brilho. Infelizmente, isso não se aplica a cabelos flácidos.

Os silicones em xampus e produtos para os cabelos podem, na verdade, causar um acúmulo de óleo no couro cabeludo. Como resultado, o cabelo parece sujo, mole e pesado. Na verdade, o silicone também evita que a umidade necessária penetre na haste do cabelo.

Portanto, é melhor evitar produtos feitos de silicone ou compostos que terminam com '-cone’.

3. Use uma máscara de cabelo de ingredientes naturais

A boa notícia, o cuidado do cabelo oleoso pode ser feito com a utilização de ingredientes naturais. Embora as máscaras capilares com ingredientes naturais abaixo não tenham sido testadas clinicamente, nunca é demais tentar evitar que seu cabelo fique flácido.

Babosa

As vitaminas, minerais e enzimas presentes no aloe vera realmente ajudam a remover o excesso de óleo do couro cabeludo. Aloe vera ajuda a desintoxicar a sujeira do couro cabeludo e controla a secreção de óleo.

O gel transparente presente na aloe vera também auxilia na nutrição da raiz do cabelo. Além disso, as propriedades naturais de suavização do cabelo desta folha verde também ajudam a tratar o seu cabelo.

Como usar :
  • Misture 1 colher de chá de gel de aloe vera com 1 colher de sopa de suco de limão
  • Misture bem
  • Aplique a máscara no cabelo úmido
  • Deixe por 5-10 minutos
  • Enxágüe até ficar limpo

Chá verde

Além da babosa, outro ingrediente natural que ajuda nos cabelos oleosos é o chá verde. Por que é que?

O extrato de chá verde é conhecido por reduzir a produção de óleo e nutrir a pele quando aplicado topicamente. Esta descoberta pode estar relacionada ao conteúdo Galato de epigalocatequina no chá verde.

O composto, que é abreviado para EGCG, pode prevenir a queda de cabelo e inibir a atividade dos hormônios que a causam. Não só isso, o EGCG no chá verde também ajuda a estimular os folículos capilares a crescerem mais rápido.

Você pode encontrar o chá verde em uma variedade de produtos para os cabelos, de xampus a máscaras capilares. Sempre aplique uma máscara de chá verde na raiz do cabelo e couro cabeludo para obter resultados máximos.

Vamos lá, use óleo de coco para cabelos bonitos e brilhantes!

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ingrediente natural que contém ácido acético. O teor de ácido acético é supostamente capaz de ajudar a equilibrar o pH do couro cabeludo, o que ajudará a reduzir o excesso de produção de óleo.

Você pode usar vinagre de maçã como um tônico capilar para obter um cabelo saudável e brilhante.

Como usá-lo:
  • Misture 2-3 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água
  • Lave o cabelo com shampoo e use este líquido para enxaguar o cabelo
  • Deixe agir por alguns minutos e lave com água fria
  • Repita 2-3 vezes por semana

4. Pare o hábito de tocar no cabelo

Coçar ou tocar no cabelo geralmente é feito sem você saber. Porém, você sabia que esse hábito pode desencadear cabelos oleosos?

A partir de agora, reduza o hábito de tocar no cabelo, principalmente se tiver cabelos oleosos. O motivo é que, quanto mais você segurar, pentear e alisar o cabelo, mais óleo será produzido. Como resultado, o cabelo fica mole.

5. Experimente shampoo seco para cabelos oleosos

Para pessoas que estão com pressa, eles devem estar familiarizados com shampoo seco . Este shampoo que não precisa ser enxaguado é realmente um esteio quando você não tem tempo de lavá-lo com um shampoo comum.

Não só prático, shampoo seco Você também pode usá-lo como uma forma de lidar com cabelos oleosos. Embora não limpe completamente, ajuda a secar o óleo e deixar seu cabelo com uma aparência mais limpa.

Este shampoo, que está disponível em vários aromas, também trata os cabelos secos quando usado com frequência. Infelizmente, shampoo seco produz resíduos ou resíduos que fazem o cabelo parecer arenoso e sujo.