Você certamente conhece as lentes de contato, também conhecidas como lentes gelatinosas. Para algumas pessoas com problemas de visão, as lentes de contato são uma escolha mais lucrativa do que os óculos porque são consideradas mais práticas e auxiliam nas atividades diárias dos usuários. Bem, saber o tipo e como usar as lentes de contato certas é muito importante para que sua saúde ocular seja sempre mantida. Confira sua revisão abaixo.
Tipos de lentes de contato e seus usos
As lentes suaves ou lentes de contato são camadas finas em forma de folha que são colocadas no olho para melhorar a qualidade da visão.
Como os óculos, as lentes de contato podem superar a refração do olho ou distúrbios visuais que incluem olhos negativos (miopia), olhos positivos (hipermetropia) e olhos cilíndricos (astigmatismo).
Atualmente, existem muitas lentes de contato disponíveis no mercado com diversos tipos e durações de uso.
Para que você não escolha a errada, siga algumas dicas para determinar as lentes de contato mais adequadas às suas necessidades.
1. Lentes de contato suave
Um dos tipos mais populares de lentes de contato para as pessoas são as lentes de contato suave, ou mais conhecido como lentes de contato.
Sim, lentes de contato é um termo que se refere a um tipo de lente de contato.
Softlens são feitas de plástico ou hidrogel de silicone combinado com água. O conteúdo de água nas lentes de contato ajudará o oxigênio a passar pelas lentes até a córnea.
Portanto, muitas pessoas gostam de lentes de contato porque são mais confortáveis de usar, reduzem o risco de olhos secos e mantêm a córnea do olho saudável.
A própria Softlens consiste em vários tipos, como segue.
- Lentes diárias com um determinado período de uso, por exemplo 1 dia, 2 semanas ou 1 mês.
- As lentes tóricas são usadas para tratar astigmatismo ou astigmatismo.
- Lentes coloridas ou decorativas, disponíveis em uma variedade de opções de cores.
2. Lente gás rígido permeável (RGP)
Como o nome indica, este tipo de lente é muito mais rígido (rígido) quando comparado com lentes de contato.
As lentes RGP geralmente são feitas de plástico combinado com outros materiais. A forma tende a ser rígida, mas essa lente ainda pode deixar o oxigênio entrar em seus olhos.
As lentes RGP são comumente usadas para tratar certos problemas oculares, como olhos cilíndricos e ceratocone (mudanças no formato da córnea).
Pessoas com tendência a alergias a lentes de contato também são mais adequadas ao uso de lentes RGP.
3. Lentes de contato bifocais
As lentes bifocais são especialmente projetadas para pessoas com miopia e hipermetropia.
Essa condição é conhecida como presbiopia e é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
As lentes bifocais têm a capacidade de ajudar a focar imagens próximas e distantes em uma lente. Esta lente está disponível em formato softlens ou RGP.
4. Lentes de contato esclerais
Como o nome sugere, esse tipo de lente cobre quase toda a superfície do olho até a parte branca (esclera).
Em contraste com as lentes de contato em geral, as lentes esclerais têm um tamanho maior.
As lentes esclerais geralmente são especializadas para certas condições, como pessoas com ceratocone ou síndrome do olho seco.
Se você está começando a usar lentes de contato e não sabe qual é a certa para seus olhos, consulte primeiro um oftalmologista.
Se a lente de contato estiver presa, o que deve ser feito?
As coisas que podem dificultar a remoção das lentes de contato incluem você acidentalmente ou adormecer enquanto as usa e usar muito tempo para que o silicone seque.
Na verdade, usar uma lente que não é do tamanho certo também pode fazer com que ela fique presa e seja difícil de remover.
Softlens está na posição normal
Se estiver posicionado no meio da córnea, é mais provável que seja difícil remover o cristalino porque está seco.
Lave as lentes e os olhos com soro fisiológico ou uma solução multiuso para lentes de contato.
Softlens rasgadas ou em pequenos pedaços
Quando rasgado, não force para continuar usando lentes de contato e substitua-as imediatamente por novas. Esta é a maneira correta de remover uma peça de lente de contato rasgada.
- Lave as mãos antes de tentar remover a peça da lente.
- Colírio com um líquido especial ou solução para umedecer.
- Encontre a lágrima com a mão e, ao encontrá-la, empurre-a para o canto externo do olho.
Softlens está faltando ou alojado na pálpebra
Quando isso acontecer com você, encontre o espelho e incline ligeiramente a cabeça para trás.
Levante a pálpebra superior o mais alto possível para garantir que a lente de contato esteja presente e não se perca ao cair ou saltar do olho sozinha.
Certifique-se de que os olhos estejam úmidos ou que tenham pingado líquidos especiais. Experimente deslizar a lente para baixo e, em seguida, aperte-a para fora.
Não se esqueça de prestar atenção à data de validade de suas lentes de contato
As lentes de contato que ultrapassaram a data de validade não podem mais ser usadas, embora ainda sejam confortáveis de usar.
Isso significa que se a data de validade de sua lente for, por exemplo, 1 ou 3 meses após a abertura, jogue-a fora imediatamente após esse período.
O objetivo é que a quantidade de sujeira que se acumula na lente não seja muito grande e a saúde ocular seja mantida.
Mesmo assim, independentemente do tempo limite máximo para o uso, deve-se prestar atenção aos sintomas ao usar lentes de contato.
Se você sentir algo estranho ao usar lentes de contato, como dor nos olhos, visão embaçada e outros sinais de desconforto, você deve "retirar-se" imediatamente e substituir as lentes por novas.
Faça isso mesmo que a data de validade ainda não tenha expirado.
Alguns dos problemas que podem surgir com o uso de lentes de contato vencidas ou problemáticas são:
- olhos vermelhos e irritação devido a lentes de contato,
- visão turva, e
- infecção ocular.
Em comparação com os óculos, os cuidados com as lentes de contato requerem mais atenção. Você precisa limpá-lo regularmente e armazená-lo adequadamente.
Manter lentes gelatinosas limpas evitará o risco de desenvolver problemas nos olhos.
O uso de óculos ou lentes de contato é uma escolha pessoal. Lembre-se de que, mesmo que use lentes de contato, você também precisa ter os óculos prescritos pelo seu médico.
Isso é importante, especialmente se a qualquer momento você precisar interromper temporariamente o uso de lentes de contato devido a uma irritação ou infecção nos olhos, ou se quiser apenas descansar os olhos por um tempo.