Queloides são cicatrizes que aparecem como resultado de um processo de cicatrização excessivamente agressivo. Isso faz com que uma cicatriz apareça para que não fique nivelada com outras superfícies quando tocada. Existe cura para quelóides?
Por que os queloides devem ser tratados?
Os queloides ocorrem devido a lesões na pele, como queimaduras, tatuagens e piercings, acne grave e feridas cirúrgicas. Na verdade, o aparecimento de queloides é apenas um processo de cura das células da pele para se auto-regenerarem.
A aparência dos quelóides varia de pessoa para pessoa. Pode se formar muito rapidamente, alguns podem levar meses após a ocorrência da lesão.
Além disso, o tamanho dos quelóides também é muito diverso e não se pode prever o quão grande. Pode ser que os queloides parem de crescer em meio ano. Ele também pode continuar a crescer por anos.
Então, o que acontecerá se essas cicatrizes não forem tratadas e não forem tratadas?
Na verdade, as cicatrizes do queloide são incluídas nos tumores, mas não são cancerosas, portanto não causam condições críticas que exijam tratamento imediato.
No entanto, os queloides podem aumentar de tamanho e causar sintomas desagradáveis, como coceira, sensibilidade e dor. Se o queloide que se forma cobrir a área articular, isso pode limitar os movimentos do corpo de uma pessoa.
Além disso, as cicatrizes do queloide que não desaparecem farão com que as pessoas com essa condição se sintam inferiores devido à sua aparência. As características dos quelóides e seus sintomas ainda aparecerão e, às vezes, farão o paciente ficar perturbado.
Vários medicamentos e como se livrar dos queloides
Existem várias maneiras de se livrar dos quelóides. Além de retirar os queloides, o procedimento também visa reduzir a dor, restaurar os movimentos que antes eram limitados aos quelóides que crescem na região articular e evitar que os quelóides se formem novamente.
Para resultados máximos, o médico determinará o tratamento com base na idade do paciente, tipo de queloide e outras considerações. Por exemplo, um paciente com cicatriz queloide no lóbulo da orelha será submetido a uma cirurgia de remoção de queloide em camadas.
De acordo com a American Association of Dermatology, as cicatrizes do queloide podem ser tratadas ou tratadas das seguintes maneiras.
1. Injeção de corticosteroide
Injeções contendo drogas corticosteroides são freqüentemente administradas para reduzir o tamanho do queloide e reduzir a dor.
Geralmente, as injeções serão administradas regularmente a cada 3-4 semanas. A maioria dos pacientes é submetida a tratamento com essas injeções quatro vezes.
Com a primeira injeção, os sintomas irão diminuir e o queloide ficará mais macio. Estima-se que 50-80% do tamanho do queloide diminuirá. No entanto, em 5 anos, os queloides podem voltar a crescer. Para isso, o médico acrescentará outros tratamentos.
2. Crioterapia
Crioterapia é um procedimento realizado pelo congelamento do queloide de dentro para fora da pele. O objetivo é reduzir a dureza e o tamanho da cicatriz queloide. Normalmente, essa técnica é eficaz no tratamento de pequenos quelóides.
Antes do procedimento, o paciente receberá uma injeção de corticosteroide para tornar o tratamento mais eficaz. Dermatologistas descobriram que crioterapia realizada 3 vezes ou mais, os resultados serão melhores.
3. Cirurgia de remoção de queloide
Cicatrizes queloides que não são tratadas e deixadas sem tratamento podem fazer com que persistam e às vezes afetam sua aparência. É por isso que algumas pessoas optam pela remoção cirúrgica.
A cirurgia será recomendada pelo médico se o queloide for antigo ou grande. Este tratamento envolve cirurgia para cortar o tecido da cicatriz.
Esta cirurgia pode parecer o tratamento mais eficaz. Mas, na verdade, quase 100% dos queloides retornarão após a cirurgia.
Para evitar a formação de cicatrizes de quelóide, os médicos irão adicionar outros tratamentos após a cirurgia, como injeções de corticosteroides ou crioterapia.
4. Tratamento a laser
Este tratamento visa reduzir o tamanho, bem como esmaecer a cor dos quelóides que são vermelhos, pretos ou arroxeados. O tratamento para esses queloides geralmente é feito em conjunto com injeções de medicamentos corticosteroides.
Posteriormente, o queloide e a pele ao redor serão irradiados com um laser que usa um feixe de luz alto. Não apenas esmaecendo a cor do queloide, a luz desse laser atua para desinflar o queloide.
Infelizmente, os lasers podem causar efeitos colaterais na forma de vermelhidão da pele e deixar cicatrizes. Antes de escolher este tratamento, consulte novamente o seu médico.
Resurfacing a laser, como tornar a pele do rosto brilhante e firme instantaneamente
5. Radioterapia
A radioterapia é um tratamento de acompanhamento após a realização da remoção cirúrgica do queloide. Isso é feito para que o queloide não se forme novamente e possa ser iniciado uma semana após a cirurgia.
Esta terapia pode ser usada como um único tratamento para reduzir o tamanho do queloide. Infelizmente, os resultados serão mais eficazes se realizados após a remoção cirúrgica.
6. Ligadura
A ligadura é uma cirurgia com fios cirúrgicos amarrados ao redor do queloide. O fio pode cortar gradualmente o queloide. Normalmente, a ligadura é feita a cada 2-3 semanas até que o queloide desapareça.
Cicatrizes queloides deixadas sem vigilância e sem tratamento podem não interferir realmente nas atividades diárias. O impacto que aparece geralmente é apenas em termos estéticos.
7. Tratamento de pressão
Como remover queloides neste também é geralmente feito após a cirurgia de queloide. Este procedimento é realizado com o uso de ferramentas especiais, como clipes ou brincos, e geralmente é usado para tratar quelóides no lóbulo da orelha.
O objetivo deste método de pressão é reduzir o fluxo sanguíneo, o que pode impedir o retorno da formação de tecido cicatricial.
Este dispositivo de pressão deve ser usado por no máximo 16 horas por dia por um período de seis a 12 meses. Às vezes, essa ferramenta é usada em conjunto com lâminas de silicone e géis que também funcionam para uniformizar o tecido da cicatriz.
Independentemente do medicamento e do tratamento que você escolher, você deve decidir se deseja se livrar dos queloides ou não.
Consulte um dermatologista para determinar se você precisa se livrar de sua presença. As opiniões do médico irão ajudá-lo a tomar a decisão certa.