Remédios naturais para dor de garganta em sua casa

A dor de garganta é um dos problemas de saúde que muitas pessoas sentem. Este distúrbio é causado por inflamação da garganta. Como resultado, você se sente desconfortável porque sua garganta está quente, seca e dolorida, dificultando a deglutição ou a fala. Felizmente, existem vários remédios naturais ou medicamentos de farmácia que podem ser usados ​​para aliviar a inflamação que causa dor de garganta.

Remédios inflamatórios naturais para reduzir a dor de garganta

A inflamação que causa dor na garganta pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral.

No entanto, a principal causa da infecção estreptocócica é uma infecção viral que causa resfriados, gripes, sarampo, varíola e febre glandular.

Dor de garganta devido a bactérias geralmente é causada por uma infecção bacteriana Streptococcus pyogenes. Esta doença é conhecida como faringite estreptocócica.

Além disso, alergias, ar seco, poluição do ar, aumento da acidez estomacal e ferimentos podem causar dor de garganta.

Em geral, as dores de garganta costumam ceder por conta própria em menos de uma semana. Principalmente as causadas por infecções virais, alergias ou ferimentos leves.

De acordo com a American Academy of Otolaryngology, os tratamentos de balcão e de venda livre para dor de garganta podem ser tentados para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

1. Água salgada

Fazer gargarejos com água morna salgada é uma maneira natural de tratar a dor de garganta, que se mostrou eficaz para ajudar a aliviar a dor e a sensação de queimação da garganta.

Fazer gargarejos com água salgada várias vezes ao dia pode aliviar o inchaço, soltar caroços de catarro e ajudar a matar bactérias na garganta.

Este método pode ajudar a aliviar o desconforto ao engolir.

Para fazer um remédio inflamatório natural para tratar dores de garganta, basta misturar 1 colher de chá de sal de cozinha com um copo de água morna.

Mexa até que o sal se dissolva na água e gargareje por alguns segundos.

Retire e repita o gargarejo com água salgada 3-4 vezes ao dia. Esta forma natural de tratar a dor de garganta deve ser feita regularmente para obter os melhores resultados.

2. Água

Se você estiver com dor de garganta, pode precisar beber mais líquidos para aliviar a dor.

Manter a ingestão de líquidos é uma parte importante do tratamento natural da dor de garganta causada pela inflamação.

Quando você está desidratado, seu corpo não consegue produzir saliva e muco suficientes para manter a garganta úmida.

Isso vai causar inchaço e piorar a inflamação.

Portanto, você deve garantir que as necessidades de fluidos do corpo sejam atendidas para que a condição da garganta permaneça úmida.

A maneira mais fácil é beber mais água. Para restaurar a condição do corpo de forma ideal, você precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Além de água, as necessidades de fluidos do corpo também podem ser obtidas com o consumo de caldo de sopa, suco de frutas ou chá.

4. Mel e suco de limão

O mel tem propriedades antibacterianas que podem ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto nas passagens da garganta.

Enquanto isso, os limões são muito ricos em vitamina C. Os limões também contêm adstringentes que podem aliviar e tratar dores de garganta.

Os adstringentes presentes no limão podem aliviar o inchaço na garganta e criar um ambiente ácido que mata vírus e bactérias que causam irritação.

Para transformar esses dois ingredientes naturais em um remédio para dor de garganta, você só precisa misturar 2 colheres de sopa de mel e suco de limão em uma xícara de água morna ou chá.

No entanto, deve ser lembrado que o mel não é recomendado para crianças menores de 1 ano de idade.

5. Vinagre de maçã e sal

Se sua garganta estiver inflamada por causa de uma tosse forte, trate-a com 1 colher de sopa de vinagre de maçã misturado com 2 colheres de chá de sal dissolvido em um copo de água morna.

Se necessário, use esta mistura de ingredientes como um enxaguatório bucal natural para tratar a inflamação que causa dor de garganta.

Um remédio natural para dor de garganta do vinagre de maçã também pode ser feito misturando 1/4 xícara de vinagre de maçã e 1/4 xícara de mel cada.

Em seguida, gargareje com a mistura a cada quatro horas.

O vinagre de maçã é ácido, por isso cria um ambiente que evita que vírus e bactérias se multipliquem e sobrevivam.

6. Cúrcuma

Esta especiaria amarela é um agente antioxidante muito forte. A cúrcuma também é benéfica no combate a muitas condições graves, inclusive como remédio natural para dor de garganta devido à inflamação.

Para fazer isso, misture 1/2 colher de chá de açafrão em pó e 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna. Depois disso, gargareje por alguns segundos.

Repita várias vezes ao dia para que este remédio natural possa funcionar da melhor forma.

Além de ser um anti-séptico bucal para dor de garganta, o açafrão também pode ser adicionado a uma xícara de chá misturado com mel e limão.

7. Canela

Não apenas como tempero na culinária ou em bolos, a canela também pode ser um remédio eficaz para tratar dores de garganta causadas por inflamação.

A razão é que a canela tem propriedades antimicrobianas que podem inibir o crescimento de bactérias e outros microorganismos.

Dessa forma, a canela ajuda a reduzir o inchaço, a dor e a inflamação.

Para tornar a canela um remédio para dor de garganta, adicione uma colher de chá de canela em pó a um copo de água quente. Depois disso, misture duas colheres de chá de mel.

Enquanto a bebida ainda estiver quente, inale o vapor e, quando a água esquentar, você pode bebê-la.

