7 causas de bolsas para os olhos que você não percebe •

Se você tem olhos de panda, não está sozinho. O termo "olhos de panda" refere-se a pessoas com olheiras. Existem muitos fatores que podem causar bolsas nos olhos, desde falta de sono, exposição ao sol até condições médicas das quais você precisa estar ciente.

As bolsas nos olhos geralmente não são algo com que você precise se preocupar. No entanto, se a causa estiver relacionada a uma condição médica, as mudanças no estilo de vida por si só podem não ser suficientes para tratá-la.

Causas de bolsas nos olhos

Aqui estão alguns fatores que podem causar bolsas nos olhos.

1. Enfraquecimento da pele e músculos das pálpebras relacionado à idade

À medida que envelhecemos, é muito natural que uma pessoa tenha bolsas nos olhos. Como outros músculos e tecidos do corpo, os músculos e tecidos que sustentam as pálpebras também começam a enfraquecer.

A gordura que sustenta o olho pode então descer pela pálpebra. Isso é o que faz com que os olhos pareçam inchados. O fluido ao redor dos olhos também pode se mover e se acumular nas pálpebras, fazendo com que a parte de baixo dos olhos pareça escura.

2. Acúmulo de líquido

Esta é a causa mais comum de bolsas nos olhos. Ao redor dos olhos existe um fluido que ocupa o espaço intercelular. Esse líquido pode se acumular na parte inferior da pálpebra devido a certos fatores, como enfraquecimento das pálpebras com a idade.

Além disso, o acúmulo de líquidos também pode ser causado por uma dieta rica em sal. O sal pode reter líquidos em certas partes do corpo, incluindo as pálpebras. O líquido acumulado faz com que os olhos pareçam escuros e inchados.

3. Falta de sono ou dormir demais

A falta de sono e muito sono podem causar olheiras. A falta de sono, em particular, pode deixar sua pele pálida, tornando os vasos escuros sob a pele mais visíveis.

A falta de sono também pode desencadear um acúmulo de líquido, que então se torna a causa das bolsas nos olhos. Quanto mais curto for o seu sono, mais visíveis se tornarão o inchaço e as olheiras.

4. Reações alérgicas

As reações alérgicas variam amplamente. Em algumas pessoas, essa condição pode causar olhos inchados e lacrimejantes. Não é impossível, o fluido ao redor dos olhos também se acumula na parte inferior das pálpebras, fazendo com que pareçam escuras.

As alergias também costumam causar congestão nasal e inflamação ao redor do nariz e dos olhos. Se você não ficar longe da fonte da alergia ou tomar medicamentos anti-alérgicos, é provável que esses sintomas continuem e piorem.

5. Desidratação

Uma das causas das bolsas nos olhos que raramente ocorrem é a desidratação. Quando o corpo está desidratado, a pele embaixo dos olhos fica opaca e as veias mais escuras embaixo ficam mais visíveis.

Além disso, seus olhos também podem parecer mais escuros e fundos. Isso ocorre porque a pele das pálpebras é muito fina e próxima ao osso subjacente. Quando a pele ficar opaca devido à desidratação, as curvas dos ossos ficarão mais visíveis.

6. Exposição ao sol

Sua pele forma um pigmento marrom chamado melanina quando exposta à luz solar. Este pigmento tem a função de prevenir danos à pele causados ​​pelos raios ultravioleta. No entanto, se você for exposto à luz solar excessiva, a produção de melanina também aumentará.

Isso também acontecerá se a área dos seus olhos for exposta a muito sol. O pigmento de melanina pode se acumular sob os olhos e causar hiperpigmentação. Suas características são que a cor da pele fica mais escura.

7. Fatores hereditários

Se as bolsas nos olhos não forem causadas por desidratação, acúmulo de fluidos ou outras causas comuns, sua condição pode estar relacionada à genética. As bolsas nos olhos geralmente aparecem desde a infância, depois desaparecem ou pioram.

As bolsas genéticas nos olhos também podem estar associadas a distúrbios médicos hereditários, como doenças da tireoide. Em casos como esse, você precisa obter tratamento para a doença relacionada antes de tentar se livrar das bolsas nos olhos.

Para muitas pessoas, as bolsas nos olhos são uma condição temporária relacionada à falta de sono ou à idade. Você pode tratá-la com métodos caseiros ou tratamento médico de acordo com a causa.

No entanto, se seus olhos estiverem inchados, consulte imediatamente um médico para obter uma solução. Por meio de exames complementares, o médico pode diagnosticar sua condição e fornecer o tratamento adequado.