O que é Alter Ego? Como é diferente de múltiplas personalidades? •

Você já ouviu falar no nome Sasha Fierce? Que tal Yonce? Ambos Sasha Fierce e Yonce, ambos são identidades alter ego de uma cantora de classe mundial, Beyonce. O que são alter egos? É normal ter isso? Bem, veja uma explicação completa desse fenômeno, vamos!

O que são alter egos?

Alter ego é uma identidade ou caráter formado por uma pessoa em si mesma, de forma consciente. O personagem costuma ser uma imagem idealizada de si mesmo que ele não consegue realizar.

Em vez de apenas desejar, ele então 'transforma' o personagem no mundo real. Não são poucos os que usam o alter ego de sua criação para ajudá-lo a ser mais corajoso para enfrentar o mundo.

Algumas outras pessoas também dizem que ter esse personagem artificial também é uma maneira de esconder o lado que desejam esconder dos outros. No entanto, ter esses outros personagens não é o mesmo que ter múltiplas personalidades.

Qual é a diferença entre um alter ego e uma 'personalidade múltipla'?

Você pode estar se perguntando: existe uma diferença entre pessoas que têm alter egos e múltiplas personalidades? Transtorno dissociativo de identidade (DID) ou transtorno de personalidade múltipla (DPM) é um transtorno quando uma pessoa possui mais de uma identidade em um corpo.

Pessoas com essas identidades múltiplas são mais propensas a se referir a si mesmas como “nós”. Bem, geralmente as pessoas conhecem essa condição com múltiplas personalidades.

Na maioria dos casos, o signo de uma pessoa com TDI possui mais de dois caracteres em um corpo. Bem, esses outros personagens ou identidades são separados uns dos outros.

Quando uma identidade alternativa está assumindo o controle de seu corpo, é essa identidade alternativa que assume o controle total de todo o corpo por algum tempo.

Portanto, as pessoas com TDI freqüentemente experimentam mudanças de caráter que ocorrem no total. A partir do sotaque da fala, memória, nome, idade, até mesmo o gênero da personalidade pode mudar e ser completamente diferente.

Na verdade, quando a identidade retornar à identidade principal (original), você não será capaz de lembrar o que aconteceu quando a outra personalidade estava assumindo o controle.

Em outras palavras, a inconsciência que você experimenta quando a identidade do seu corpo muda será seguida por quaisquer mudanças em você mesmo. Mesmo que você tenha mais de duas personalidades, cada uma continuará a funcionar separadamente.

É claro que isso é diferente do que você conhece como alter ego. A razão é que a mudança na identidade das pessoas que possuem alter egos ocorre em um estado consciente e ainda está sob seu controle, que possui a identidade original.

Em outras palavras, não há perda de memória no processo de mudança de caráter das pessoas que vivenciam essa condição. Além disso, a identidade original também ainda tem autoridade total na troca de identidades e em plena consciência.

Isso significa que, quando sentir a necessidade do surgimento dessa identidade alternativa, você mesmo pode acioná-la e alterá-la. Na verdade, você também pode restaurar sua identidade original sem ter que se esforçar.

É normal ter um alter ego?

Na verdade, todo mundo tem o potencial de ter um alter ego. Porém, em algumas condições, você pode nem perceber que o possui, pois o entendimento desse fenômeno ainda é diferente, como por exemplo:

  • Alguém que tem um alter ego na forma de uma voz em sua cabeça. Ele muitas vezes convida a voz em sua cabeça para discutir quando se depara com uma decisão difícil e se sente incapaz de tomar uma decisão por conta própria.
  • Alguém que usa seu alter ego para um propósito específico, como Beyoncé, que traz Sasha Fierce apenas quando ela precisa trazer um personagem corajoso. Enquanto isso, ele mesmo sente que o personagem original de Beyonce Knowles é um personagem tímido. Como resultado, ele costuma usar esses personagens artificiais enquanto canta no palco.
  • Então, também existem pessoas que destacam outros personagens apenas quando se sentem solitários e precisam de alguém para conversar.

Portanto, você pode concluir que ter um alter ego não é o mesmo que ter um transtorno mental. Pessoas mentalmente saudáveis ​​podem experimentar esse fenômeno. Além disso, de acordo com a Orientação de Saúde, ter um alter ego pode trazer seus próprios benefícios para alguns indivíduos.

É só que você precisa saber que, em alguns casos, ter outros personagens pode acabar colocando a si mesmo e talvez às pessoas ao seu redor.

Então, ter esse caráter artificial está bem, desde que esteja sob controle e não incomode no seu dia a dia.