Muitas pessoas já conhecem os benefícios do exercício como prevenção de várias doenças crônicas. Os exercícios podem ajudar o corpo a reequilibrar várias funções orgânicas e o metabolismo. Seja por motivos de saúde ou para emagrecer, uma rotina de atividade física pode mudar o funcionamento de vários órgãos do corpo, sabe.
Se você se exercitar regularmente, seu corpo se adaptará e aumentará seu nível de aptidão física. Vamos dar uma olhada nos seguintes benefícios do exercício regular.
Benefícios do exercício regular para a saúde corporal e mental
Esporte é uma atividade física que pode ser praticada por qualquer pessoa, independente da idade ou sexo. Existem algumas mudanças, seja na condição física ou mental, depois que você se exercita regularmente. Aqui estão alguns dos benefícios dos exercícios regulares que você pode sentir.
1. Aumentar a força do coração
O aumento da força do coração é caracterizado por um aumento no tamanho e na força do ventrículo esquerdo do coração, que desempenha um papel no bombeamento do sangue por todo o corpo.
Em adultos normais que não são fisicamente ativos regularmente, o coração bombeia cerca de 60 ml de sangue. No entanto, as pessoas que praticam atividades físicas regulares podem bombear até 100 ml de sangue em repouso.
Além disso, os benefícios do exercício regular também podem causar uma diminuição da frequência cardíaca. Isso ocorre porque o coração pode trabalhar com mais eficiência no bombeamento do sangue. A capacidade do coração também é importante para manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, o crescimento muscular e a capacidade de ingestão de oxigênio.
2. Construir massa muscular
Como um órgão que move o corpo, os músculos precisam de muita energia que vem do oxigênio e das reservas de alimentos. O aumento no tamanho e na massa muscular é devido aos músculos que se adaptaram e têm mais capilares, mitocôndrias, enzimas produtoras de energia e a capacidade de armazenar mais materiais alimentares, como carboidratos, glicogênio e gordura.
Os capilares musculares são úteis para ajudar na eficiência do trabalho muscular na produção de energia por meio do transporte de oxigênio e materiais alimentares. As mitocôndrias nas células musculares precisam de oxigênio para produzir energia.
Esse processo também é auxiliado pela mioglobina, cuja quantidade tende a aumentar nos músculos que você está usando ativamente. Com exercícios regulares, os músculos também ficarão mais adaptados para usar os ingredientes dos alimentos de maneira eficaz.
3. Aumentar a capacidade pulmonar
Quanto maior a intensidade do seu exercício, maior será a necessidade de oxigênio do corpo. Para atender a essas necessidades, os pulmões devem ser capazes de armazenar mais oxigênio, embora seu tamanho não possa aumentar.
Um dos benefícios do exercício é que aumenta a capacidade dos pulmões para que esses órgãos possam armazenar, usar e distribuir oxigênio com mais eficiência. O exercício também faz com que os pulmões funcionem corretamente, sem respirar muito.
Esta condição o impedirá de perder o fôlego mais rápido ao correr ou fazer exercícios de alta intensidade. Em geral, sua capacidade pulmonar é muito menor se você não for fisicamente ativo.
Pulmões que conseguem inalar mais oxigênio, mas tendem a ter um nível mais baixo de ingestão de oxigênio quando em repouso. Isso ocorre porque seu corpo foi treinado para atender e distribuir oxigênio com eficiência.
4. Acelere a regeneração óssea
A contração do músculo contra o osso durante o exercício é útil para ajudar no processo de regeneração óssea por novas células ósseas. Este processo ocorre lenta e gradualmente. Você pode sentir o processo de regeneração óssea por meio de todos os tipos de exercícios, especialmente o treinamento de resistência que pode treinar a força muscular.
A regeneração começa na camada óssea externa para o interior. A regeneração óssea geralmente ocorre no grupo de ossos axiais (vértebras, costelas, crânio e esterno) e ossos dos membros (ossos longos na parte superior do braço e coxas, ossos do ombro, coluna lombar e pélvis).
5. Melhore o humor
A atividade física através do exercício pode ajudá-lo a estimular o cérebro a liberar certos produtos químicos que podem reparar humor , torna a condição do corpo mais relaxada e reduz os sintomas de estresse, transtornos de ansiedade e depressão.
O exercício regular pode aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e norepinefrina, que podem aliviar a depressão. Além disso, os benefícios dos exercícios também mostraram aumentar a produção de endorfinas para produzir sentimentos positivos.
A aparência pessoal que melhorou após exercícios regulares, por exemplo, reduzindo com sucesso o excesso de peso, pode aumentar sua confiança nas opiniões dos outros.
Quantas vezes você se exercita regularmente em uma semana?
De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos de 18 a 64 anos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana. Com essa duração, você já pode sentir os benefícios do exercício físico regular.
Geralmente, você pode dividir a atividade de exercícios 5 vezes por semana com uma duração de 30 minutos para cada dia. Você ainda pode dividir esta atividade diária conforme necessário, por exemplo, 15 minutos pela manhã e 15 minutos à tarde.
Para iniciantes, você não deve praticar esportes por muito tempo, porque isso também não é bom para a saúde do seu corpo. Mas se você estiver acostumado, pode aumentar a intensidade ou a duração do exercício conforme necessário.
Você deve se exercitar 5 vezes por semana para manter seu corpo saudável e em forma?
Além da atividade aeróbica, a OMS também recomenda fazer o treinamento de força muscular pelo menos 2 ou mais vezes por semana para obter benefícios adicionais à saúde.
Se você não faz exercícios há muito tempo ou tem certos problemas de saúde, consulte primeiro seu médico para minimizar o risco de lesões durante a prática de esportes.
Como o corpo se adapta a uma rotina de exercícios?
Você pode obter vários benefícios após o exercício regular, quando o corpo é capaz de se adaptar para melhorar sua forma física. A adaptação é a resposta do corpo à atividade física que você faz.
Existem dois tipos de adaptação: as que ocorrem em um curto espaço de tempo (adaptação aguda) e as que ocorrem em um período mais longo (adaptação crônica).
- Adaptação aguda. Processo de adaptação física que ocorre em um curto espaço de tempo durante a atividade física. É caracterizada pelo aumento da atividade de órgãos, como o coração e os músculos, durante o exercício. Essa adaptação logo desaparecerá ou voltará ao normal quando você parar de se exercitar.
- Adaptação crônica. O processo de adaptação que ocorre junto com o aumento da intensidade do exercício em questão de dias, semanas e meses. Esta adaptação é caracterizada por mudanças na forma dos órgãos do corpo, acompanhadas por um aumento da capacidade de trabalho dos órgãos que se adaptaram. Por exemplo, um aumento na capacidade dos pulmões de armazenar oxigênio após passar por algum tempo de exercício aeróbio.
Se você já foi fisicamente ativo antes, será mais fácil se adaptar a uma nova rotina de exercícios. Cada pessoa também tem um tempo variável até que o corpo seja capaz de se adaptar às atividades esportivas de maneira ideal.
Em geral, existem vários fatores que afetam o processo de adaptação, como intensidade, duração e frequência. Precisa aumentar lenta e consistentemente em todos os três para sentir os benefícios do exercício e obter os melhores resultados.