Compreendendo a estrutura e a função dos ossos do pulso •

Conscientemente ou não, você deve mover o pulso para se mover todos os dias. Começando abrindo a porta, abrindo a tampa da garrafa, tirando a roupa, até levantando um objeto, aí o pulso também tem que se mexer. Bem, no pulso existem ossos e articulações que permitem que você se mova livremente em várias direções. Então, quais são as funções dos ossos do pulso? Confira a explicação completa abaixo, sim.

Reconhecendo a estrutura dos ossos do pulso

Seu pulso é feito de oito ossos minúsculos que você pode chamar de ossos do carpo. Esses ossos são então conectados aos ossos longos do antebraço, ou seja, os ossos do rádio e da ulna.

Os ossos do carpo, além de serem pequenos, têm formato quadrado, oval e triangular. A função desse grupo de ossos do carpo é tornar o pulso forte e flexível. Na verdade, sem esses oito ossos do carpo, as articulações do pulso não funcionarão de maneira adequada e ideal.

Os oito ossos do carpo no pulso são os seguintes:

1. O osso escafoide

O primeiro osso do carpo é denominado osso escafoide. O formato desse osso é como um longo navio e está localizado na parte inferior do polegar. Este osso é o maior osso do pulso e forma a lateral do túnel do carpo.

A função dos ossos do carpo é manter a estabilidade e o movimento do punho. No entanto, esse osso é classificado como sujeito a fraturas se você cair ou fizer movimentos muito rápidos com as mãos. Se não for tratado imediatamente, um osso escafoide quebrado pode causar outros problemas ósseos mais sérios.

2. osso semilunar

O próximo osso que também forma uma junta no pulso é o osso semilunar. A forma desse osso é semelhante a uma lua crescente e sua posição é próxima ao osso escafóide. Na fileira proximal do pulso, o osso semilunar torna-se o centro do osso carpal.

A função desse osso no punho é formar a superfície articular distal da articulação radiocarpal junto com o osso escafoide e o triquetrum.

3. Osso de triquetrum

Este osso tem uma forma triangular semelhante a uma pirâmide. Ele está localizado na parte inferior do osso hamatum, que é o osso disforme do seu pulso. Na fileira proximal dos ossos do carpo, o triquetrum está no meio.

Tal como acontece com o osso semilunar, a função deste osso no pulso é formar a superfície articular distal da articulação radiocarpal, juntamente com os ossos escafoide e semilunar.

4. Osso pisiforme

O osso pisiforme é um osso que também está localizado na fileira proximal do punho. De forma arredondada, este pequeno osso está localizado na extremidade do triquetrum.

Semelhante ao osso triquetrum, na fileira proximal dos ossos do carpo, o osso pisiforme também está localizado no meio. Esse osso, também conhecido como osso sesamoide, fica dentro do tendão do flexor ulnar do carpo.

5. Osso trapézio

O trapézio é o osso do carpo no punho que pertence à fileira distal. A localização desse osso está localizada entre o osso escafoide e o primeiro osso metacarpo. Semelhante a outros ossos do carpo, esse osso tem a função de formar uma articulação no punho.

Na parte superior, esse osso é adjacente aos ossos metacarpais do polegar e do dedo indicador, enquanto no meio é adjacente ao osso trapézio e na parte inferior é adjacente ao osso escafoide.

6. Osso trapézio

Na fileira distal dos ossos do carpo, esses ossos estão entre os menores. A forma deste osso é como uma cunha. O osso trapézio está localizado entre o osso trapézio e o osso capitato. Junto com o osso trapézio, o osso trapézio é conhecido como multangular.

7. Osso capitatum

O osso capitatum é o maior osso carpal localizado no meio da fileira distal. O formato desse osso é semelhante ao de uma cabeça. Sua posição no meio o torna protegido de forma que é quase impossível quebrar ou fraturar.

8. Osso Hamatum

Este osso carpal também está localizado na fileira distal, precisamente na parte inferior do osso do dedo mínimo no pulso. Assim como outros ossos do carpo, o osso hamatum também tem a função de formar a articulação do punho.

Várias funções dos ossos do pulso

Os ossos do carpo que constituem a articulação do pulso têm funções muito importantes, como as seguintes:

1. Mova o pulso

Imagine se não houvesse ossos e articulações em seu pulso. Pode ser que você não consiga mover as duas mãos livremente. Sim, os ossos do carpo no pulso tornam o pulso mais flexível.

Isso significa que os ossos do pulso ajudam a movê-lo com flexibilidade em várias direções. Portanto, não subestime os ossos e as articulações na área do punho.

O motivo é que problemas de saúde óssea e muscular que ocorrem nessa área podem interferir na função dos ossos do punho.

2. Conecte os ossos do antebraço e os ossos dos dedos

Os ossos do carpo em seu pulso estão bem no meio entre os ossos do antebraço, ou seja, os ossos da ulna e rádio e os ossos dos dedos.

Dada a posição dos ossos do carpo, esse osso tem a função de ligação entre os ossos do antebraço e os ossos dos dedos.

Desenho da mão humana e a função de cada parte

3. Aderir aos tecidos delicados do pulso

Uma vez que os ossos do carpo formam as articulações do punho, vários tecidos delicados, como tendões, ligamentos e músculos, estão presos a esses ossos.

Os tendões, ligamentos e músculos que se prendem aos ossos do carpo se prendem à articulação do punho e ajudam a tornar o movimento da mão mais flexível.

Problemas que interferem com a função osso do pulso

Existem vários problemas de saúde que podem interferir no funcionamento dos ossos do pulso, por exemplo:

1. Fratura escafoide

O osso escafoide é bastante suscetível a fraturas ou fraturas. Normalmente, essa fratura do osso do carpo ocorre quando você cai e usa a mão como apoio. Essa condição certamente pode interferir na função dos ossos do punho.

Os sintomas de uma fratura que podem surgir dessa condição são dor e sensibilidade no osso afetado. Se você não receber tratamento imediatamente, a condição pode piorar. Esses sinais e sintomas também podem ser mais dolorosos quando você tenta alcançar um objeto.

2. Artrite

De acordo com a Clínica Mayo, existem dois tipos de artrite que podem afetar a área do punho, ou seja, a osteoartrite e a artrite reumatóide (reumatismo). Se você sentir isso, ambas as condições podem interferir na função dos ossos do pulso.

Na verdade, a osteoartrite geralmente não ocorre na área do pulso, mas se você sofreu uma lesão nessa área, é mais provável que a desenvolva. Enquanto isso, o reumatismo costuma atacar essa área. Na verdade, esse tipo de artrite pode afetar os dois punhos.

3. Síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel carpal ou a síndrome do túnel do carpo também pode prejudicar a função dos ossos do punho. A razão é que essa síndrome é formada quando a pressão sobre o nervo mediano que atravessa o túnel do carpo aumenta.

O túnel do carpo é uma pequena passagem que passa no lado da palma do seu pulso. Portanto, não se surpreenda se essa síndrome puder causar dor e interferir na função óssea da região.

4. Cisto ganglionar

Esses cistos de tecidos moles geralmente aparecem no lado dorsal do punho. Se você tiver um cisto ganglionar no pulso, poderá sentir uma dor que piora com a atividade.

Esse problema de saúde também pode interferir no funcionamento dos ossos do pulso. Portanto, você deve resolver imediatamente a condição.