A vagina é um órgão reprodutor feminino que funciona como uma saída para o sangue durante a menstruação e como a via de nascimento de um bebê durante o parto. Assim como outros órgãos do corpo, a vagina também apresenta variações de forma, tamanho e profundidade. Além disso, o tamanho da vagina também pode mudar com o tempo.
Reconheça o tamanho e a aparência da vagina
Um estudo publicado no International Journal of Obstetrics and Gynecology diz que a profundidade vaginal média é de cerca de 3,77 polegadas, o que equivale a 9,6 centímetros (cm), mas que a aparência da vagina pode variar muito.
Na verdade, a profundidade da vagina (da abertura até a ponta do colo do útero ou do colo do útero) pode chegar a 7 polegadas ou 17,7 cm.
A vagina é um canal que conecta o útero, o colo do útero e a parte externa dos órgãos sexuais, como a vulva. Na vagina, existe um tecido mucoso constituído por células especiais que secretam um fluido lubrificante. Isso ajuda a esticar as paredes vaginais.
A parte mais externa da genitália feminina que pode ser vista a olho nu é a vulva. Esta parte da vulva inclui o monte púbico (protuberância púbica), grandes lábios (lábios externos), pequenos lábios (lábios internos), a abertura para a uretra (trato urinário), clitóris e vagina. Esses órgãos trabalham juntos apoiando o processo de micção e reprodução sexual.
O tamanho e a aparência da vulva podem variar de mulher para mulher. A vulva pode ser da mesma cor ou mais escura que o resto do corpo.
Da mesma forma, com os grandes lábios, a cor, o tamanho e a forma dos grandes lábios serão diferentes para cada mulher, dependendo do conteúdo de tecido adiposo. O comprimento dos grandes lábios pode ser de cerca de 2,7-4,7 polegadas ou 7-12 cm.
Enquanto isso, o tamanho do clitóris varia de 0,1 a 1,3 polegadas ou 5-35 milímetros (mm). No entanto, o tamanho do clitóris pode ser maior ou inchado quando a mulher está excitada.
O tamanho vaginal pode mudar
A profundidade e o tamanho da vagina podem mudar sob certas condições. A vagina pode esticar para coincidir com a inserção de um tampão ou pênis.
Quando você está apaixonado, mais sangue flui para a vagina. Isso faz com que a vagina se alongue e o colo do útero levante ligeiramente. Isso permite que o pênis ou brinquedo sexual entre na vagina.
O tamanho médio do pênis quando ereto é cerca de 33% mais longo do que a profundidade vaginal média. Embora o tamanho da vagina e do pênis possam variar, esses órgãos geralmente podem se ajustar um ao outro.
Um estudo encontrou o comprimento médio do pênis ereto de mais de 13,12 cm. Algumas mulheres podem sentir desconforto se seu parceiro sexual tiver um pênis maior do que a média.
Isso permite que o pênis ou brinquedo sexual vá mais fundo e quase toque o colo do útero, o que pode ser doloroso ou desconfortável.
Mudanças vaginais ao longo do tempo
A pesquisa não encontrou diferenças na profundidade vaginal em mulheres que deram à luz e nas que não o fizeram. A aparência da vagina não muda, pois ela está localizada no interior. Na verdade, o estudo não encontrou nenhuma relação entre a profundidade vaginal de uma mulher e sua idade.
No entanto, os lábios podem parecer menores de vez em quando. Isso ocorre porque a quantidade de estrogênio no corpo diminui com a idade, o que pode reduzir a gordura e o colágeno.
A vagina também pode mudar de cor, tornando-se mais clara ou mais escura com as mudanças hormonais ao longo do tempo.
Algumas mulheres podem sentir que algo mudou na vagina após o parto. Embora os tecidos da vagina se estiquem para ajudar o bebê a passar, isso não é permanente.
O estudo não encontrou nenhuma diferença no tamanho vaginal entre as mulheres que deram à luz e as que não o fizeram.
Se uma mulher que deu à luz sente que sua vagina está diferente, seu médico geralmente sugere que faça exercícios de Kegel. Este exercício envolve contrair e liberar os músculos usados para controlar a micção para ajudar a fortalecer o assoalho pélvico.