Sintomas da varicela que aparecem em todas as fases da doença

A varicela é uma infecção contagiosa que pode afetar crianças e adultos. Os sintomas da varicela são inicialmente marcados pelo aparecimento de erupções na pele ou manchas vermelhas que aparecem no rosto e no corpo. Então, quando a erupção aquosa que é a marca registrada da varicela começou a aparecer?

Sinais e sintomas comuns de varicela

A varicela é causada pela infecção pelo vírus varicela zoster (VZV), que pertence ao grupo dos vírus do herpes. Esta doença de pele é mais comum em crianças, mas os adultos também podem ser infectados.

A principal característica da varicela é uma erupção na pele que se espalha por várias partes do corpo. No entanto, essa erupção da varíola não é imediata depois que a pessoa é infectada.

As pessoas que pegam varicela primeiro apresentam sintomas precoces, como:

  • Febre
  • Perda de apetite
  • Fadiga ou corpo mole
  • Dor de cabeça
  • Dor nas articulações e músculos

Depois disso, uma erupção cutânea de varíola começará a aparecer em várias partes do corpo e é acompanhada por coceira na pele afetada. À medida que a doença progride, você verá mudanças nas características da erupção da varicela, como:

  • Manchas vermelhas (pápulas) aparecerão na superfície da pele por vários dias.
  • As pápulas irão mudar para formar um caroço cutâneo flexível que é empolado e cheio de água (vesículas).
  • O elástico se quebra e se transforma em uma ferida seca ou crosta. Esta ferida cicatrizará em alguns dias.

Mudanças nos sintomas da varicela com base na fase da doença

A transmissão da varicela ocorre através do contato próximo com uma pessoa infectada. O modo de transmissão dessa doença de pele pode ser tocando a área afetada da pele, inalando ar contaminado com líquido de uma costela quebrada ou por meio de gotículas liberadas quando o paciente tosse e espirra.

No entanto, os sintomas da varicela não aparecem imediatamente após a infecção pelo vírus. O período de incubação do vírus varicela zoster dura em média 14-16 dias até que finalmente manifeste a doença.

Desde os estágios iniciais, os sinais e sintomas da varicela irão mudar até que ela finalmente cure. A forma dos sintomas da varicela pode determinar quando a doença apresenta maior risco de transmissão.

A seguir estão os estágios de desenvolvimento dos sintomas da varicela.

1. Os primeiros sintomas da varicela

Como já explicado, as manchas vermelhas ou a erupção cutânea da varicela não são os primeiros sinais da mesma. Um a dois dias antes do aparecimento da erupção, as pessoas com varicela geralmente apresentam os primeiros sintomas comuns, como:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Nausea e vomito
  • Diarréia
  • Dor nas articulações e músculos
  • Fadiga e mal-estar

No entanto, o CDC explica que a maioria dos primeiros sintomas da varicela aparecem após 10-21 dias de exposição ao vírus.

A febre que ocorre geralmente dura de 3 a 5 dias, mas não sobe para mais de 39º Celsius. Além dos problemas de saúde acima, os sofredores também podem ter tosse e espirros.

Isso mostra que o vírus que vivia originalmente na parte infectada do corpo agora se espalhou para a corrente sanguínea.

É importante observar que essa doença é altamente contagiosa nos estágios iniciais dos sintomas. Isso significa que você pode infectar outras pessoas 48 horas antes que a erupção da varicela comece a aparecer.

2. Sintomas de resiliência à varicela

A erupção vermelha na varicela geralmente aparece quando a febre começa a diminuir. Depois de um ou dois dias, a erupção começará a mancar. Mancar é uma pequena protuberância com bolhas que se enche de fluido.

O aparecimento do sinal elástico indica que o vírus que se move na corrente sanguínea já entrou no tecido da pele, ou seja, na epiderme. As telhas da varicela coçam tanto que podem interferir nas atividades, inclusive durante o sono.

A princípio, esses sintomas aparecem na face e na frente do corpo, geralmente começando na região do estômago. Enquanto a infecção persistir, em cerca de 10-12 horas, bolhas aparecerão em outras partes do corpo, como couro cabeludo, mãos, axilas e pés.

Essa propagação resiliente será mais ampla e mais rápida quando as crianças forem infectadas com varicela do que nos adultos. Em casos mais graves, as bolhas também podem aparecer no interior da garganta, nas membranas dos olhos e nas mucosas do trato urinário, incluindo o ânus e os órgãos genitais.

3. A fase de desenvolvimento dos sintomas resilientes

Relatório da Clínica Mayo, a resiliência da varicela passará então por 3 fases de desenvolvimento dos sintomas da varicela, a saber:

  • Bolhas (pápulas) vermelhas ou rosa aparecem e desaparecem em poucos dias (7 dias).
  • Uma vesícula cheia de líquido (vesicular) que se forma em um dia e, em seguida, explode e escorre.
  • O elástico muda e seca e em poucos dias se transforma em uma crosta.

Ao longo de vários dias, novos elásticos continuarão a aparecer, então você pode experimentar 3 fases desta resiliência ao mesmo tempo.

Quando a gengiva seca e forma uma crosta, geralmente é a infecção secundária que corre maior risco. Nessa fase, o elástico geralmente não está completamente seco, então, se riscado, pode causar uma ferida aberta.

Uma ferida aberta pode ser uma porta para bactérias como o estreptococo infectar a pele. As complicações que causa são:

  • Impetigo
  • Celulite
  • Sepse

Além das infecções secundárias da pele, as infecções bacterianas também podem atacar o trato respiratório, causando pneumonia. Essa condição geralmente ocorre em pessoas que tiveram varicela recentemente na idade adulta.

4. Sintomas em pessoas que foram vacinadas

Os sintomas podem persistir mesmo depois de ter sido vacinado por mais de 52 dias. No entanto, os sinais de varicela podem ser diferentes em pessoas que não receberam a vacina e geralmente são muito mais brandos.

Em pessoas que estão infectadas e não receberam a vacina, geralmente haverá pelo menos 50 varíola no corpo. Enquanto isso, as pessoas que foram vacinadas e infectadas têm menos de 5o elástico com pápulas em sua maioria ou não cheias de líquido.

Mesmo assim, de acordo com o CDC, há uma chance de 20-30 por cento de que as pessoas vacinadas também desenvolvam sintomas semelhantes aos que não receberam a vacina contra a catapora.

Quando você deve consultar um médico?

Os sintomas da varicela podem realmente diminuir por conta própria. No entanto, você precisa consultar um médico imediatamente se tiver condições como:

  • Ondulações aparecem na parte interna do olho
  • As costelas ficam vermelhas e doloridas, um sinal de infecção bacteriana
  • Ter febre alta continuamente
  • Corpo tremendo
  • Sentindo falta de ar
  • Vomita
  • Dificuldade em controlar membros

A erupção cutânea da varíola é um sintoma característico que os médicos podem diagnosticar facilmente esta doença.

Em seguida, o médico irá sugerir tomar medicamentos contra a varicela, como aciclovir, valaciclovir ou famciclovir, para ajudar a controlar e reduzir a fase de início dos sintomas.

É importante que você reconheça os vários sintomas que aparecem e em que fase o vírus da varicela é mais suscetível à infecção. Dessa forma, você pode tomar várias medidas para prevenir a transmissão da varicela para as pessoas ao seu redor, antes que seja tarde demais.

Você também deve prestar atenção a quaisquer sintomas experimentados. Se isso o incomodar, entre em contato com seu médico imediatamente para obter um tratamento mais adequado.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