Além disso, você pode beber esta mistura natural 2-3 vezes ao dia durante uma semana.

8. Chá de ervas

O chá, que é rico em antioxidantes, pode ajudar a combater infecções virais e bacterianas na garganta.

O corpo precisa desses antioxidantes para construir um sistema imunológico mais forte e reparar tecidos que já foram danificados pela infecção.

Além disso, o chá quente bebido regularmente também pode ajudar a diluir o muco que se acumula na garganta.

Dessa forma, você evitará a desidratação e o risco de agravamento da irritação na garganta.

O chá de gengibre costuma ser usado para tratar dores de garganta. Além de aquecer o corpo, a sensação doce e picante também pode acalmar a garganta irritada quando ela está inflamada.

Gingerol e fenol, dois compostos químicos contidos no gengibre, são analgésicos e podem aliviar a dor.

É por isso que os benefícios do chá de gengibre no tratamento de dores de garganta são inquestionáveis.

Além do chá de gengibre, existem outros tipos de chás de ervas que têm benefícios semelhantes no tratamento de dores de garganta devido à inflamação, como:

  • Chá verde
  • Chá alcaçuz
  • Chá camomila
  • Chá hortelã-pimenta

Escolha de remédio para dor de garganta na farmácia

Além de vários remédios naturais, você também pode tratar a inflamação na garganta com medicamentos sem receita na farmácia ou loja de departamentos mais próxima.

Esses medicamentos de venda livre podem ser usados ​​quando os remédios naturais para dor de garganta não melhoram sua condição.

Aqui estão algumas opções de medicamentos na farmácia que podem ajudar a aliviar os sintomas de dor de garganta devido à inflamação que você está experimentando:

1. Analgésicos

Se você teve recentemente uma dor de garganta e está apresentando sintomas como febre, dores e fraqueza, pode tomar analgésicos de venda livre.

Escolha uma classe de medicamentos AINE, como aspirina, paracetamol ou ibuprofeno.

Este analgésico é uma combinação de analgésicos e antiinflamatórios. Este medicamento atua inibindo o processo inflamatório.

Tomemos, por exemplo, a aspirina funciona inibindo enzimas que produzem e regulam o trabalho das prostaglandinas, um composto no corpo que é produzido quando ocorre uma inflamação.

Outro benefício dos analgésicos é que eles ajudam a reduzir o inchaço, a febre e a dor na garganta devido à inflamação.

Ao consumi-lo, certifique-se de ler as instruções e regras de dosagem para uso listadas na embalagem do medicamento.

É importante saber que crianças com menos de 16 anos não devem tomar aspirina. Em vez disso, você pode dar paracetamol.

O paracetamol também pode ser uma opção alternativa para crianças que não podem tomar ibuprofeno.

2. Antibióticos

Se sua dor de garganta for causada por bactérias, você pode tomar antibióticos. Mas lembre-se de que o uso mais seguro de antibióticos deve ser feito sob a supervisão de um médico.

Portanto, geralmente é necessária uma receita de um médico para descobrir a dose certa.

Ao tratar uma dor de garganta causada por inflamação com antibióticos, certifique-se de tomá-los de acordo com as regras.

Ainda é necessário gastar antibióticos para faringite estreptocócica, mesmo que sua condição tenha melhorado ou os sintomas tenham desaparecido.

Isso é feito em um esforço para prevenir a imunidade bacteriana e a propagação da infecção para outras partes do corpo que podem piorar sua condição.

Se o antibiótico for interrompido, o medicamento pode não ser mais eficaz em interromper a inflamação causada por uma infecção bacteriana e causar o reaparecimento de dor de garganta.

3. Metilprednisolona

A metilprednisolona para dor de garganta é um tipo de medicamento corticosteroide. A metilprednisolona para dor de garganta pode ser na forma de comprimidos ou injeções. Este medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.

Em geral, a metilprednisolona é usada para aliviar a dor e os sintomas de alergias, asma, doença de Crohn, colite ulcerosa e certos tipos de câncer.

No entanto, os médicos geralmente prescrevem metilprednisolona para tratar dor de garganta.

Como um medicamento antiinflamatório, a metilprednisolona atua evitando que os tecidos do corpo respondam ao processo inflamatório (inflamação) e inibindo o crescimento do número de células inflamadas.

4. Naproxeno

O naproxeno é um medicamento para dor de garganta eficaz na redução da dor ao engolir alimentos para o estômago.

O naproxeno também é conhecido como um antiinflamatório não esteroidal (AINE). Esses medicamentos para dor de garganta funcionam bloqueando a produção de certas substâncias que causam inflamação no corpo.

5. Pastilhas

Algumas pastilhas para a garganta são vendidas livremente no mercado também podem ser um medicamento para reduzir a dor devido à inflamação.

A maioria das pastilhas contém extrato de mentol, hortelã-pimenta, ou eucalipto.

O conteúdo pode proporcionar um efeito frio e também uma sensação de calor na garganta.

Esses três ingredientes naturais também contêm propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais que podem acelerar o processo de cicatrização.

Além desses benefícios, as pastilhas também aumentam a produção de saliva e mantêm a garganta úmida.

As propriedades desse doce podem ajudar a aumentar a umidade na garganta, que fica seca e dolorida.

Se os sintomas de dor de garganta piorarem, apesar de tomar remédios naturais e farmácias, você deve consultar um médico imediatamente.

O médico prescreverá um medicamento para dor de garganta de acordo com a causa e seu estado geral de saúde.