7 causas para inchaços na língua que você precisa saber •

Você já sentiu um caroço na língua, na parte superior ou inferior? Um caroço nem sempre significa que você está com uma doença grave, mas ainda pode interferir nas atividades diárias, como comer ou falar. Portanto, é importante saber o que pode causar caroços na língua.

Várias causas de caroços na língua

Protuberância na língua é uma condição comum e comum que pode ser causada por uma variedade de coisas, incluindo lesões, alergias, irritação e infecção. Essa condição fará com que sua cavidade oral tenha uma sensação estranha, embora a maioria dos caroços não resulte em problemas sérios.

No entanto, isso não significa que você pode ignorar essa condição desconfortável. Aqui estão algumas condições médicas que podem ser a causa de caroços na língua.

1. Papilite

As papilas são pequenas saliências na superfície da língua que servem para receber estímulos e detectar o sabor dos alimentos. Quando inflamadas, as papilas ficam inchadas e brancas ou vermelhas. Em termos médicos, essa condição é conhecida como papilite.

A causa dessa condição não é clara, mas pode estar relacionada ao estresse, distúrbios hormonais ou irritação causada por certos alimentos. Embora não seja uma doença grave, a papilite pode causar coceira, sensibilidade e uma sensação de queimação na língua. Essa condição pode aparecer repentinamente, mas geralmente desaparece por conta própria sem tratamento em alguns dias.

2. Sapinho

Um dos distúrbios orais mais comuns que você sente é o sapinho. A condição, conhecida clinicamente como estomatite aftosa, é uma ferida pequena e superficial que geralmente aparece nos tecidos moles da boca, incluindo os lábios, a parte interna das bochechas, o céu da boca, as gengivas e a língua.

As aftas são geralmente redondas ou ovais, com um centro esbranquiçado ou amarelado e uma borda avermelhada. Essa condição não é contagiosa e a causa do caroço na língua também não é conhecida ao certo.

As aftas desaparecem espontaneamente em 10 a 14 dias sem tratamento, mas você pode tomar analgésicos para aliviar os sintomas. Se aftas ocorrerem continuamente e outros sintomas, como febre e dificuldade para comer, consulte um médico imediatamente.

3. Herpes oral

O herpes oral é uma infecção pelo vírus herpes simplex-1 (HSV-1) que ataca a boca, os lábios e as gengivas. A OMS estima que cerca de 67% das pessoas com menos de 50 anos foram infectadas com o vírus HSV-1. Ao atacar a boca, essa condição geralmente é caracterizada por erupções na pele, inchaço e aftas ao redor da boca. A erupção pode se transformar em uma bolha ou ferida.

Os sintomas de herpes oral podem diminuir sem tratamento após 1 a 2 semanas. No entanto, os médicos recomendam o uso de medicamentos antivirais para reduzir a dor e a coceira, bem como para aliviar as feridas de herpes. O medicamento para herpes oral que você está tomando está disponível na forma de comprimido, infusão ou tópico (creme ou pomada).

Ao contrário do sapinho, que não é contagioso, o herpes oral é contagioso e pode se espalhar facilmente pela saliva ou pelo contato direto com áreas infectadas, como o revestimento da boca ou da língua.

4. Papiloma escamoso

O papiloma escamoso geralmente está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) na cavidade oral, portanto, pode causar um único nódulo de formato irregular. Essa condição, também conhecida como HPV oral, pode ser transmitida por sexo oral ou beijo, especialmente se você tiver vários parceiros.

O papiloma escamoso pode ser tratado com cirurgia ou ablação a laser. A infecção oral por HPV também está fortemente associada ao desenvolvimento de câncer oral ou orofaríngeo. Assim, o médico pode realizar novos exames para determinar se há risco dessa condição.

5. Mucocele

A mucocele ou cisto da mucosa oral é uma das lesões mais comuns da cavidade oral e se desenvolve como um acúmulo de saliva. Essa condição pode aparecer como um caroço macio e inchado que se forma perto de qualquer uma das aberturas das glândulas salivares sob a língua, lábios, bochechas ou assoalho da boca.

Esses caroços têm uma cor semelhante ao tecido da mucosa oral ou azul escuro. Os cistos tendem a desaparecer periodicamente quando rompem e podem reaparecer se forem irritados com a saliva. Baseado em Journal of Clinical and Experimental Dentistry , pessoas de qualquer idade podem desenvolver mucocele, mas é mais comum entre os 10 e os 30 anos.

6. Sialolitíase

A sialolitíase ou cálculo das glândulas salivares é uma condição em que as pedras minerais se cristalizam nos dutos das glândulas salivares. A formação dessas pedras minerais acabará por bloquear as glândulas salivares na cavidade oral, como as glândulas parótidas, glândulas submandibulares e sublinguais.

Alguns dos sintomas que você pode sentir quando tem sialolitíase, incluindo nódulo doloroso sob a língua, boca seca, inchaço da mandíbula e dor excessiva ao mastigar ou engolir.

Essa condição geralmente afeta mais homens do que mulheres com menos de 30 anos. O tratamento da sialolitíase geralmente é feito por meio de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo por um médico para remover pedras minerais que bloqueiam os dutos das glândulas salivares.

7. Câncer de língua

Embora a maioria dos caroços na língua não sejam sintomas graves, em alguns casos essa condição pode ser um sintoma de câncer de língua. O câncer de língua pode aparecer na parte frontal da língua, com saliências cinza, rosa ou vermelhas que são mais fáceis de ver.

O câncer de língua também pode afetar a base da língua, por isso pode ser mais difícil de detectar. Citado na Mayo Clinic, o câncer de base da língua geralmente só é detectado em um estágio avançado, quando o tecido é grande e se espalhou para os gânglios linfáticos do pescoço.

O tratamento do câncer de língua envolve cirurgia para remover o câncer. Além disso, o médico também recomendará outros métodos de tratamento, como quimioterapia, radioterapia ou terapia medicamentosa, de acordo com sua condição.

Quando você deve consultar um médico se tiver um caroço na língua?

A maioria das causas dos caroços na língua cicatriza espontaneamente após algum tempo. No entanto, pode ser necessário consultar um médico para determinar o tratamento e o método de tratamento apropriados.

Consulte um médico imediatamente se um nódulo na língua mostrar alguns dos sintomas abaixo.

  • As protuberâncias na língua não cicatrizam em 10 a 14 dias após o aparecimento dos sintomas
  • A condição é muito dolorosa e o caroço continua voltando
  • Dor intensa ou acompanhada por outros sintomas, como febre
  • A língua inchada é tão grande que torna a respiração difícil
  • Interferir na sua capacidade de falar, engolir e mastigar

Ao fazer um diagnóstico, o médico primeiro examinará e perguntará seu histórico médico. O médico também pode fazer exames de sangue para verificar se há infecções virais ou bacterianas.

Se houver suspeita de câncer no nódulo, o médico fará uma biópsia ou colherá uma amostra de tecido para exame em um laboratório. Ao fazer o diagnóstico correto, o médico pode fornecer as etapas de tratamento corretas de acordo com sua condição.