Geralmente, as mulheres têm menstruação uma vez por mês. No entanto, também existem algumas que apresentam ciclos menstruais ou menstruação até duas vezes por mês. Existem vários fatores que fazem com que uma pessoa experimente essa condição, como o desequilíbrio hormonal. Quando uma mulher tem menstruação em um ou dois meses, quais são os sinais reais? Confira a explicação completa abaixo!
Menstruação duas vezes no mesmo mês, é normal?
Saber seu ciclo menstrual a cada mês pode ajudá-lo a entender o que é comum quando ocorrem mudanças.
Citando a Women's Health, o ciclo menstrual médio para algumas mulheres é de 28 dias. No entanto, o intervalo mais curto ao mais longo de menstruação está geralmente na faixa de 21-35 dias.
Portanto, se o seu ciclo menstrual está no ciclo mais curto, coisas que podem acontecer são menstruação ou menstruação 2 vezes por mês.
O que é conhecido como período normal varia de pessoa para pessoa. O motivo é que seu ciclo pode ser o mesmo a cada mês ou até mesmo irregular.
Portanto, mesmo que você tenha menstruação duas vezes por mês, mas não seja acompanhada por certas queixas ou condições, é uma coisa normal que aconteça.
Causas da menstruação duas vezes em um mês
Embora a menstruação duas vezes por mês seja uma coisa natural ou normal que aconteça, você também precisa ter cuidado. Além disso, se você está experimentando cada vez mais essa condição.
Não há nada de errado em descobrir o fator causal para que o médico cuide imediatamente e evite a ocorrência de distúrbios menstruais prolongados.
Aqui estão algumas condições de saúde que causam a menstruação duas vezes em um mês.
1. Estresse
O estresse é o problema mais comum que geralmente afeta o ciclo menstrual. Isso pode fazer com que a menstruação ou menstruação se torne mais longa, mais curta, até que pare.
Portanto, o estresse pode ser a causa da menstruação 2 vezes por mês. Tente primeiro se acalmar para que o corpo fique mais relaxado.
2. Mudanças ocasionais de ciclo
O ciclo menstrual médio de uma mulher varia de 21 a 35 dias e dura de 2 a 7 dias.
Às vezes, uma pessoa tem um ciclo menstrual mais curto, o que a faz ter duas menstruações em um mês.
Portanto, menstruar duas vezes por mês nem sempre indica um problema. Depois disso, o ciclo pode voltar ao normal como de costume.
Essas alterações ocasionais do ciclo menstrual geralmente não são motivo de preocupação. No entanto, se a recorrência persistir, você precisará consultar um médico para descobrir a causa exata.
3. Mudanças no peso
Mulheres que ganham ou perdem muito peso podem ter ciclos menstruais irregulares.
Muito provavelmente, isso afeta a produção de estrogênio, que leva à menstruação duas vezes em um mês.
Na verdade, o efeito mais extremo é fazer com que o seu ciclo menstrual pare.
4. Puberdade
Os hormônios afetam muito o ciclo menstrual de uma pessoa. Meninas adolescentes na puberdade, por exemplo, as alterações hormonais são propensas a altos e baixos, de modo que o ciclo menstrual costuma ser irregular.
Não é surpreendente que muitas adolescentes tenham menstruação duas vezes em um mês.
Esta é uma das maneiras naturais do corpo se ajustar às mudanças durante o desenvolvimento do adolescente.
5 Uso de anticoncepcionais hormonais
Se você usou anticoncepcionais hormonais recentemente, como a pílula anticoncepcional ou o DIU, é muito comum ter duas menstruações por mês.
A razão, essa condição faz com que uma pessoa experimente uma diminuição nos níveis hormonais. Normalmente, ocorre cerca de duas semanas após a última menstruação e se tornará mais regular nos próximos seis meses.
Além disso, o sangramento geralmente também aparece quando você se esquece de tomar pílulas anticoncepcionais no horário programado.
Se você tiver sangramento prolongado, seu médico geralmente lhe dará medicamentos para ajudar a controlá-lo.
O médico também examinará sua condição para determinar se não há infecções ou outros problemas de saúde.
6. Problemas de tireoide
A tireóide é uma pequena glândula localizada na frente da garganta, cuja função é controlar os hormônios do corpo, incluindo a menstruação e o período fértil.
Se você menstruar duas vezes por mês, existe a possibilidade de que a causa seja um problema de glândula tireoide hipoativa ou hiperativa.
Uma das condições é o hipertireoidismo, uma condição de excesso de hormônio tiroxina produzido pela glândula tireóide no corpo.
Isso pode resultar em distúrbios no metabolismo do seu corpo, incluindo o ciclo menstrual.
7. Endometriose
A endometriose é uma condição em que o tecido que deve revestir o útero cresce do lado de fora.
Problemas com o revestimento do útero podem resultar em sangramento intenso e irregular a cólicas abdominais que duram mais do que o normal.
Esta condição também é a causa da menstruação ou menstruação duas vezes por mês e é bastante pesada.
Se sentir algum destes sintomas, consulte o seu médico para exames adicionais.
8. Miomas uterinos
Miomas uterinos são crescimentos musculares e tecido fibroso que ocorre na parede uterina e pode causar sangramento intenso ou sangue menstrual excessivo.
É possível que você também tenha menstruação duas vezes por mês ou mais do que o normal devido à presença de miomas.
Quando você deve ir ao médico?
A maioria das razões para sangramento frequente são problemas normais e leves.
No entanto, se você tiver períodos menstruais duas vezes por mês durante 2 a 3 meses consecutivos, consulte seu médico imediatamente.
Além disso, você também precisa ser consultado imediatamente se, durante o sangramento, liberar um grande coágulo sanguíneo que consome mais de uma compressa em uma hora.
Aqui estão alguns outros sinais ou sintomas que fazem você precisar consultar um médico imediatamente.
- Dor insuportável por todo o corpo durante a menstruação.
- Os períodos menstruais duram mais de 7 dias.
- Ciclo menstrual com mais de 35 dias ou menos de 21 dias.
- Mesmo se você não estiver grávida, você não menstruou há mais de três meses.
- Dor ou sangramento durante o sexo.
- Sensação de fraqueza acompanhada de falta de ar.
- Tendo dores pélvicas.
Quando você tem duas menstruações em um mês acompanhadas por esses sintomas, pode haver um problema de saúde latente.
Reserve um tempo para consultar um médico imediatamente. Lembre-se de fazer diversos exames de saúde específicos para mulheres, para que possam prevenir problemas que afetem seus órgãos reprodutivos.