Além de seu sabor único, estes são os 5 principais benefícios da Salsaparrilha para a saúde: Usos, Efeitos colaterais, Interações |

A salsaparrilha é conhecida como ingrediente em bebidas moda antiga que é bastante popular. Na própria Indonésia, esta bebida é muito conhecida até agora. Esta bebida tem um sabor doce e azedo, como refrigerante. Aparentemente, a salsaparrilha é uma planta que traz muitos benefícios à saúde. Para mais detalhes, aqui está a revisão.

Os benefícios da salsaparrilha para a saúde

Fonte: Subaru.info

A salsaparrilha é uma planta tropical do gênero Smilax. As raízes desta planta têm sido usadas há séculos para tratar vários problemas de saúde. Citado em Healthline, saponinas, produtos químicos na planta de salsaparrilha, podem ajudar a reduzir a dor nas articulações, coceira e matar bactérias. Além disso, outros compostos também ajudam a reduzir a inflamação e a proteger o fígado de danos.

Para mais detalhes, aqui estão os benefícios da planta salsaparrilha para a saúde:

1. Alivia a psoríase

A salsaparrilha é uma planta que demonstrou ajudar a melhorar as lesões cutâneas em pessoas com psoríase. Em um estudo publicado na International Immunipharmacology, os pesquisadores suspeitaram que um dos principais esteróides da salsaparrilha, a saber, as sarsaponinas, poderia se ligar às endotoxinas.

As endotoxinas são compostos que causam lesões cutâneas em pacientes com psoríase. Acredita-se que as sarsaponinas ajudem a remover endotoxinas do corpo.

2. Reduza a dor nas articulações

A planta salsaparrilha é um forte antiinflamatório. Portanto, esta planta pode ajudar a superar vários tipos de dores nas articulações (artrite), como reumatismo e outros inchaços causados ​​pela gota.

3. Como medicamento para sífilis e lepra

O conteúdo de compostos da salsaparrilha acaba sendo capaz de combater bactérias nocivas e outros microorganismos que atacam o corpo. Embora possa não funcionar tão eficazmente quanto os antibióticos e antifúngicos existentes, este extrato vegetal tem sido usado há séculos para tratar a lepra e a sífilis.

A sífilis e a lepra são doenças causadas por bactérias. Em um estudo, descobriu-se que a salsaparrilha contém 18 compostos que têm efeitos antimicrobianos contra bactérias e lutam contra fungos.

4. Protege o fígado e remove as toxinas do corpo

Pesquisas realizadas em ratos mostraram que a salsaparrilha foi capaz de prevenir danos ao fígado. Isso ocorre porque a salsaparrilha é rica em antioxidantes do tipo flavonóide. Os flavonóides são capazes de reparar um fígado danificado e restaurar sua função normal.

Além disso, um estudo publicado na revista Pharmaceutical Biology descobriu que a salsaparrilha tem um efeito hepatoprotetor (contra danos e doenças do fígado). Isso ocorre porque existem antioxidantes, ácidos e esteróis na salsaparrilha.

Além disso, a salsaparrilha também aumenta a produção de urina e suor. Dessa forma, essa planta pode ajudar a eliminar o acúmulo de fluidos no corpo. O chá feito de raiz de salsaparrilha também limpa o sangue, melhora a função hepática e remove as toxinas do corpo.

5. Antitumor e prevenir o câncer

Muitos estudos encontraram evidências de que os extratos obtidos nas raízes, caules, folhas e frutos da salsaparrilha selvagem podem ajudar a prevenir o câncer. Bem, acontece que isso está associado ao conteúdo de esteróides naturais e saponinas nele. Esses ingredientes ajudam na absorção de medicamentos ou outras ervas, reduzem a inflamação e têm propriedades antienvelhecimento.

Pesquisa conduzida na Universidade de Queensland, na Austrália, encontrou evidências de que a salsaparrilha contém cinco saponinas esteróides, incluindo duas saponinas furostanol conhecidas como salsaparilosídeo B e salsaparilosídeo C. Após investigação, descobriu-se que as saponinas ajudam a matar as células cancerosas, especialmente aquelas que afetam o revestimento do cólon .

Além disso, a salsaparrilha contém dezenas de substâncias antiinflamatórias, ácidos antioxidantes, anti-envelhecimento e outros produtos químicos que reduzem o estresse oxidativo que causa danos às células.