Qual é a função dos ovidutos no sistema reprodutor feminino? |

Os órgãos reprodutivos femininos têm suas respectivas funções como sistemas biológicos. Além disso, as mulheres também produzem hormônios sexuais para manter o ciclo reprodutivo. Um dos órgãos reprodutivos é o oviduto ou trompa de Falópio. Quais são as funções e distúrbios do oviduto ou das trompas de falópio? Aqui está a explicação completa.

Quais são as funções do oviduto?

De acordo com a Cleveland Clinic, o oviduto é um tubo estreito que se conecta à parte superior do útero. O oviduto (oviduto) também é conhecido como trompa de Falópio ou trompa uterina.

A função do oviduto ou trompa de Falópio é uma parte importante do sistema reprodutor feminino, ou seja, como uma via para o óvulo (óvulo) viajar do ovário para o útero.

Além disso, outra função do oviduto é como local de fertilização de óvulos e espermatozoides.

Mais tarde, a fertilização se moverá para o útero em direção ao revestimento uterino. Este é o processo natural da gravidez sem a necessidade de procedimentos médicos.

Se uma mulher esteriliza os ovidutos ou as trompas de falópio, isso pode interferir na função das trompas e pode atuar como um contraceptivo permanente.

Anatomia da função do oviduto

As trompas de falópio ou ovidutos são tubos localizados na parte inferior do abdômen ou na pelve de uma mulher.

O oviduto tem dois dutos, de cada lado estendendo-se próximo ao topo do útero e, em seguida, curvados no topo e ao redor do ovário.

Portanto, o formato desta trompa de Falópio é como a letra J, que é mais longa. Além disso, a extremidade da trompa de Falópio está muito próxima ao ovário, mas não diretamente ligada.

Você também precisa saber que, em mulheres adultas, as trompas de falópio ou ovidutos têm cerca de 10-12 cm de comprimento. No entanto, isso obviamente varia para cada pessoa.

Função do oviduto prejudicada

Existem vários tipos de problemas de fertilidade nas mulheres que dificultam a concepção. Por exemplo, quando você tem hiperprolactinemia devido a distúrbios na área da trompa de Falópio.

A seguir estão alguns distúrbios das trompas de Falópio ou da função do oviduto que podem resultar na incapacidade da mulher de conceber e complicações na gravidez, tais como:

1. Tubos de Falópio bloqueados

O bloqueio da trompa de Falópio ou da função do oviduto é a causa da não fertilização de forma que o óvulo e o espermatozóide não se encontrem.

Essas condições incluem casos de trompas de falópio completamente bloqueadas, com apenas uma trompa bloqueada, ao tecido cicatricial que estreita as trompas de falópio.

Conheça algumas das causas que tornam os bloqueios na área das trompas de Falópio, incluindo:

  • doença inflamatória pélvica,
  • hidrossalpinge,
  • endometriose e
  • aderências intestinais.

Ao experimentar este distúrbio do oviduto, existe a possibilidade de que as mulheres precisem se submeter a certas cirurgias para corrigi-lo

2. Gravidez ectópica

Outra disfunção do oviduto que pode ocorrer é uma gravidez ectópica. Assim, a fertilização faz com que a fixação do embrião ocorra fora da cavidade principal do útero.

Esta gravidez ocorre com mais frequência na área do oviduto ou trompa de Falópio, portanto, também pode ser chamada de gravidez tubária.

No entanto, às vezes uma gravidez ectópica também pode ocorrer em outras áreas, como os ovários ou a cavidade abdominal ou a parte inferior do útero (colo do útero) que está conectada à vagina.

Se não for tratada, uma gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente.

Provavelmente, a fertilização não sobrevive e o tecido cresce e pode causar sangramento uterino, que pode ser fatal.

Alguns problemas com a função dos ovidutos ou das trompas de falópio podem ser tratados por médicos que realizam mais de um tipo de procedimento.

Em vez disso, pergunte e consulte com antecedência sobre a taxa de sucesso e quais procedimentos são adequados para sua condição de saúde.

As mulheres podem ter apenas uma função da trompa de Falópio se já tiverem feito cirurgia pélvica devido a uma infecção, tumor ou gravidez ectópica antes.

No entanto, você ainda pode engravidar com apenas um oviduto ou trompa de Falópio, se:

  • tem um ovário funcionando,
  • ainda experimentando ciclos menstruais mensais, e
  • as trompas de falópio restantes ainda estão saudáveis.

O oviduto ou trompa de Falópio é o local de fertilização do óvulo pelo esperma.

Distúrbios do oviduto podem causar vários problemas femininos e anormalidades na gravidez.

Para manter sua saúde e, ao mesmo tempo, detectar distúrbios das trompas de falópio, você pode realizar exames regulares dos órgãos reprodutores femininos e adotar um estilo de vida saudável.